A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

O xixi contra-ataca

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Há três freguesias de Lisboa que declararam guerra a quem utiliza as paredes para esvaziar a bexiga.

Primeiro foi a Misericórdia, a Junta de Freguesia que acolheu o “Xixi na rua, não”, um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo 2015/2016 e uma ideia inédita em Portugal, crédito da associação de moradores Aqui Mora Gente. A ideia pegou e de que maneira. A aplicação de uma tinta hidrofóbica que repele qualquer tipo de líquido começou a ser aplicada em locais estratégicos (como o Beco dos Apóstolos ou a Travessa do Alecrim) no início de Agosto do ano passado e não demorou muito tempo a ser replicada numa freguesia distante.

Em Benfica arrancou nesse mesmo mês uma iniciativa semelhante chamada “Xixi aqui não” que, tal como a ideia aplicada na freguesia da Misericórdia, se inspirou em resultados positivos na aplicação desta tinta (que devolve o líquido aos pés de quem o verte) na Alemanha ou EUA. E como não há duas sem três, a Penha de França achou a ideia boa e juntou-se à luta em Janeiro, quando começou a espalhar tinta e a surpreender quem quer converter as paredes em urinol.

“Escolhemos as que foram objecto de várias reclamações de cidadãos, as mais próximas de trajectos habitualmente percorridos por um considerável número de pessoas ou então localizadas em áreas emblemáticas da freguesia, como a Alameda D. Afonso Henriques, explicou-nos Sofia Oliveira Dias, a presidente da Junta de Freguesia da Penha de França.

Todas as freguesias vão continuar a aplicar a tinta em mais paredes, a ver se volta a cheirar bem, a cheirar a Lisboa.

Últimas notícias

    Publicidade