Demythologise that History and Put it to Rest

Coisas para fazer
Demythologise that History and Put it to Rest
Kiluanji Kia Henda

Márcio Carvalho convidou artistas de Angola, Camarões, Gabão, Iraque, Moçambique e Portugal para apresentar performances ao vivo e discussões públicas. Foi em Berlim que começou a intervenção sobre a estátua de Otto Von Bismark, em Abril. Objectivo: "desmitologizar as narrativas em torno desses monumentos e sua influência sobre os vários aspectos da lembrança e do esquecimento público".

Tudo começou com Colonial Neighbours, um arquivo e projecto de investigação sobre a história colonial da Alemanha, promovido pela SAVVY Contemporary, uma galeria sedeada naquela cidade alemã. É a partir deste gancho que o artista português criou "Demythologise that History and Put it to Rest", trabalho desenvolvido em parceria com o Hangar - Centro de Investigação Artística que apela a uma memória formada por estátuas, monumentos, nomes de ruas e outros memoriais coloniais.

A reflexão chega agora Lisboa, e o ponto de referência é a escultura do rei Carlos I, no Palácio da Ajuda. Dia 26 de Maio, pelas 16.00, intervêm Kiluanji Kia Henda (Angola) e Lavoisier (Portugal). A 2 de Junho, a performance está por conta de Ângela Ferreira (Moçambique) e do próprio Márcio Carvalho.