A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Pessoas sentadas observam um painel no Museu de Arte Antiga
Fotografia: Arlindo CamachoMuseu Nacional de Arte Antiga

Museus e galerias em Santos

Se andar pelo bairro lembre-se de passar nestes pólos culturais.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Quando alguém nos convida a visitar o bairro de Santos, é possível (e apenas possível) que a primeira ideia a surgir no pensamento passe por... copos. Cheios. De álcool. Mas, além dos bares, há outros espaços que pedem uma demora um pouco diferente, mais sóbria e também diurna. Aqui mora um dos museus mais populares da cidade, o Museu Nacional de Arte Antiga, além do divertido Museu da Marioneta e há mais lugares a descobrir, como galerias de arte contemporânea. Espaços artísticos que tem mesmo de visitar no bairro de Santos, e sem bilheteira à porta.

Recomendado: Museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Museus e galerias em Santos

  • Museus
  • Estrela/Lapa/Santos

Localizado no Palácio Alvor, é o museu português com mais tesouros nacionais e obras de referência. Entre pintura, escultura, desenho, ourivesaria, mobília artes decorativas europeias, arte asiática e africana, o acervo do museu tem cerca de 40 mil items dos séculos XII a XIX, onde se destacam, por exemplo, os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, ou as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch.

  • Museus
  • Estrela/Lapa/Santos

Além de uma enorme coleção de marionetas portuguesas tradicionais, este Museu da Marioneta tem no seu acervo uma significativa coleção de peças do sudeste asiático, bem como outras respeitantes à ancestralidade africana e brasileira.

Publicidade
  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Estrela/Lapa/Santos

A antiga galeria wozen, que funcionou no mesmo espaço entre 2016 e 2019, é agora Eritage, uma galeria experimental em busca de novos formatos e processos criativos. Em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga, trata-se de um espaço aberto ao diálogo intercultural, que é casa de exposições, residências e até de um estúdio de tatuagens.

  • Arte
  • Estrela/Lapa/Santos

As obras dos cerca de 60 artistas representados pela Reverso compõem a exposição permanente da galeria que tanto aposta no trabalho de artistas consagrados, como de jovens talentos que aqui encontram uma boa oportunidade. Neste espaço, além das artes plásticas, com destaque para a obra de Pedro Calapaz, é fácil testemunhar a aposta na joalharia, onde encontramos peças de Teresa Milheiro, entre muitos outros. 

Publicidade
  • Compras
  • Arte, artesanato e passatempos
  • Estrela/Lapa/Santos
  • preço 3 de 4

Apesar do nome, nem só de serigrafia vive o chamado Centro Português de Serigrafia, que também facilita o acesso dos colecionadores de arte a gravuras, xilogravuras, litografias, fotografias e arte digital, dos grandes mestres aos artistas emergentes. Feitas as apresentações, saiba que esta casa tem artistas em catálogo que nunca mais acabam, por isso, a parte mais difícil vai ser mesmo decidir-se só por um.

Mais museus em Lisboa

  • Museus

Nem todos são grandes fãs de percorrer um museu que apresente a sua colecção apenas com a ajuda de pequenas legendas ou escritos nas paredes que enquadram o percurso. Ir a um museu não tem de ser uma seca e há cada vez mais espaço para a interactividade no desenho museológico nacional. Não substituem a riqueza analógica de um Museu Nacional de Arte Antiga ou de uma Fundação Calouste Gulbenkian, mas piscam o olho à modernidade e ao crescente hábito de metermos a mão em tudo o que é ecrã-táctil. A realidade virtual está também cada vez mais presente nos museus interactivos de Lisboa, Sintra ou Cascais. Está na hora de conhecê-los.

  • Arte
  • Galerias

Museus e centros de difusão de arte contemporânea e galerias que estão de pedra e cal no roteiro cultural dos lisboetas são bem conhecidas de todos. Mas, onde andam os artistas emergentes? Esses que não andam nas bocas do mundo? Nestas galerias, está claro. Conheça talentos emergentes nas galerias de arte menos óbvias de Lisboa, algumas até no centro da cidade, outras nos bairros já fora do centro histórico ou até nos bairros que só mais recentemente estão a ser descobertos por uma grande parte dos lisboetas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade