A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Não, não é o fim do mundo

Escrito por
Luís Leal Miranda
Publicidade

Tudo o que precisa de saber sobre o eclipse desta segunda-feira, 21

Esta segunda-feira ao final da tarde a Lua vai passar à frente do Sol, como aquelas pessoas que pedem para passar à nossa frente no Multibanco porque estão com pressa. Eis o que precisa de saber sobre esta interrupção celeste.

O eclipse é visível em Lisboa?

Sim, mas aqui será apenas um eclipse parcial. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa a sombra da Lua começa a ser visível a partir das 19.45 e dura até ao pôr-do-sol. Durante este período apenas 19% da superfície solar vai estar coberta, o que nos deve dar a sensação que o Sol levou uma dentada.

Posso olhar directamente para o Sol?

Não! É muito importante ter o equipamento certo para fazer este tipo de observações. O Observatório tem uma página que especifica os métodos mais seguros para ver o eclipse. Óculos escuros não são suficientes. Aventure-se só se tiver filtros solares adequados.

Qual é o melhor sítio para ver o eclipse?

Hopkinsville, uma cidade no Kentucky e outras localidades nos EUA como Charleston ou Salem. Por esta hora milhares de pessoas estão reunidas à espera que a Lua peça licença ao Sol para fazer um bocado de sombra. A NASA vai transmitir o eclipse numa série de plataformas. Este site é um bom ponto de partida.

Quando vai ser o próximo eclipse?

Daqui a menos de dois anos, a 2 de Julho de 2019, algumas zonas do Pacífico, América e África do Sul vão ver o Sol tirar uma folga. Se não está com pressa pode esperar até 2026: no dia 12 de Agosto vamos ter uma sombra de 90% observável no Norte do país.

Últimas notícias

    Publicidade