A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

VOA: o metal ganha asas

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Por detrás das iniciais VOA, durante sete anos, escondeu-se o Vagos Open Air, um dos melhores festivais de metal e música extrema de Portugal. Até que, no ano passado, a organização abandonou a vila nos arredores de Aveiro e se instalou a poucos quilómetros de Lisboa, em Corroios. Apesar dessa mudança, o cartaz não perdeu a força e a qualidade. Antes pelo contrário.

A edição deste ano arranca na sexta-feira, dia 4 de Agosto, e cobre uma boa parte do espectro metálico. No topo do cartaz encontram-se os Carcass (na fotografia), pioneiros do grindcore e do death metal britânicos, no activo desde meados dos anos 80 (com uma pausa entre 1996 e 2007). Antes, no palco principal, vai escutar-se o metal sinfónico dos Epica, o death/ doom dos finlandeses Insomnium, o groove dos holandeses The Charm The Fury e o peso lento e monolítico dos Process of Guilt.

O quarteto de cordas metálico Apocalyptica pode ser o nome mais sonante de sábado, mas não é o melhor. Nem o mais histórico. Destacam-se antes os Venom, lendas das Ilhas Britânicas que deram o nome ao black metal, e os Death Angel, congéneres, conterrâneos e contemporâneos dos grandes colossos do thrash metal californiano. Os espanhóis Childrain e os portugueses Terror Empire também tocam lá.

A parada volta a subir antes do fim do festival, no domingo. Estão lá os Trivium, em representação do metalcore americano, e essa instituição pós-hardcore matemática chamada The Dillinger Espace Plan, ou ainda os Obituary, que escreveram o seu nome com o sangue ainda a escorrer nos anais do death metal logo na década de 80. O pontapé de partida, mais uma vez, é dado por um par de extremistas ibéricos. Mais concretamente, os portugueses Colosso e os espanhóis Killus. A festa vai ser rija. E pesada.

VOA. Quinta de Marialva, Corroios. Sex-Dom. 35-65€

Últimas notícias

    Publicidade