A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

“Iraque longe de casa”: missão comprida

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

O "domingo sangrento" da guerra do Iraque vai ser adaptado para a televisão. A minissérie Iraque: Longe de Casa estreia-se domingo na National Geographic e FOX.

“Missão cumprida”. Estas palavras liam-se numa faixa colocada no porta-aviões USS Abraham Lincoln, a 1 de Maio de 2003, quando George W. Bush anunciou que os Estados Unidos e os seus aliados tinham acabado de derrubar o regime de Saddam Hussein e prevalecido na guerra no Iraque, apesar de ainda ser necessário “garantir a segurança e reconstruir o país”. A guerra, porém, estava longe de acabar, e 11 meses depois um pelotão de soldados americanos seria emboscado em Bagdade. A data, que ficou conhecida como o “domingo negro”, é recordada em Iraque: Longe de Casa.

Baseada em factos reais e adaptada do livro The Long Road Home: A Story of War and Family,  da jornalista Martha Raddatz, a minissérie de oito episódios estreia-se em Portugal no domingo à noite, em simultâneo nos canais National Geographic e FOX. E tem vários actores conhecidos da televisão, e não só, como Michael Kelly (House of Cards), Kate Bosworth (Super-Homem: O Regresso), Sarah Wayne Callies (Prison Break, The Walking Dead), Noel Fisher (No Limite) ou Jeremy Sisto (Sete Palmos de Terra, Lei e Ordem).

Os episódios dividem-se entre os conflitos no Iraque e as famílias dos militares, que não sabem o que fazer. Segundo Carolyn Bernstein, uma das vice-presidentes da National Geographic, a série vai mostrar “o heróico altruísmo e coragem dos soldados americanos”. Não se espera, por isso, uma visão neutra e comedida dos acontecimentos.

Últimas notícias

    Publicidade