A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Uma exposição para todos os géneros – ou para nenhum

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

Tamara Alves, uma das dezenas de artistas que participam na exposição colectiva de Verão da Ó! Galeria, queimou as ilustrações que agora estão nas paredes das duas galerias, a de Lisboa e a do Porto. As suas, claro. “Além do carácter destrutivo, o fogo serve como analogia à paixão e ao amor”, explica.

Bárbara Fonseca

“O papel queimado revela outra pele, que assume o ‘não normativo’”, continua, com “um homem maquilhado [a ilustração pode ser vista no Porto] e uma mulher de bigode [em exposição em Lisboa]”. “Uma pele não tem género, tal como o amor”, remata.

Além dela, outros 27 artistas compõem “Gender Bender”, a colorida exposição que pode ser vista até 5 de Setembro em simultâneo na Ó! de Lisboa, nas mais recentes instalações na Calçada de Santo André, na Mouraria, e na Rua Miguel Bombarda, no Porto.  O objectivo é desfazer todos os estereótipos associados ao género feminino e masculino (afinal, gender bender é isso mesmo, desafiar todos os estereótipos que associamos a determinado género).

Joana Rosa Bragança

Se está a planear uma viagem à Invicta, não deixe de passar pela galeria, já que as ilustrações e trabalhos originais são diferentes nos dois espaços, garante a fundadora da Ó!, Ema Sara Ribeiro. Esta é a primeira exposição LGBT da galeria que nasceu no Porto e chegou a Lisboa em Novembro de 2015 como uma pop-up store a pensar nos presentes de Natal e que, felizmente, acabou por ficar.

No que diz respeito à temática, a galeria já teve “alguns trabalhos” do género (neste caso, sem género), mas “nunca ninguém propôs uma exposição LGBT, daí a escolha para esta exposição colectiva”, continua Ema. “Além de achar oportuno, há mercado. É uma temática que ainda não está explorada o suficiente na ilustração.”

Tamara Alves

Enquanto alguns artistas “tiveram dificuldades”, “a maioria encarou o tema como um desafio interessante”, diz a fundadora da Ó!. Mariana A Miserável, por exemplo, uma das ilustradoras mais antigas da casa, preparou dois trabalhos: um é um gelado de dois sabores, porque lhe “apeteceu”, explica, outro uma “homenagem” à comunidade drag. “O meu desenho é a cabeça de uma drag queen aberta e por dentro vê-se glitter e flores”, descreve. “É como imagino que é feita, de brilho e coisas boas. Muito acima e além daquilo que normalizamos em cada género.”

Além de Tamara Alves e Mariana A Miserável, a exposição conta com trabalhos de artistas como Julio Dolbeth, Leonor Zamith, Hélia Aluai, Joana Estrela, Joana Rosa Bragança, Maria Herreros, Tina Siuda, David Penela e Bárbara Fonseca, entre outros.

David Penela

Todas as obras estão à venda e os preços variam entre os 25 e os 250€.

Até 5 de Setembro na Ó! Galeria. Calçada de Santo André, 86 (Mouraria). Seg-Sáb 11.00-20.00. Grátis

Últimas notícias

    Publicidade