Museus e galerias em Santos

Se andar pelo bairro lembre-se de passar nestes pólos culturais

Fotografia: Arlindo CamachoMuseu Nacional de Arte Antiga

Galerias de arte contemporânea escondidas, instalações em montras, programas para miúdos e graúdos e uma nova mediateca onde pode treinar o seu francês. Aqui na zona ninguém se aborrece. Tem o aclamado Museu de Arte Antiga, onde pode encontrar o famoso tríptico de Bosch, mas também pode passar para o outro lado da rua e entrar na Wozen, uma residência artística com direito a exposições e actividades para todos. Pelo meio, há mais uma mão cheia de galerias que tem mesmo de visitar no bairro de Santos.

Recomendado: Seis novidades em Santos e na Madragoa e Museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Museus e galerias em Santos

Museu Nacional de Arte Antiga

Localizado no Palácio Alvor, é o museu português com mais tesouros nacionais e obras de referência. Entre pintura, escultura, desenho, ourivesaria, mobília artes decorativas europeias, arte asiática e africana, o acervo do museu tem cerca de 40 mil items dos séculos XII a XIX, onde se destacam, por exemplo, os Painéis de São Vicente, de Nuno Gonçalves, ou as Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos

Wozen

Pertinho do Museu Nacional de Arte Antiga, esta não é uma galeria, onde também acontecem residências artísticas, convencional e não é só por ser uma espécie de ponte artística entre Lisboa e o Brasil. A cada exposição, a Wozen - acrónimo para World Citizenship - convida o público a conhecer os artistas, a meter as mãos na massa, com workshops para todas as idades, e, imagine-se, até programa serões com arte e vinhos. O projecto é fresco, nasceu em 2016 em Lisboa, e resulta do encontro de mentes portuguesas e cariocas: Kiki Caldas, Felipe Kopanski, João Marcus Calvacanti e Rique Inglez.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos
Publicidade

Galeria Reverso

A galeria de joalharia de autor comemora em Dezembro 20 anos. Para assinalar a ocasião lançou o “Window Project”, que convida dez artistas a intervir no espaço de uma das montras. O objectivo é “sensibilizar novos públicos” para a joalharia contemporânea.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos

Shiki Miki Gallery

Os irmãos Eduardo e Ivo Moreira (este último conhecido pelo seu nome artístico, Bassanti) abriram no fim de 2016 a Shiki Miki Gallery, galeria que mostra à cidade artistas que habitualmente não estão no circuito convencional. São 100 metros quadrados de onde sopra uma lufada de ar fresco. 

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos
Publicidade

Centro Português de Serigrafia

Foi fundado em 1985 com uma serigrafia de Manuel Cargaleiro e o objectivo principal é “facilitar o acesso a obras de arte de grande valor”. Para ser sócio tem de pagar uma quota mensal de 39€ e recebe uma serigrafia à escolha como boas-vindas.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos

Museu da Marioneta

3 /5 estrelas

Além de uma enorme coleção de marionetas portuguesas tradicionais, este Museu da Marioneta tem no seu acervo uma significativa coleção de marionetas do sudeste asiático, bem como outras respeitantes à ancestralidade africana e brasileira.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos
Publicidade

Médiathèque

A nova mediateca do Instituto Franco-Português fica ao lado da embaixada francesa e além de uma boa colecção de livros, revistas e filmes franceses promove actividades para quem quer treinar a língua. Como as terças Blá Blá Café, às 17.45, encontros informais com desconhecidos para discutir vários temas no francês possível. 

Ler mais
Santos

Galeria Madragoa

O espaço quer expôr artistas nacionais e internacionais e o seu catálogo mostra isso desde o início: Luís Lázaro Matos e Sara Chang Yan (Portugal), Renato Leotta (Itália), Adrián Balseca (Equador), Joanna Piotrowska (Polónia), e Rodrigo Hernandez (México). O italiano Matteo Consonni e o português Gonçalo Jesus abriram a Galeria Madragoa em 2016 e não perderam tempo, estiveram logo presentes na ARCOMadrid de Fevereiro de 2017.

Ler mais
Estrela/Lapa/Santos
Publicidade

Mais museus em Lisboa

20 museus que tem mesmo de visitar em Lisboa

Edifícios relativamente novos, com linhas que são uma perdição para a fotografia, e clássicos da cidade que patrocinam autênticas viagens no tempo. Destaque-se ainda os inúmeros e regulares workshops e eventos que promovem para adultos e crianças, ou mesmo as cafetarias e brunches que também são pequenas obras de arte. Deixamo-lo com uma visita guiada aos melhores museus em Lisboa, dando razões para redescobrir endereços obrigatórios e ideias para explorar colecções surpreendentes.

Ler mais
Por Editores da Time Out Lisboa

Museus e monumentos a não perder em Belém

De antigos coches a peças modernas, de edifícios que se perdem nos tempos a estruturas que ainda cheiram a fresco em Lisboa. Reserve um tempo na sua agenda para explorar a zona de Belém e arredores. Siga o roteiro de museus e monumentos, e faça o favor de compor a ordem da visita a seu gosto. 

Ler mais
Por Maria Ramos Silva
Publicidade

Comentários

0 comments