A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Caras da ModaLisboa #8: Teresa Ferreira, a babysitter da imprensa internacional

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Foi em 2011 que Teresa Ferreira entrou pela primeira vez na ModaLisboa como membro da equipa. Começou pelo sitting da imprensa internacional e agora coordena o gabinete da mesma área. Se lhe pudéssemos atribuir outro nome diríamos que é uma espécie de babysitter dos jornalistas estrangeiros, que acabam por vestir a pele de turistas mais vezes do que a equipa da ModaLisboa gostaria.

“A parte mais complicada é controlar todos os jornalistas internacionais. São imensos e vêm de todos os cantos do mundo descobrir a nossa cidade e a nossa indústria da moda”, desabafa Teresa, durante a conversa rápida que teve com a Time Out depois de ter vindo de um backstage agitado.

A imprensa internacional é presença assídua nas várias edições, e nesta 49.ª não é excepção. Mas controlar um batalhão de jornalistas que chega de fresco à cidade, encaminhá-los e mantê-los debaixo de olho não é fácil. “Precisamos muito do retorno internacional, daquilo que eles escrevem e publicam sobre nós, sobretudo sobre os nossos designers. A imprensa internacional é uma peça chave deste cenário”, conta. “Temos de garantir que eles se sentam na primeira fila para verem bem, fotografarem e tudo isso que importa”.

Mas se dentro deste ecossistema que é a ModaLisboa parece tudo controlado, o pior é quando os jornalistas do mundo decidem vestir a pele de turista, e esquecem que a passerelle existe.

“Temos imenso sol em Lisboa e, ano após ano, já sabemos que quando acaba o desfile eles fogem para todo o lado e é aí que começa a correria, sempre atrás deles”, diz. “Quando a ModaLisboa era no Pátio da Galé por imensas vezes aconteceu eles fugirem para a rua e perdiam-se pela cidae. Chegámos a apanhá-los no Bairro Alto assim para o final da tarde”. Outros iam parar a Cascais, porque o delírio pelas praias lusas falava mais alto que os looks que desfilam nas passerelles. “Há imensas histórias assim mais caricatas. Ficam apaixonados por Lisboa e, se está bom tempo, é logo motivo para se porem na alheta para outro lado qualquer. Esquecem-se completamente do propósito de terem vindo cá. Na hora em que isso acontece é sempre um stress enorme, mas depois quando contamos estas histórias acabam sempre por ter piada”.

Além de coordenar esta equipa de imprensa, Teresa está à procura de uma oportunidade para se dedicar à sua grande paixão. Formada em design de moda, esteve este último ano em Florença, no Polimoda International Institute Fashion Design & Marketing, de onde veio com um mestrado em Fashion Brand Management. Tudo isto junto dá uma bela receita que culmina na vontade de Teresa em trabalhar como directora artística ou em comunicação - como o que faz agora -, mas sempre com a moda como pano de fundo.

Outras caras que andam pela ModaLisboa:

+ Caras da ModaLisboa #7: Gabriela Vasconcelos, a maratonista sorridente do sitting

+ Caras ModaLisboa #6: António Custódio, o assistente designer

+ Caras da ModaLisboa #5: a comunicação é de Manuela Oliveira 

+ Caras da ModaLisboa #4: Rui Vasco, pronto para disparar 

+ Caras da ModaLisboa #3: a maquilhagem de Antónia Rosa e os cabelos de Helena Vaz Pereira

+ Caras da ModaLisboa #2: os bastidores são de Luís Pereira e da artista Sara Sá Machado

+ Caras da ModaLisboa #1: Ivan, o terrível polícia do sitting

Últimas notícias

    Publicidade