A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O culto da Troma no Espaço Nimas

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Lloyd Kaufman em pessoa traz a Lisboa, esta quarta-feira, dois filmes da sua lendária produtora, entre os quais o culto dos cultos The Toxic Avenger, mais uma surpresa. Para ver na Sessão de Culto de Filipe Melo 

A Sessão de Culto desta quarta-feira no Espaço Nimas vai ter características especiais, já que além de ser dedicada a uma produtora de culto, a americana Troma, vai contar com a presença de um dos seus dois fundadores, Lloyd Kaufman (o outro é Michael Herz). Serão exibidos, às 19.30, um dos maiores sucessos da Troma, The Toxic Avenger, de 1984, co-realizado por Kaufman e Herz (visto há bastantes anos no Fantasporto, que deu a conhecer em Portugal os filmes da produtora); e às 21.30, Return to Nuke’em High Vol. 1, de 2013, do mesmo Kaufman, realizando-se a seguir uma sessão de perguntas e respostas com este. Depois, às 00.00, haverá um acontecimento extra: a antestreia mundial de Return to Nuke’em High Vol. 2, cuja cópia será trazida em segredo pelo próprio Lloyd Kaufman, antes de passar no Festival de Cannes. 

Fundada em 1974, a Troma é uma produtora (e também distribuidora) ferozmente independente e verdadeiramente marginal, um equivalente dos nossos dias dos pequenos estúdios remediados dos tempos da Hollywood clássica, a chamada “Poverty Row’.  Mantém vivo o espírito do cinema de série B e de exploitation, a que lhes acrescentou um gene subversivo e anti-Hollywood e uma atitude de guerrilha, de marginalidade gozona e de provocação schlock. Os seus filmes, feitos com orçamentos famélicos e que frequentemente se canibalizam uns aos outros em nome da contabilidade, primam pela transgressão espalhafatosa, pelo humor de mau gosto, pela paródia desbragada, pelo gore todo-terreno e pela violência gráfica exagerada, servindo-se de géneros e subgéneros, dos tradicionais aos que estão na moda, para melhor os glosar, zombar, amalgamar ou rebentar em pedaços. E, claro está, fazer várias continuações.

Os títulos das fitas da Troma falam por si. Citemos apenas, entre dezenas de outros, Blood Sucking Freaks, Cannibal! The Musical, Troma’s War, Chopper Chicks in Zombietown, Rabid Grannies, Poultrygeist: Night of the Chicken Dead, Surf Nazis Must Die, Sgt. Kabukiman N.Y.P.D, Tromeo and Juliet, Zombiegeddon, Yeti: A Love Story, They Call Me Macho Woman! ou Killer Condom. Pela Troma passaram, no início das suas carreiras, nomes como Carmen Electra, Billy Bob Thornton, Kevin Costner, Samuel L. Jackson, Marisa Tomei, Trey Parker e Matt Stone, Paul Sorvino, James Gunn, Oliver Stone ou J.J. Abrams. Os bilhetes para esta Sessão de Culto que se afigura intensamente “Tromática” custam 7 € para uma sessão e 10€ para as duas. 

Últimas notícias

    Publicidade