Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Lisboa tem uma nova armadilha para turistas: O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa
Notícias / Estranho e maravilhoso

Lisboa tem uma nova armadilha para turistas: O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa
Luís Leal Miranda

Se há dez anos lhe dissessem que ia abrir no Rossio uma loja de sardinhas em lata decorada com temática circense chamada O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, acreditava? 

Não, não é um sonho. Desde esta quinta-feira que pode ir à esquina da Praça D. Pedro IV com a Calçada do Carmo abastecer-se de conservas. E o que têm estas conservas de especial? Estão numeradas de 1916 a 2016 e decoradas com um pouco de trivia sobre o ano em questão. Se tem alguma afinidade ao ano de 1996, aquele em que nasceu a ovelha Dolly, pode comprar uma lata de sardinha a assinalar o facto. Se o que procura é uma maneira diferente de festejar o fim da II Guerra Mundial, então a lata de 1945 é para si. As cantoras Adele e Rihanna nasceram em 1988, sabia? Há uma lata de sardinha disposta a recordar-lhe isso. E só custa 5€.

 

Dentro de cada uma das latas estão sardinhas portuguesas em azeite da Comur, Fábrica de Conservas da Murtosa. E cada conserva tem exactamente o mesmo conteúdo, independentemente do ano assinalado na embalagem – uma sardinha do ano em que foi inventado o nylon tem exactamente o mesmo sabor do peixe contido na lata que anuncia o último Campeonato Europeu de futebol, ganho por Portugal.

A espalhafatosa loja, que às cinco da tarde de hoje estava cheia, é dos mesmos donos do polémico Pastel de Bacalhau com Queijo da Serra.
 

Publicidade
Publicidade