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MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

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  1. MAAT
    Fotografia: Arlindo Camacho
  2. Maat open day
    ©DR
  3. MAAT
    Fotografia: Arlindo Camacho
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A Time Out diz

Projecto da Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia aterrou em Belém em 2016, com um projecto marcante, assinado pela britânica Amanda Levete. O edifício tornou-se local de peregrinação por si só, pelo facto de ser um belíssimo novo miradouro sobre o Tejo e sobre a cidade, particularmente apreciado ao pôr do sol.

O MAAT engloba a antiga Central Tejo, uma central termoeléctrica de 1908 – agora chamada MAAT Central –, o novo edifício – a MAAT Gallery – e o jardim que os liga pelas traseiras – o MAAT Garden. Para além das exposições e das atividades temporárias, o museu tem a exposição permanente "A Fábrica da Eletricidade" na Central e as esculturas no espaço exterior, em que se destaca a peça de Pedro Cabrita Reis num cais sobre o Tejo.

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares

Detalhes

Endereço
Central Tejo
Avenida de Brasília
Lisboa
1300-598
Transporte
BUS 714, 727, 751. Eléctrico 15
Preço
11€ (MAAT e Central), cartão MAAT 30€/ano (MAAT e Central)
Horário
Qua-Seg 10.00-19.00

Novidades

48 Artistas, 48 anos de Liberdade

Com curadoria de António Brito Guterres, Alexandre Farto, Carla Cardoso e João Pinharanda, “48 Artistas, 48 anos de Liberdade” é o nome da peça que foi simbolicamente criada no dia 10 de Junho de 2022 nos Jardins do MAAT, uma intervenção mural colectiva que reinterpreta o Painel do Mercado do Povo, realizado pelo Movimento Democrático dos Artistas Plásticos a 10 de Junho de 1974, em Belém. A reinterpretação deste mural, com 24 metros de comprimento e 3 metros de largura, contou com a participação de 48 artistas, alguns dos quais estiveram envolvidos na criação do painel original. Os restantes são artistas que se destacaram na cena artística ao longo dos últimos 48 anos de democracia em Portugal.

Mar Aberto

O trabalho de Nicolas Floc’h (n. 1970) mobiliza as potencialidades da fotografia subaquática na descoberta de novos imaginários artísticos, que nos remetem para a natureza, a biodiversidade e os fenómenos ecológicos. Com curadoria de João Pinharanda, esta exposição resulta de uma residência de dez dias no Estuário do Tejo, entre o Bugio e a Castanheira do Alentejo, que Floc’h fez no Verão de 2022, a convite do MAAT, e durante a qual teve oportunidade de explorar várias paisagens e ecossistemas submarinos.

Shining Indifference

Em Shining Indifference, Luísa Jacinto (n. 1984) desafia o público a entrar num jogo de observação, pressentimento e atenção a novos limites da visão. O público é convidado a explorar este novo universo, especialmente concebido pela artista para o espaço Cinzeiro 8 com recurso a diferentes materiais – membrana de borracha, linha, tecido, metal, spray, aguarela, pigmentos soltos – e suportes.

25 de Abril de 1974

Neste espectáculo, Jorge Andrade recria a experiência do realizador inglês John Smith, em The Girl Chewing Gum, a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, de forma a que a revolução pareça a encenação de um artista. Além de abordar os factos que garantiram a instauração da democracia, põe em evidência os mecanismos de construção ficcional e de realidades manipuladas.  MAAT Central. 27 Abr. Sáb 16.00 e 18.00. 15€

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