Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Museus e galerias em Santos
Se andar pelo bairro lembre-se de passar nestes pólos culturais
Galerias de arte contemporânea escondidas, instalações em montras, programas para miúdos e graúdos e uma nova mediateca onde pode treinar o seu francês. Aqui na zona ninguém se aborrece. Tem o aclamado Museu de Arte Antiga, onde pode encontrar o famoso tríptico de Bosch, mas também pode passar para o outro lado da rua e entrar na Wozen, uma residência artística com direito a exposições e actividades para todos. Pelo meio, há mais uma mão cheia de galerias que tem mesmo de visitar no bairro de Santos.
Recomendado: Seis novidades em Santos e na Madragoa e Museus que tem mesmo de visitar em Lisboa
Museus e galerias em Santos
Museu Nacional de Arte Antiga
Localizado no Palácio Alvor, é o museu português com mais tesouros nacionais e obras de referência. Entre pintura, escultura, desenho, ourivesaria, mobília artes decorativas europeias, arte asiática e africana, o acervo do museu tem cerca de 40 mil items dos séculos XII a XIX, onde se destacam, por exemplo, os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, ou as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch.
Wozen
Pertinho do Museu Nacional de Arte Antiga, esta não é uma galeria, onde também acontecem residências artísticas, convencional e não é só por ser uma espécie de ponte artística entre Lisboa e o Brasil. A cada exposição, a Wozen - acrónimo para World Citizenship - convida o público a conhecer os artistas, a meter as mãos na massa, com workshops para todas as idades, e, imagine-se, até programa serões com arte e vinhos. O projecto é fresco, nasceu em 2016 em Lisboa, e resulta do encontro de mentes portuguesas e cariocas: Kiki Caldas, Felipe Kopanski, João Marcus Calvacanti e Rique Inglez.
Galeria Reverso
A galeria de joalharia de autor comemora em Dezembro 20 anos. Para assinalar a ocasião lançou o “Window Project”, que convida dez artistas a intervir no espaço de uma das montras. O objectivo é “sensibilizar novos públicos” para a joalharia contemporânea.
Shiki Miki Gallery
Os irmãos Eduardo e Ivo Moreira (este último conhecido pelo seu nome artístico, Bassanti) abriram no fim de 2016 a Shiki Miki Gallery, galeria que mostra à cidade artistas que habitualmente não estão no circuito convencional. São 100 metros quadrados de onde sopra uma lufada de ar fresco.
Centro Português de Serigrafia
Foi fundado em 1985 com uma serigrafia de Manuel Cargaleiro e o objectivo principal é “facilitar o acesso a obras de arte de grande valor”. Para ser sócio tem de pagar uma quota mensal de 39€ e recebe uma serigrafia à escolha como boas-vindas.
Museu da Marioneta
Além de uma enorme coleção de marionetas portuguesas tradicionais, este Museu da Marioneta tem no seu acervo uma significativa coleção de marionetas do sudeste asiático, bem como outras respeitantes à ancestralidade africana e brasileira.
Médiathèque
A nova mediateca do Instituto Franco-Português fica ao lado da embaixada francesa e além de uma boa colecção de livros, revistas e filmes franceses promove actividades para quem quer treinar a língua. Como as terças Blá Blá Café, às 17.45, encontros informais com desconhecidos para discutir vários temas no francês possível.
Galeria Madragoa
O espaço quer expôr artistas nacionais e internacionais e o seu catálogo mostra isso desde o início: Luís Lázaro Matos e Sara Chang Yan (Portugal), Renato Leotta (Itália), Adrián Balseca (Equador), Joanna Piotrowska (Polónia), e Rodrigo Hernandez (México). O italiano Matteo Consonni e o português Gonçalo Jesus abriram a Galeria Madragoa em 2016 e não perderam tempo, estiveram logo presentes na ARCOMadrid de Fevereiro de 2017.
Mais museus em Lisboa
20 museus que tem mesmo de visitar em Lisboa
Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes.
Museus e monumentos a não perder em Belém
De antigos coches a peças modernas, de edifícios que se perdem nos tempos a estruturas que ainda cheiram a fresco em Lisboa. Reserve um tempo na sua agenda para explorar a zona de Belém e arredores. Siga o roteiro de museus e monumentos, e faça o favor de compor a ordem da visita a seu gosto.