A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Luc e Duc vieram do Norte de Itália para Campolide vender gelados todo o ano

Escrito por
Catarina Moura
Publicidade

Estão a meio da vida, dizem, “porque não mudamos agora?”. Foi mais ou menos assim que começou a nova gelataria de Campolide. Luciano e Duc trabalhavam em multinacionais em Vicenza, no norte de Itália, e essa vida já lhes estava a pesar em cima. Nas horas vagas trabalhavam numa gelataria perto de casa porque gostavam do trabalho manual e criativo que deixa a cabeça descansar, explicam à Time Out no meio da loja com uns quantos clientes a serem atendidos por Silvia, professora de italiano e inglês que já vive em Lisboa há uns quantos anos. “Numa das minhas viagens de trabalho a Lisboa pensei que tinha bom clima e que provavelmente é bom para vender gelados o ano inteiro, não é como no Norte de Itália”, conta Luciano, o Luc do nome na montra.

Para já, o sabor preferido é o de cheesecake, mas acabaram de estrear o leite creme que imita o doce português, acrescentando-lhe uma cobertura de caramelo. Os dois juntam-se a clássicos das gelatarias em Itália como o crocantino com molho de nutella e avelã, ou o bacio e o snickers, de que se poderia dizer muito mas basta dizer que imitam bem os chocolates com os mesmos nomes. Não falta, sendo a gelataria de italianos legítimos, o pistachio DOP da Sicilia, a avelã de Piemonte, ou a amêndoa que é intensa ao ponto de fazer lembrar a amarguinha (1 sabor, 2€). Na vitrine separam-se os gelados dos sorvetes que Luc e Duc lembram no cardápio serem sem lactose e vegan.

LucDuc
A vitrine divide os gelados em com e sem lactose
©Francisco Santos

Para já estão à espera ainda de mesas para compor o espaço amplo que já tem umas quantas pessoas nos sofás a descansar enquanto comem um gelado e olham para a cozinha envidraçada. Luc e Duc aprenderam a fazer gelados em Itália e agora madrugam para se pôr a fazer gelados na Rua de Campolide.

Se os gelados não vingarem como Luciano inicialmente perspectivou, no Inverno chega o tempo do chocolate quente, da panna cotta e do tiramisu, que têm obrigação de fazer melhor do que ninguém, já que o doce nasceu na terra desta dupla.

Rua de Campolide, 57A. 21 585 1881. Seg-Dom 13.00-21.00.

Últimas notícias

    Publicidade