A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Papa Francisco
Presidencia de la República Mexicana

A Jornada Mundial da Juventude explicada tim-tim por tim-tim

Como surgiu a primeira Jornada Mundial da Juventude? O que esperar do evento? Como se pode participar? Aqui encontra todas as respostas para as perguntas mais frequentes.

Publicidade

Em que consiste a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)?

Trata-se de um encontro religioso entre jovens do mundo inteiro e o Papa, e dura cerca de uma semana. Como explicam na página oficial da JMJ Lisboa 2023, é simultaneamente uma peregrinação e uma festa da juventude aberta a todos, "mais próximos ou mais distantes da Igreja". "Acontece todos os anos a nível diocesano, de início por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um grande encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Santo Padre e sempre com a sua presença.” 

Onde ocorreu a primeira JMJ​?

Foi o Papa João Paulo II que deu início, em 1985, àquilo que viriam a ser as jornadas mundiais da juventude. O nome original, em italiano, é Giornata Mondiale della Gioventù e a primeira edição foi celebrada em Roma no ano de 1986.

Onde vai ser a próxima JMJ?

A grande maioria dos portugueses já sabe qual resposta a esta pergunta. Mas, para os mais desatentos, recapitulemos. Tal como foi anunciado pelo Papa Francisco na Cidade do Panamá durante a última edição do evento, a jornada de 2023 (adiada um ano por causa da covid-19) vai acontecer em Lisboa, maioritariamente na zona do Parque das Nações. O grande (e polémico) altar-palco será construído no recinto principal e é aí que irá realizar-se a missa de abertura, o acolhimento do Papa e a via-sacra. O evento vai passar ainda por outras zonas da cidade, como o Terreiro do Paço, a Alameda D. Afonso Henriques, o Parque Eduardo VII e o Parque da Belavista, terminando em Oeiras, onde se realizará o encontro final do Santo Padre com os voluntários.

Quantos dias vai durar a Jornada Mundial da Juventude​?

A jornada em si dura seis dias, de 1 a 6 de Agosto. No entanto, a Peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas 21 Dioceses de Portugal, por forma a preparar o país para o evento, teve início no final de 2021. A digressão começou no Algarve, passou por Beja, Évora, e Portalegre, e assim há-de percorrer o país todo até chegar, em Julho de 2023, a Lisboa. A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, acompanham também a peregrinação.

Quem pode participar?

A JMJ Lisboa 2023 é dedicada a jovens de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos, sendo todavia permitido que peregrinos de outras idades também se inscrevam. Antes da jornada, os jovens estrangeiros serão acolhidos nas dioceses do país organizador, de onde podem vir em peregrinação até Lisboa. O encontro “Dias nas Dioceses” (DND) terá lugar de 26 a 31 de Julho, e realiza-se em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. As inscrições, em grupo ou não, podem ser feitas aqui.

Como ser voluntário?

Existem dois grandes grupos de voluntários na JMJ Lisboa 2023. Os voluntários centrais, com mais de 18 anos, são aqueles que colaboram nas tarefas e actividades relacionadas com os eventos centrais da jornada: os encontros com o Papa, o Festival da Juventude, os eventos de abertura, a Cidade da Alegria, os pontos de informação na cidade, etc. A inscrição como voluntário central é feita através da plataforma de inscrições oficial

Já os voluntários paroquiais, com mais de 15 anos, ajudam nos eventos e necessidades que vão surgindo nas paróquias que acolhem a JMJ Lisboa 2023. Existem três Dioceses de Acolhimento (onde ficarão alojados peregrinos): Lisboa, Santarém e Setúbal. Nesses locais, as paróquias terão uma equipa de voluntários paroquiais que colaboram na organização dos alojamentos, no atendimento aos peregrinos, na organização de celebrações e eventos, entre outras tarefas. A inscrição como voluntário paroquial é feita através das próprias paróquias. 

Para facilitar a gestão do trabalho voluntário, todos farão parte de uma equipa (com 10 a 20 pessoas), onde um dos voluntários, para além das tarefas da sua equipa, desempenhará as funções de coordenador e fará a ponte com a organização – são os chamados chefes de equipa. Estes voluntários (cerca de dois mil) já foram sendo selecionados desde o início de 2022, uma vez que têm de apresentar uma maior disponibilidade para a sua formação, ao longo de mais tempo. 

A grande maioria dos voluntários da JMJ Lisboa 2023, são de curta duração e deverão estar disponíveis entre 23 de Julho e 7 de Agosto de 2023 para desempenho das suas funções.

É preciso comprar bilhete?

São gratuitos o acesso ao recinto da JMJ e a eventos como a missa de abertura, o acolhimento, a via sacra, a vigília e a missa de envio. Todavia, lê-se no site da jornada, “por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos organizativos, todos os interessados são convidados a inscreverem-se na JMJ e a pagar a contribuição de participação". Existem três modalidades diferentes de inscrição para peregrinos com serviços que podem incluir alojamento, transportes, alimentação ou seguros: a modalidade A (uma semana), cujo preço varia entre os entre 95 e 255 euros; a modalidade B (fim-de-semana), dos 100 aos 140 euros; e a modalidade C (vigília e missa de envio), entre os 50 e os 60 euros.

Onde é que os peregrinos vão ficar a dormir?

Os peregrinos que comprarem uma das modalidades referidas em cima com alojamento incluído vão dormir em casas de família, pavilhões, escolas ou ginásios. Quem escolher um pacote sem alojamento terá de garantir a sua própria estadia. No que toca à alimentação, está previsto um sistema misto, podendo os jovens recorrer a áreas da JMJ, a restaurantes e a outros pontos de alimentação de parceiros externos.

O Papa Francisco vai mesmo estar em Portugal?

Segundo uma nota da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, a chegada do Papa Francisco a Lisboa está prevista para o dia 3 de Agosto, quinta-feira, e o regresso ao Vaticano agendado para domingo, dia 6.

Quantas pessoas são esperadas em Lisboa?

De acordo com os últimos números, no evento já estão pré-inscritos mais de 420 mil peregrinos, mas são esperadas na capital cerca de 1,5 milhões de pessoas. As principais cerimónias da JMJ vão ter lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures. 

Qual é o grande tema da JMJ Lisboa 2023?

Desde a primeira edição que cada jornada tem um tema. Para o evento em Lisboa, a citação bíblica escolhida pelo Santo Padre pertence ao Evangelho de São Lucas:​ "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1, 39). Segundo a página oficial da jornada, trata-se da frase que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá)" e que "dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel).

Que elementos outros caracterizam esta jornada?

Além do tema, a JMJ apresenta um logo que é uma cruz, como elemento central, nos tons de verde, vermelho e amarelo (cores da bandeira portuguesa). Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. "Trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno", explicou a autora, a jovem designer portuguesa Beatriz Roque Antunes. Além de logo, existe ainda o hino “Há Pressa no Ar”, com letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade