A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Saca – O filme de Tiago Pires estreia hoje nos cinemas

Escrito por
Sara Sanz Pinto
Publicidade

Pense numa pessoa desajustada, não por apetência genética mas pelo próprio destino que, em jeito de preparação para algo maior, passou a vida a esfolar-se. Pense num miúdo gordinho do Bairro de Alvalade e dentes da frente partidos que no início dos anos 90 andava duas horas de autocarro, sozinho e de prancha atrás, para ir surfar à Ericeira. E pense na ousadia que foi para a altura, esse mesmo miúdo dizer, estranhamente seguro de si, que um dia iria estar entre os melhores do mundo.

Agora pense num realizador carioca igualmente desajustado, não por destino mas com muita responsabilidade no assunto, que nunca teve “carteira assinada”, do outro lado do oceano. Pense num procrastinador assumido, também ele em tempos surfista profissional, e fã incondicional de cerveja mas que quando faz alguma coisa, fá-la bem. Júlio Adler já o tinha provado com o seu anterior documentário, 'Fábio Fabuloso (2004)' e confirma-o com este, a partir de hoje nos cinemas.

Por fim, pense num filme de surf, sem miúdas giras em biquínis reduzidos e noites de rock n’ roll. Numa transa-atlântica feliz como tantas outras da nossa história ao som de fado e com segredos contados ao ouvido debaixo de coqueiros nos trópicos. Num atleta que pouco se deu a conhecer e que em nada obedece aos clichés dos corpos esculturais, olhos claros e cabelos compridos queimados do sol.

Sim, esse mesmo, tratado por Saca e responsável máximo pela dimensão que este desporto tem hoje em Portugal. Foi ele que o encaixou nas grelhas de programação dos telejornais e é por causa dele que os melhores do mundo vêm agora até Peniche competir. Durante sete anos a correr um circuito tradicionalmente dominado por anglo-saxónicos, que ainda hoje não conseguem pronunciar correctamente o seu nome e, parte deles, sem ideia geográfica de onde Portugal fica, Tiago chega agora ao grande ecrã, em mais um feito pioneiro da sua carreira.

Últimas notícias

    Publicidade