A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Gal Costa volta a Lisboa

Escrito por
João Pedro Oliveira
Publicidade

Quatro anos depois, Gal Costa está de regresso a Portugal. Em Novembro, promete ocupar grandes palcos com muito pouco: no Campo Pequeno, a 11, no Coliseu do Porto, na noite seguinte, a brasileira passa em revista 50 anos de carreira acompanhada apenas pelo violão de Guilherme Monteiro. 

Há precisamente 50 anos, Gal lançou o seu primeiro LP. Chamava-se Domingo (não confundir com o mega-êxito “Um Dia de Domingo”, que em 1985 gravaria com Tim Maia) era dividido com o também estreante Caetano Veloso, e lá dentro trazia doze temas de absoluta bossa nova produzidos por Dori Caymmi — filho do mestre Dorival. Desde então, registou 37 álbuns (entre eles Bem Bom, onde estava o tal “Um Dia de Domingo”, e “Sorte”, em dueto com Caetano, que rendeu cinco platinas e o top em Portugal). Uma discografia extensa que se divide entre trabalhos de estúdio e gravações ao vivo, registos a solo, em duetos com Caetano ou Gilberto Gil, ou em grupo com ambos mais Bethânia nos Doce Bárbaros. Ou ainda com toda essa gente mais Tom Zé, Nara Leão e Os Mutantes no mítico Tropicalia ou Panis et Circencis, momento maior do Tropicalismo. 

Há menos de um mês, soube-se que a HBO lhe vai dedicar uma série documental. Dividida em quatro partes, a série quer reconstituir toda a trajetória da baiana, desde a infância, nas ruas de Salvador, até se transformar em um dos maiores nomes da música popular brasileira. O título: O Nome Dela é Gal.

E é neste clima de comemoração meio centenária que a brasileira regressa a Portugal, onde não actuava desde 2013. No Campo Pequeno, Gal propõe revisitar o caminho feito sem deixar de oferecer uma prova de vitalidade dos seus charmosos 71 anos. O alinhamento  percorre de carreira, mas parte do seu último álbum, Estratosférica, lançado em 2015 com o apoio de alguns dos melhores nomes de uma nova geração da MPB: produção de Moreno Veloso e Alexandre Kassin, canções escritas por gente como Céu, Mallu Magalhães e Marcelo Camelo. 

Os bilhetes já estão disponíveis. Os preços começam nos 25 euros e trepam pelos camarotes acima até aos 65 euros no Porto e 70 euros em Lisboa.

Últimas notícias

    Publicidade