A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

"Monty Python: A Autobiografia de um Mentiroso" tem sessão especial no dia 11

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Filme de animação inédito em Portugal inspirado na biografia de Graham Chapman, passa na quarta-feira em Lisboa, no Cinema NOS Amoreiras, e em mais quatro cidades do país

Graham Chapman, o membro dos Monty Python que morreu em 1989, aos 48 anos, com um cancro, teve aquela que é certamente a cerimónia fúnebre mais nonsense e hilariante da história, na qual os restantes Python – Terry Jones, Terry Gilliam, John Cleese, Michael Palin e Eric Idle – fizeram o seu melhor e mais comovente elogio, sob a forma de um contundente e gozão anti-elogio. Desde aí, Chapman passou a ser referido como “o membro defunto dos Monty Python”, tendo as suas cinzas aparecido como convidadas especiais em Monty Python Live at Aspen, em 1998.

Em 1980, Chapman havia publicado uma “autobiografia ficcionada”, A Liar’s Autobiography-Volume VI, que teve várias edições. Em 2012, estreou-se um filme animado, Monty Python: A Autobiografia de um Mentiroso, de Bill Jones, Jeff Simpson e Ben Timlett, inspirado no livro, e que não sendo uma fita oficial dos Monty Python, contou com as vozes de Jones, Gilliam, Cleese e Palin, bem como de nomes como Cameron Diaz ou Stephen Fry.

Na quarta-feira, dia 11, Monty Python: A Autobiografia de um Mentiroso é exibido numa sessão especial em Lisboa no Cinema NOS Amoreiras, às 21.00, apadrinhada por Fernando Alvim. No mesmo dia e à mesma hora, haverá também sessões semelhantes em Oeiras (NOS Oeiras Parque), Porto (NOS Norte Shopping), esta com a presença de Aldo Lima, Coimbra (NOS Alma Shopping) e Braga (NOS Braga Parque).

O filme contempla vários estilos de animação, correspondendo às sucessivas fases da vida de Graham Chapman, desde a infância até à idade adulta e ao sucesso nos Monty Python. Além do biografado aparecer em excertos da série e dos filmes dos Python, e em imagens de arquivo de documentários e entrevistas televisivas, a sua voz ouve-se também um pouco por toda a parte em Monty Python: A Autobiografia de um Mentiroso, porque pouco antes de morrer, Chapman gravou na íntegra uma leitura de A Liar’s Autobiography-Volume VI para edição em audiolivro.

Quanto à veracidade do que é contado nesta fita, citemos Terry Jones: “É tudo uma mentira chapada, absoluta e velhaca.” E a produção jura a pés juntos que recebeu uma mensagem do Além de Graham Chapman, para acompanhar a campanha promocional da fita: “Este é o melhor filme em que entrei desde que morri.”

Últimas notícias

    Publicidade