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Lisboa tem uma nova armadilha para turistas: O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa
Luís Leal Miranda

Se há dez anos lhe dissessem que ia abrir no Rossio uma loja de sardinhas em lata decorada com temática circense chamada O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, acreditava? 

Não, não é um sonho. Desde esta quinta-feira que pode ir à esquina da Praça D. Pedro IV com a Calçada do Carmo abastecer-se de conservas. E o que têm estas conservas de especial? Estão numeradas de 1916 a 2016 e decoradas com um pouco de trivia sobre o ano em questão. Se tem alguma afinidade ao ano de 1996, aquele em que nasceu a ovelha Dolly, pode comprar uma lata de sardinha a assinalar o facto. Se o que procura é uma maneira diferente de festejar o fim da II Guerra Mundial, então a lata de 1945 é para si. As cantoras Adele e Rihanna nasceram em 1988, sabia? Há uma lata de sardinha disposta a recordar-lhe isso. E só custa 5€.

 

Dentro de cada uma das latas estão sardinhas portuguesas em azeite da Comur, Fábrica de Conservas da Murtosa. E cada conserva tem exactamente o mesmo conteúdo, independentemente do ano assinalado na embalagem – uma sardinha do ano em que foi inventado o nylon tem exactamente o mesmo sabor do peixe contido na lata que anuncia o último Campeonato Europeu de futebol, ganho por Portugal.

A espalhafatosa loja, que às cinco da tarde de hoje estava cheia, é dos mesmos donos do polémico Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra.
 

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Comentários

18 comments
Luis F

Efectivamente a sardinha está na moda e por falar em moda, até encontro um polo com uma sardinha, verde por sinal.

Curioso é a CML estar a publicitar um rejuvenescimento dos mercados de Lisboa utilizando alguns pregões das varinas e esta sardinha verde também estar a utilizar pregões na sua página de Facebook. Com a preparação das Festas de Lisboa para breve será pertinente perguntar, que mais sardinha iremos ver.

Mário A

Mais uma loja para camones neste parque de diversões em que estão a transformar Lisboa, para inglês ver e para o lisboeta ser corrido.

Fátima D

Força ! Continuem! Quem não gosta come menos...! Assim me diziam os meus saudosos pais!

Carlos G

Empreendorismo? Ok até pode ser, mas não deixa de ser uma parolada, pirosa e de muito mau gosto, mas como é como natural neste país cuja a revista mais vendida é a caras, e o jornal o correio da manhã, muitos destes comentários não me espantam...😀

Vitor F

Em primeiro lugar parabéns aos empreendedores por esta ideia e espero que tenham muitas mais. Portugal precisa de mexer.
Segundo, acho absolutamente incrível como ainda existem tantos Velhos do Restelo no nosso país... Estes mesmos críticos, são aqueles que vão visitar outros países e compram tudo porque...é estrangeiro.

Estou neste momento a viver no Canadá, por várias razões (obviamente) mas a questão financeira foi sem dúvida uma delas e se a mentalidade portuguesa não fosse tão mesquinha, talvez estivéssemos noutra situação.
Adorava que os críticos compulsivos usassem a criatividade e energia que gastam a criticar para fins mais produtivos, como por exemplo arranjar alternativas áquilo que criticam.
Abraços

Alice R

Em publicidade, costuma dizer-se que desde que falem de mim, tanto faz que seja bem ou mal, desde que falem. 

Obrigada pela vossa crítica negativa, que me deu a conhecer uma loja, que de outra forma poderia não saber que existia. 

Lá irei amanhã ver que coisas bonitas têm para me mostrar, com as datas que para mim valeram algo!

A inveja é que é mesmo muito feia! 

Parecem fáceis as ideias, depois que foram concebidas, mas quem se lembrou de encerrar numa lata de sardinhas momentos, está de parabéns.

Acabem com o Turismo, que os nossos poços de petróleo e minas de diamantes, conseguem alimentar todos!

Andre R

Mais assustador do que a existência desta loja são os pobres comentários de apoio a este 'empreendedorismo' ridículo aqui na secção de comentários. Realmente temos o país que merecemos - coisas idiotas para gentes idiotas.

Jaime F

A inovação deveria ser premiada e não criticada...! Empreendedores Portugueses com este perfil, fazem muita falta no nosso País! 

Marco T

Não vos pagaram publicidade e fazem uma reportagem digna de quem tem mente pequenina. Vocês devem mesmo fazer parte dos que defendiam que ficava melhor ali a loja dos chineses. Enfim jornalismo por conveniência. 

Ania S

pior q isto é a fome no mundo e nas ruas de Lisboa. Deixem os turistas vir que senão eles vão gastar para outro lado qqr

Antonio N

Ali ao lado no supermercado uma lata de sardinhas custa 0.85€.Modernices para tótós que não sabem que fazer ao dinheiro.Mas juro-vos que se tiver sucesso,eu vou vender frascos com ar da serra de Sintra mesmo ao lado.

José C

Realmente uma loja de chineses ficava lá bem melhor..

Irina C

Sinceramente a ideia é genial, e melhor que tudo, atrai turistas.
Deixem de ter mente pequena.

André S

E creio que também são os mesmos da loja de conservas das enguias da Murtosa. O que é estranho porque na Murtosa já não há enguias suficientes para mandar cantar um cego quente mais para vender aos turistas.

José M

Estes não contribuíram para a publicidade da TimeOut... daí estes comentários tão pouco ou nada abonatórios.

Francisco M

Nova ideia, novo conceito, mais uma iniciativa dos empresários portugueses, mais uma crítica por parte dos meios de comunicação. Se fosse uma loja de m&m já era bom.