A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

10 curiosidades sobre o Queer Lisboa

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Com o Queer Lisboa quase a começar (acontece entre sexta, 15 de Setembro, e sábado, 23 de Setembro) fomos buscar algumas coisas que provavelmente não sabe sobre o primeiro festival de cinema da cidade.

  1. Nem sempre se chamou Queer. Até à 11.ª edição foi Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa. Depois surgiu a necessidade de um nome “mais abrangente”, diz o director do festival, de acordo com a programação.
  2. Foi o primeiro festival de cinema da cidade e há 20 anos que acontece sempre em Setembro.
  3. A primeira edição, em 1997, distribuiu-se por três espaços: o Padrão dos Descobrimentos, a Videoteca de Lisboa e a Cinemateca. Em 2007 assentou arraiais no Cinema São Jorge.
  4. As sessões do festival sempre foram bastante populares desde o início. Em 2001, na quinta edição, houve uma concorrida retrospectiva Pedro Almodóvar e ciclos François Ozon e Bruce LaBruce, este último presente.
  5. A convidada que mais marcou João Ferreira, director do festival, foi a actriz espanhola Antonia San Juan (a Agrado de “Tudo Sobre a Minha Mãe”, de Almodóvar), que veio ao Queer em 2010. “Talvez pela simpatia e pelo carisma.”
  6. O Fantasma, de João Pedro Rodrigues, estreou em Portugal na 4.ª edição do festival, em 2000, no Fórum Lisboa. “Foi uma loucura de gente a querer ver o filme”, recorda João Ferreira. “Estava esgotado e na altura era sempre obrigatório ter a presença de bombeiros na sala. Lá conseguimos que autorizassem que as pessoas se sentassem nas laterais, no chão. Entraram 900 ou mil pessoas.”
  7. Nos primeiros anos de festival “havia pouca coisa a acontecer em Lisboa, não havia muitas festas queer”, conta João Ferreira. Daí que houvesse “muita curiosidade” com as festas do festival, depois das sessões.
  8. Em 2014, o festival comemorou “a maioridade simbólica”, como lhe chamam, com o lançamento de um livro, Cinema e Cultura Queer, com um capítulo dedicado ao cinema gay português da década de 70, outro sobre John Waters e textos sobre filmes escritos ao longo das várias edições.
  9. A média nos últimos tempos tem sido de 18 mil espectadores por edição.
  10. O pato é o símbolo do festival

Últimas notícias

    Publicidade