A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cinco coisas que não sabe sobre o Castelo de São Jorge

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

Aproveitamos o Dia Nacional dos Castelos para elencar cinco curiosidades sobre o Castelo de São Jorge – e usar o verbo "elencar". 

É um castelo medieval com cerca de 80 anos. Confuso? Passamos a explicar: o castelo que vemos hoje foi reconstruído entre 1938 e 1940 a partir das fundações da fortaleza original – que foi abaixo várias vezes, como numa partida má de Jenga. Até aos anos 40 o topo da colina era ocupado por estruturas militares e ruínas.

Pode organizar lá uma festa de anos. Há um programa de festas de aniversário para crianças dos 6 aos 12 anos chamado Aventuras no Castelo. Aos fins-de-semana e feriados a garotada pode lanchar e descobrir o mundo dos cavaleiros, reis e princesas numa visita guiada por D. Sancho e D. Urraca. Infelizmente não são os fantasmas dos monarcas, mas sim de dois técnicos de museologia e património.

É gratuito para os lisboetas. Residentes no concelho de Lisboa não pagam entrada no Castelo de São Jorge, mas atenção: é preciso apresentar o cartão do cidadão e saber o PIN. O bilhete normal fica a 8,50€ por isso se calhar vale a pena ir procurar o verso do envelope onde escreveu despreocupadamente o código, que a seguir guardou numa caixa que pode agora estar no sótão por detrás daquela porta que ninguém abre.

Tem lá dentro uma câmara obscura. Podemos descrevê-la como uma espécie primitiva de videovigilância: um sistema de lentes e espelhos que reproduz em tempo real um panorama 360º da cidade. A qualidade da imagem depende das condições meteorológicas.

Esta sexta-feira os canhões voltam a disparar. Não se assuste, não é uma tentativa de acertar no nariz do Cristo Rei ou de fazer cair a Torre da Lisnave. Os disparos são de pólvora seca e estão integrados nas comemorações do Dia dos Castelos. Vão ser usadas peças de artilharia reais que defenderam o castelo entre os séculos XV e XIX. Para assistir inscreva-se pelo 21 880 0620. É gratuito e começa às 18.00.

Últimas notícias

    Publicidade