A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cinco razões para visitar o Amadora BD

Escrito por
João Morales
Publicidade

A 28ª edição arranca esta sexta-feira e prolonga-se até dia 12 de Novembro no Fórum Luís de Camões. Se ainda não estiver convencido, fazemos um desenho.

Exposições exclusivas

Se as exposições do Amadora BD são afamadas, as deste ano são especialmente apelativas. O português Nuno Saraiva é o desenhador em destaque e também autor do cartaz do festival deste ano. “Contar o Mundo – A reportagem em banda desenhada”, comissariada por Sara Figueiredo Costa, com cenografia de Catarina Pé-Curto, é a mostra central. Os centenários de Jack Kirby (1917-1994; Quatro Fantásticos; Os Vingadores; Thor; Hulk) e Will Eisner (1917-2005; The Spirit; Fagin, o Judeu; Um Contrato com Deus; O Nome do Jogo) são assinalados, com cenografia de Susana Vicente e Rui Horta Pereira, respectivamente. 

Nuno Saraiva: 30 anos de trabalhos em retrospectiva na Amadora

Sempre jovem

O título não podia ser mais adequado ao protagonista. Sérgio Godinho é o herói de O Elixir da Eterna Juventude, uma aventura escrita por Fernando Dordio, desenhada por Osvaldo Medina, e lançada pela Kingpin Books. O músico vê-se a braços com um mistério que o vai confrontar com muitas das suas próprias criações. No âmbito do Amadora BD, Nuno Saraiva criou uma capa alternativa, limitada a 500 exemplares e exclusiva das lojas Fnac e da editora. O lançamento é dia 4 de Novembro, mas o livro estará disponível desde o início do festival.

Detective canibal

John Layman, argumentista das histórias de “Tony Chu, o Detective Canibal”, vai estar na Amadora dias 11 e 12, coincidindo com o lançamento de um novo álbum (pela G.Floy). Mais uma desconcertante aventura do agente federal cibopata (isto é, que recolhe impressões psíquicas de TUDO o que come). Num delirante mundo em que a carne de aves foi proibida e a Food and Drug Administration se tornou na mais poderosa autoridade da Terra, com conspirações e extraterrestres à mistura.

Um editor bizarro

Alerta geral! Dennis Kitchen (n. 1946; EUA), responsável pela revista de culto Bizarre Sex, vai andar à solta neste 28º Festival Internacional de Banda Desenhada, no último fim-de-semana (11 e 12). Nome histórico da edição de BD alternativa, publicou Will Eisner, Neil Gaiman, Harvey Kurtzman, Alan Moore, Scott McCloud ou  Charles Burns. Além de autor residual é gestor de coleções e fundos de originais de BD (com espólios de Will Eisner ou Harvey Kurtzman).

Um alemão na Austrália

A história é autobiográfica, passa-se no deserto australiano e, quando foi lançada, em 2014, revelou um autor de BD, o alemão Jan Bauer. A viagem de 450 quilómetros redundou num episódio de paixão e autoconhecimento que o desenhador resolveu passar ao papel. Ele vai estar no festival dias 4 e 5 para nos trazer a “road novel” O Rio Salgado, agora publicado em Portugal pelas edições Polvo. E pode espreitar uma exposição sobre a edição original, Der Salzige Fluss. Imagem: Jan Bauer

Toda a programação e outras informações em Amadora BD.

Últimas notícias

    Publicidade