A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

10 coisas que precisa de saber sobre o Europa

Escrito por
Clara Silva
Publicidade

A discoteca do Cais do Sodré comemora no sábado 10 anos com uma festa com 10 horas de música (da meia-noite às 10 da manhã) no Europa Sunrise, o espaço para after-hours mais conhecido da cidade. Jiggy, Kaesar, Stereo Addiction, Diana Oliveira, Trigger e Vanhell tratam da música. Damos-lhe dez curiosidades que podem servir para impressionar ou desbloquear a conversa com alguém a meio da festa. 

1. O Europa comemora 10 anos com esta gerência e este conceito de discoteca de electrónica, mas foi inaugurado em 1947. Na altura, quando o Cais do Sodré era o red light district alfacinha, era um “bar dançante”, diz-nos um dos actuais responsáveis, voltado para marinheiros, os principais frequentadores da zona. Também tinha um serviço de barbeiro.

2. É dos poucos espaços em Lisboa onde se consegue ouvir todo o tipo de electrónica. Às quartas, a discoteca recebe as sessões Freaky Fiction (23.00-04.00), com trance. Às quintas orgulha-se de ter a residência semanal mais antiga de drum n’ bass da cidade, organizada pela Kalimodjo (23.00-04.00).

3. O Europa do Cais do Sodré tornou-se conhecido pelos after-hours, no início com o nome Breakfast@Europa, das seis às dez da manhã. Com as novas leis da zona, foram “forçados” a abrir outro espaço, o Europa Sunrise, a funcionar desde 2013 no antigo Konvento, em Santos. A discoteca funciona aos fins-de-semana entre as cinco e as dez da manhã.

4. Este ano, e no andar por cima do Europa Sunrise, inauguraram outro espaço, mais exclusivo, o Vinylium Room, que costuma abrir às 02.30. A sala tem uma colecção de 12 mil a 15 discos que pertencia aos irmãos Rocha, antigos donos do Kremlin, agora à frente do Urban.

5. No Verão passado organizaram as Sunrise Summer Sessions, em Vilamoura, que em breve poderão estender-se a outras zonas do país.

6. Estima-se que, pelas contas oficiais, já tenham passado perto de 1200 DJs pelo Europa. No Sunrise às vezes DJs internacionais que foram tocar a outras festas em Lisboa pedem para subir à cabine.

7. O espaço no Cais do Sodré é muito solicitado para filmagens, “com pelo menos três por ano”, dizem-nos. A última foi a de Cabaret Maxime, de Bruno de Almeida, e que tem no elenco John Ventimiglia, da série Os Sopranos.

8. A festa de anos acontece em Novembro, mas a discoteca renasceu em Setembro de 2006, quando a rua ainda não estava pintada de cor-de-rosa e o Cais do Sodré estava longe de ser o que é hoje.

9. A entrada é livre aos fins-de-semana e na quarta e quinta também, mas só para quem entrar mais cedo, antes da uma e meia.

10. Tal como o Jamaica e o Tokyo, a discoteca esteve para fechar em Abril para dar lugar a um hotel. Depois o prazo foi adiado para Junho. Por enquanto ainda não há novidades e o Europa continua vivo e recomenda-se.

Festa dos 10 anos do Europa: Europa Sunrise, Pátio do Pinzaleiro, 26 (Santos). 00.00-10.00. 12€

Últimas notícias

    Publicidade