A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lembra-se dos livros da Formiguinha? Estão de volta (mais ou menos)

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

Quando foi a última vez que leu dez livros numa tarde? Nunca? Então é porque não conheceu de perto a colecção Formiguinha da Majora. São 180 mini-livros (7,5 x 10 cm) de 16 páginas cada um, com histórias infantis adaptadas por João Sereno – uma espécie de Resumo Europa-América dos clássicos dos irmãos Grimm, Hans Christian Andersen e outros contos populares.

Os desenhos a preto e branco do interior são de César Abott, um artista do Porto, e as icónicas capas têm como autor um homem que assina apenas como Salvador.

A colecção foi muito popular há duas, três décadas atrás, mas desapareceu das prateleiras de livrarias e tabacarias. Agora pode reencontrar-se com clássicos como O Menino Grão de Milho, O Porqueiro Ladino ou O Tesouro do Ceguinho no piso de baixo da Livraria Barata, na Avenida de Roma. 

Cada livro custa 0,60€ e lê-se em menos de cinco minutos. As histórias são datadas e envolvem quase sempre uma bruxa que quer pôr meninos que se portam mal num caldeirão, num saco, numa jaula, numa gruta ou num sótão. 

Se o seu apetite por este tipo de ficção é realmente voraz, pode comprar a colecção completa no site da Majora: 180 livros por 21€. Ora aí está um pequeno grande negócio.

Últimas notícias

    Publicidade