A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Encha-se de cultura no Trampolim Gerador de Campolide

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

A cada passo que der vai tropeçar em cultura, pode acreditar. O Gerador, plataforma de acção e comunicação de cultura portuguesa, tem levado o Trampolim a bairros e praças lisboetas. A iniciativa, que junta mais de 50 actividades culturais gratuitas num só dia, aterra em Campolide já este domingo. Sob o mote “Topo de Lisboa”, esta sexta edição vai levá-lo a perder-se entre concertos, workshops, oficinas ou teatros.

A Time Out desta semana dá-lhe dez sugestões de actividades que não pode mesmo perder, mas se quiser conhecer a programação completa, ela aqui vai. Atenção, que há actividades que se repetem a diferentes horas do dia.

  • GLUM

O rufar de tambores, ou melhor, de caixotes que dá início ao Trampolim está entregue ao Grupo de Limpeza Urbana Musical (GLUM). São trabalhadores da limpeza urbana que usam as ferramentas de trabalho numa improvável actuação musical com contentores. Nova Praça de Campolide. 16.00

  • Cine Bike Arte LX

Não garantimos que haja pipocas, mas há um documentário sobre a afirmação das bicicletas na urbanidade das grandes cidades, criado pelo Instituto Aromeiazero. Parque Subterrâneo Empark. 16.00

  • Do Palacete

Conhecer os recantos do bairro de Campolide implica, obviamente, uma visita guiada e esta é com Rogério Jacques. Mas esta tem o seu quê de bizarro. Prepare-se para entrar num universo paralelo onde a realidade não é bem como pensa. Palácio de Laguares. Rua Professor Sousa da Câmara, 156. 16.00 e às 24.00.

  • Histórias no Parque

No parque infantil da nova Praça de Campolide vai estar a Andreia Nunes a contar histórias num momento dedicado a todas as famílias. Leve os miúdos, portanto. Parque Infantil da nova Praça de Campolide. 16.00

  • Visita guiada por Campolide

Conheça este bairro lisboeta com Paulo Cuiça numa visita guiada que o vai levar a descobrir sítios que nem sonhava que existiam. Quiosque da nova Praça de Campolide. 16.30 e às 18.30.

  • Sofá dos Poemas

Se vir um sofá perdido no meio da rua, não estranhe – é o Sofá dos Poemas. Não se sente, deixe que Sónia Balacó (16.30), Mariana Norton (17.00), Carlos Paulo (17.30) e Victor de Sousa (18.30) lhe leiam os seus poemas favoritos. Pelo dia fora haverá mais sofás, ora continue a ler esta lista. Rua de Campolide. 16.30, 17.00, 17.30 e às 18.30.

  • Terapias artísticas

Os terapeutas do Gerador não receitam medicamentos, o que é um alívio porque estourar dinheiro na farmácia não é uma opção. Siga o manual de instruções: exponha o seu problema e a biblioterapeuta Teresa Nicolau (17.00), a cineterapeuta Raquel Freire (18.00) e o musicoterapeuta Hélio Morais (19.00) vão dar-lhe a solução. Um livro, um filme e uma música que podem resolver as suas maleitas. A arte cura, vai ver. Auditório da Junta de Freguesia. Rua de Campolide, 24B. 17.00, 18.00 e às 19.00.

  • Repórter Gerador

Pode vestir o papel de jornalista por um dia e escrever para a Revista Gerador, mas antes aprenda as regras com quem sabe. Quiosque da nova Praça de Campolide. 17.00

  • Workshop de Pompons de Papel

Esqueça a polémica das claques dos clubes de futebol e meta a criançada a fazer este workshop. Maria Imaginário aterra no parque infantil para ajudar a criançada a fazer (prepare-se que isto é incrível) pompons de papel de seda. Transformar os miúdos em apoiantes de claques fofinhas e coloridas parece uma boa ideia. Parque Infantil da nova Praça de Campolide. 17.00.

  • O Quarto da Sofia

Há teatro em todos os cantos de Campolide. Este é mais um e tem como protagonista Rafaela Covas. Palácio Laguares. Rua Professor Sousa da Câmara, 156. 17.00 e às 23.00.

  • Documentário Campolide

Se é amante de documentários aproveite e veja este, sobre as gentes de Campolide, com realização de Raquel Freire.  Sport Lisboa e Amoreiras. Rua Professor Sousa da Câmara. 17.00.

  • E se houvesse Vida aqui

Se parece sem sentido entrar num parque de estacionamento a menos que vá estacionar o carro, vai deixar de pensar assim. Esta é uma experiência sensorial, às escuras, com concertos e pessoas a declamar poesia. Mais não dizemos. Parque Subterrâneo Empark. 17.30 e às 20.30.

  • Festival Nova Música – Os Polegar 

Primeiro pode já marcar na agenda o Nova Música, a 23 de Setembro, isto porque vai ter uma amostra do festival com Os Polegar, uma banda que traz a música pop directamente de Torres Novas para Lisboa. Nova Praça de Campolide. 17.30

  • Caminho Marítimo para a Desgraça

Há tragédias que vêm por bem, uma coisa que só vai ler uma vez na vida e é aqui. Vai descobrir as desgraçadas aventuras de dois marujos de Campolide nas naus de Vasco da Gama. Ou tentar, pelo menos. Nova Praça de Campolide. 18.00 e às 22.00.

  • Há Conversa

Está a ver aquelas palestras chatas de uma hora e picos? O Gerador não quis aborrecer ninguém, e por isso o Há Conversa é um evento de curtas palestras, com 10 minutos cada. O conteúdo das conversas é partilhado por pessoas comuns. Sport Lisboa e Amoreiras. Rua Professor Sousa da Câmara. 18.00

  • e-fabulação

Dizem que só existimos se tivermos presença online e o mesmo acontece com esta performance onde não acontece absolutamente nada até ser recontada nas redes sociais. Palácio Laguares. Rua Professor Sousa da Câmara, 156. 18.00 e às 22.00.

  • Lançamento do livro À Descoberta de Campolide

Este livro de Maria João de Figueiroa Rego quer dar aos mais novos uma ideia do que era Campolide antigamente e estabelecer uma ponte com as gentes do presente. Auditório da Junta de Freguesia. Rua de Campolide, 24B. 18.00.

  • Festival Nova Música – Lourenço Crespo

Agora que já marcou o dia do festival no calendário, os warm ups são bons para se ir inteirando do que se vai passar. É a vez de Lourenço Crespo dar a voz ao manifesto. Nova Praça de Campolide. 18.30

  • Lançamento da revista Gerador de Julho

Sem tirar nem por, o Gerador aproveita para lançar mas uma edição da sua revista com o tema “Laurear a pevide”. Palácio Laguares. Rua Professor Sousa da Câmara, 156. 19.00.

  • Mostra de curtas Vizinhos do Prédio da Frente

São quatro curtas-metragens sobre a gestão da vida quotidiana, das práticas rotineiras que a todos nos pertencem. Parque Subterrâneo Empark. 19.00

  • Baile Tradicional para todos

Os Tradballs são isso mesmo: bailes tradicionais, ou melhor, bailaricos que promovem a música e a dança tradicional. Chegou a hora de mexer a anca. Nova Praça de Campolide. 19.30.

  • Lançamento do livro Descriminação Invisível

Outro lançamento, desta vez do livro “Descriminação Invisível”, de Ana Filipa Olímpio. O lançamento faz-se acompanhar de um debate com uma activista, um ilustrador e um psicólogo. Auditório da Junta de Freguesia. Rua de Campolide, 24B. 20.00.

  • Samuel Úria no Palácio

O ponto alto do Trampolim, confie em nós, vai ser quando Samuel Úria pegar no microfone num concerto a solo. O mestre lírico interior de Úria ainda vive, e em cada música não há palavra solta ou frase mal posta. Palácio Laguares. Rua Professor Sousa da Câmara, 156. 20.30.

  • Oficina de Serigrafia

No Trampolim não tem mesmo de pagar para aprender. O projecto Ateliê da Serafina assume as rédeas deste workshop de serigrafia. Quem participar vai ser convidado a criar os seus próprios desenhos que podem ser impressos na hora. Somos todos artistas. Auditório da Junta de Freguesia. Rua de Campolide, 24B. 21.00.

  • Jobim em Conexão

Passaram 90 anos do nascimento de Tom Jobim e todas as homenagens são bem-vindas e necessárias. O grupo Conexão Lusófona presta tributo ao brasileiro e reinterpreta o seu legado. Nova Praça de Campolide. 21.30.

  • Workshop de Bordados

Devemos sempre aprender com quem sabe da arte e ninguém melhor que as avós para nos ensinar a bordar. O projecto A Avó Veio Trabalhar muda-se um dia para Campolide para dar uma lição deste legado imaterial cultural que é o bordado. Auditório da Junta de Freguesia. Rua de Campolide, 24B. 22.00.

  • Mete Discos Alvim

Fernando Alvim é o verdadeiro faz tudo. Não é caloiro na mesa de mistura, nem se importa de dar baile às pessoas e, portanto, está pronto para passar discos naquela que é a sua freguesia. Nova Praça de Campolide. 22.30

  • Bike Arte LX

Este primeiro festival urbano de bicicletas vindo directamente de São Paulo, Brasil, não se fica pelas manifestações culturais e terá uma bicifeira, uma feira repleta de acessórios e produtos para este veículos. Nova Praça de Campolide. Todo o dia.

  • Exposição “A nossa Campolide”

Nada no bairro existe se não existir a sua gente. Nesta exposição todos os retratos são de quem ali vive em Campolide. Dinis Coelho fez o favor de registar tudo fotograficamente. Edifício PT na nova Praça de Campolide. Todo o dia.

  • Exposição "Contando Eco"

Este Trampolim tem uma mão cheia de exposições onde as pessoas são as protagonistas, claro. Andreia Mayer faz uma reflexão fotográfica sobre o potencial dos espaços culturais lisboetas. Parque Infantil da nova Praça de Campolide. Todo o dia.

  • Mobiliário Urbano de Topo

Só aqui para nós que ninguém nos ouve: mobiliário de betão não é a coisa mais agradável à vista. E a artista Vanessa Teodoro é da mesma opinião. Munida de pincéis e baldes de tinta vai pintar os bancos da renovada Praça de Campolide com os designs que só ela sabe criar. Nova Praça de Campolide. Todo o dia.

  • Estendais Vila Romão da Silva

Recorrendo a uma das melhores imagens de marca bairristas, os estendais, Renata de Sousa Brites vai aproveitar-se das casinhas operárias que restam da Vila Romão da Silva e estender uma bela de uma instalação artística. Vila Romão da Silva. Todo o dia.

  • Olisiponensis

Andreia Coutinho, do projecto Faísca Gerador, tem uma missão: pintar um novo mural de arte urbana na Rua de Campolide que será um tributo às ninfas do Tejo. Palácio Laguares. Rua Professor Sousa da Câmara. Todo o dia.

  • Exposição de pintura da Universidade Sénior

Mais uma vez, os mais velhos tomam as rédeas e mostram que a idade não impede ninguém de ser artista. A Universidade Sénior de Campolide traz a sua arte até Campolide.  Auditório da Junta de Freguesia. Rua de Campolide, 24B. Todo o dia.

  • Pago em Lixo

O lixo aqui não é lixo, mas sim dinheiro. Confuso? Ora bem, o lixo vai ser uma moeda de troca. Basta ir ao quiosque, apresentar os copos de plástico, e trocar. Nova Praça de Campolide. Todo o dia.

No domingo, saia de casa e arraste a família toda consigo, depois pegue num mapa do bairro de Campolide e saltite entre esta lista de momentos culturais.

Últimas notícias

    Publicidade