1. MAAT
    Fotografia: Arlindo Camacho
  2. Maat open day
    ©DR
  3. MAAT
    Fotografia: Arlindo Camacho

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

  • Museus
  • Belém
Publicidade

A Time Out diz

Projecto da Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia aterrou em Belém em 2016, com um projecto marcante, assinado pela britânica Amanda Levete. O edifício tornou-se local de peregrinação por si só, pelo facto de ser um belíssimo novo miradouro sobre o Tejo e sobre a cidade, particularmente apreciado ao pôr do sol.

O MAAT engloba a antiga Central Tejo, uma central termoeléctrica de 1908 – agora chamada MAAT Central –, o novo edifício – a MAAT Gallery – e o jardim que os liga pelas traseiras – o MAAT Garden. Para além das exposições e das atividades temporárias, o museu tem a exposição permanente "A Fábrica da Eletricidade" na Central e as esculturas no espaço exterior, em que se destaca a peça de Pedro Cabrita Reis num cais sobre o Tejo.

Detalhes

Endereço
Central Tejo
Avenida de Brasília
Lisboa
1300-598
Transporte
BUS 714, 727, 751. Eléctrico 15
Preço
11€ (MAAT e Central), cartão MAAT 30€/ano (MAAT e Central)
Horário
Qua-Seg 10.00-19.00

Novidades

Cerith Wyn Evans – Formas no Espaço… através da Luz (no Tempo)

"Cerith Wyn Evans – Formas no Espaço… através da Luz (no Tempo)" ocupa a Galeria Oval e outros dois espaços do MAAT Gallery e é a primeira exposição do artista galês em Portugal. A luz e o som são os principais veículos da expressão artística de Evans. Um trabalho que "responde ao espaço de exposição e à arquitectura", segundo Sérgio Mah, curador da exposição. No MAAT, são expostas 30 peças do artista – as mais antigas datam de 1994, a mais recente foi executada a uma semana da inauguração. É na Galeria Oval que encontramos o cartão de visita da exposição. Forms in Space… by Light (in Time) é a obra monumental criada em 2017 para a Tate Britain, a maior escultura alguma vez feita por Cerith Wyn Evans. Suspensa, mede aproximadamente 35 metros de comprimento e é composta por quase dois quilómetros de néon.

Carrinhos solares

Será que a luz do sol pode ser transformada em movimento? O objecivo desta oficina para crianças entre os seis e os 12 anos é construir um carro movido a energia solar e conduzi-lo numa corrida emocionante. Quem sairá vencedor?

Notre Feu

É a primeira exposição a solo de Isabelle Ferreira em Portugal. No MAAT Gallery, a artista francesa propõe uma "reflexão poética e política sobre a memória da emigração portuguesa em França, evocando travessias clandestinas que, durante a ditadura salazarista, conduziram milhares de pessoas em busca de liberdade e de melhores condições de vida", como se pode ler no descritivo de "Notre Feu". A mostra reúne sobretudo fotografia, mas conta também com uma grande colagem in situ.

Detour

Numa exposição retrospectiva, o MAAT reúne cerca de 80 obras de Pedro Casqueiro, pinturas produzidas desde a década de 80 até ao ano de 2024. "A sua pintura afirmou-se de imediato pela energia de cor e composição, pela indiferenciação entre não-figuração e figuração, entre imagem pintada e utilização da palavra escrita, e por uma permanente sabotagem dos pontos de vista, das hierarquias e dos materiais", pode ler-se na apresentação da exposição.
Publicidade
Também poderá gostar
Também poderá gostar