A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Espaço Ulmeiro: quando se fecha uma porta, abre-se outra

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Ulmeiro: quando se fecha uma porta, abre-se outra. Lembra-se deste artigo? Saiu em Fevereiro nas páginas da Time Out Lisboa, quando já soavam as campainhas que anunciavam o fecho deste alfarrabista em Benfica. Mas a poucos anos das bodas de ouro, o casamento do Espaço Ulmeiro com a cidade não vai chegar ao fim, mas sim mudar de casa.

“Se fosse para ganhar dinheiro tinha aberto uma fábrica de macarrão”, disse-nos José Antunes Ribeiro, proprietário e fundador, quando lhe fizemos uma visita no início de 2016. O fecho da porta 13A na Avenida do Uruguai está marcado para 31 de Dezembro, mas no próximo ano a morada pode ser outra, desde que tenha uma renda mais simpática. Tem até ao fim do ano pode vestir a sua melhor roupa de explorador, pegar na lupa e ir em busca de verdadeiros tesouros entre os dois pisos da livraria.

5 coisas que não sabe sobre o Espaço Ulmeiro

1 - O histórico alfarrabista de Benfica vai fechar aos 47 anos de idade. O proprietário e fundador, José Antunes Ribeiro, com um evidente amor à camisola, assume que além dos livros “tem um catálogo monstruoso de erros [de gestão]”, mas que se fosse para ganhar dinheiro “tinha aberto uma fábrica de macarrão”.

2 - No tempo da ditadura este era um dos locais preferidos para quem andava em busca de livros proibidos. A audácia resultou em algumas visitas indesejadas: a PIDE ou confiscava livros a dedo ou levava centenas deles a eito. Mas a isso sobreviveu a Ulmeiro, que também abriu as portas a concertos de Zeca Afonso e Carlos Paredes e a sessões de poesia com Mário Viegas.

3 - José Antunes Ribeiro não atirou a toalha ao chão e todos puderam ajudar nos leilões de livros. Já aconteceram 734 no Facebook. 

4 - O gatinho mascote do espaço chama-se Salvador, tem cinco anos e é o director de marketing. Aceita mimos e trabalha todos os dias do expediente, de segunda a sábado, das 10.00 às 19.30.

5 - A Ulmeiro também tem uma editora, a Fólio Exemplar, que relançou no início do ano a sua primeira experiência editorial, em 1970. O livro Isto Anda Tudo Ligado, do poeta e jornalista Eduardo Guerra Carneiro (1942-2004), está à venda por 7,5€. Uma edição numerada e assinada pelo editor. 

Últimas notícias

    Publicidade