16 coisas que tem de fazer nos museus em Lisboa

Visitas guiadas, oficinas, concertos e muito mais por descobrir. Há um admirável mundo novo para lá dos acervos. Teste estas experiências
Museu do Azulejo - Interior
©Museu do Azulejo
Por Maria Ramos Silva |
Publicidade

Não fique a admirar estas actividades como se fossem quadros na parede. O conjunto de experiências que se segue é apenas uma amostra da quantidade inesgotável de iniciativas fomentadas pelos museus em Lisboa. É através deles que garante acesso a um barco, que pode consultar um acervo áudio único, fazer uma generosa doação ou até alugar um enorme salão de festas para celebrar o aniversário. À falta de ideias, nós dizemos-lhe quais são as experiências imperdíveis nos museus em Lisboa. Siga o nosso roteiro. Está à espera do quê?

Recomendado: Museus em Lisboa: as obras de arte que tem mesmo de ver

Experiências imperdíveis nos museus em Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga
© Lydia Evans / Time Out
Museus

Faça novos amigos

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

Pode ter que pagar quotas e honrar estatutos, um esforço mínimo quando comparado com as mais-valias destas experiências. O Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, ou GAMNAA, por exemplo, foi criado em 1912 e permite-lhe beneficiar de uma série de actividades, acesso a exposições, visitas guiadas exclusivas, entre outras vantagens. Prefere a Marinha? As Comunicações? O Oriente? Tudo certo. Diga-nos com quem anda e dir-lhe-emos quem é. Seja qual for o caso, estará bem acompanhado.

newsmuseum
Fotografia: Ana Luzia
Coisas para fazer

Mostre os seus dotes no YouTube

icon-location-pin Sintra

As notícias de hoje servem para embrulhar o peixe no dia a seguir – ou, desde 25 de Abril de 2016, para ocuparem as instalações do antigo Museu do Brinquedo, onde nasceu o Newsmuseum. Se sempre sonhou ser jornalista, pode escolher uma situação e gravar o chamado “vivo”, como se estivesse a participar do momento, com apoio de teleponto profissional e tudo. A sua queda para a reportagem será partilhada com os fãs depois de ver o seu trabalho publicado no canal de YouTube do museu.

Publicidade
Casa Museu Medeiros e Almeida
©DR
Museus

Alugue um salão para festas

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Bem no centro de Lisboa, a colecção de Artes Decorativas de António Medeiros e Almeida (1895-1986) está exposta na casa de estilo parisiense que habitou e transformou em museu em 1973. Se gostava de receber os amigos em grande estilo e os seus 30 metros quadrados não chegam, faça de conta que vive nesta mansão com 25 salas incríveis. Pode alugar a Sala do Lago, para 250 pessoas (ponha de parte cerca de 2 mil euros), ou contentar-se com a Sala das Tapeçarias (na casa dos 1600 euros). São só umas ideias.

MAAT
Fotografia: Arlindo Camacho
Museus

Faça uma visita secreta

icon-location-pin Belém

Já ninguém imagina Lisboa sem a pala do MAAT mas apostamos que não conhece tudo neste edifício. O Percurso Secreto do museu desafia os visitantes a conhecerem as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público. Falamos de um submundo movido a caldeiras, com uma sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis e outros segredos que normalmente não aparecem no seu feed. E pode levar miúdos com mais de 12 anos.

Publicidade
Museu do dinheiro
Fotografia: Arlindo Camacho
Museus

Entre na igreja para ver uma muralha

icon-location-pin Baixa Pombalina

Há experiências que não têm preço e esta até é proporcionada por um museu gratuito. Classificada como Monumento Nacional, a Muralha de D. Dinis é uma construção medieval que nos leva numa viagem no tempo, percorrendo mais de 1000 anos da história de Lisboa. Para conhecer a lição completa, consulte o Núcleo de Interpretação, uma montra de artefactos arqueológicos que traçam o passado da cidade. A exposição inicia-se na cripta da antiga Igreja de São Julião.

Museus

Escute um arquivo único

icon-location-pin Belém

Foi em 1959 que o francês Michel Giacometti se instalou definitivamente em Portugal, para iniciar as recolhas dos primeiros registos sonoros na região de Trás-os-Montes. No mesmo ano, fundaria os Arquivos Sonoros Portugueses, que viriam a editar cerca de duas dúzias de recolhas fonográficas, contando com a colaboração de Fernando Lopes-Graça, entre as quais se destaca a Antologia da Música Regional Portuguesa. É na mediateca do Museu de Etnologia que pode consultar este precioso espólio sonoro.

Publicidade
Museu Rafael Bordalo Pinheiro
Fotografia: Ana Luzia
Museus

Caminhe pela Lisboa de Bordalo

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Dentro de portas, o contacto com a obra do mestre. No exterior, um roteiro pelos lugares indissociáveis do percurso de Rafael Bordalo Pinheiro. O museu promove visitas mensais pelos pontos de interesse na cidade, pelo que deve estar atento à programação regular.

Museus

Dê uma volta numa embarcação épica

icon-location-pin Belém

É através do Museu da Marinha que pode comprar bilhete para uma viagem na fragata D. Fernando II e Glória. A embarcação encontra-se em doca seca em Cacilhas, a cerca de 150 metros do terminal dos Cacilheiros. Mas fica o alerta: a estrutura do navio não permite acesso para cadeiras de rodas e as escadas interiores são bastante íngremes. 

Publicidade
Jardim botanico de lisboa
Fotografia: Manuel Manso
Museus, História natural

Passeie por um jardim renovado

icon-location-pin Princípe Real

Novo pavimento dos caminhos e recuperação dos gradeamentos que revelam pontos de observação das colecções botânicas. Depois das obras, o Jardim Botânico de Lisboa, projectado no século XIX, reabriu ao público e nunca o convite à passeata com esta moldura verde foi tão forte.

Filmes

Faça uma doação

icon-location-pin Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Esperamos que a costela de bom samaritano ainda não se tenha esgotado. É que a colecção da Cinemateca não seria a mesma sem as generosas doações ao longo dos anos de particulares e instituições – ora espreite a Sala dos Cupidos com a sua reunião de lanternas mágicas dos primórdios da Sétima Arte. Se acha que tem um tesouro familiar lá em casa que podia juntar-se a centenas de aparelhos de formato reduzido, consulte o Museu do Cinema. Só uma pequena parte das colecções pode ser visitada pelo público, mas a sua parte ficará feita. Quanto ao ecrã, deslize o dedo pelo cardápio do dia e escolha um clássico para ver.

Mostrar mais

O melhor dos museus em Lisboa

Museu do Oriente
©Museu do Oriente
Museus

20 museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes.

Pessoas sentadas observam um painel no Museu de Arte Antiga
Fotografia: Arlindo Camacho
Arte

Museus e galerias em Santos

Galerias de arte contemporânea escondidas, instalações em montras, programas para miúdos e graúdos e uma nova mediateca onde pode treinar o seu francês. Aqui na zona ninguém se aborrece. Tem o aclamado Museu de Arte Antiga, onde pode encontrar o famoso tríptico de Bosch, mas também pode passar para o outro lado da rua e entrar na Wozen, uma residência artística com direito a exposições e actividades para todos. Pelo meio, há mais uma mão cheia de galerias que tem mesmo de visitar no bairro de Santos. Recomendado: Seis novidades em Santos e na Madragoa e Museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Publicidade
Actividades para crianças no Museu Berado
©Museu Berardo
Miúdos

Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que só interessou aos pais... é bem possível que o programa enfrente alguma resistência. Não desanime. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Se preferir também lhes pode dar a conhecer os cinco museus mais estranhos de Lisboa.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com