Lulu um pub bonito
Gabriell Vieira
Gabriell Vieira

Cinco bares em Santos para beber um copo sem perder a noção

Santos é conhecido pelos seus bares com shots baratos e pré-adolescentes a cair de exagero. Mas calma, se essa não é a sua ideia, há mais por visitar no bairro.

Publicidade

“E se o não-sei-quantos quer ser cá da malta, tem de beber este copo até ao fim…”. A música repete-se nos bares das redondezas, a menos que queira fugir dos shots a 50 cêntimos e da ressaca monstruosa do dia seguinte. Mas a verdade é que Santos tem bem mais do que isso. Tem um bar que era uma antiga casa de alfaiate, um bar que se diz triste, e outro que nos quer levar de volta para uns anos 20 melhores (os do século passado, claro). Estes são os melhores bares em Santos. 

Recomendado: Os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Os melhores bares em Santos

  • Santos

O Bar Mais Triste da Cidade tem o whisky, o piano e a tristeza como ingredientes principais, se bem que a decoração é tudo menos triste. Além dos cocktails, a música ao vivo é um motivo para visitar o espaço, que também tem noites de poesia erótica e comédia.

  • Noite
  • Cafés/bares
  • Santos

Ao mesmo tempo que abriam o pequeno Bar Mais Triste da Cidade, os responsáveis pelo Flat (o espaço para eventos, também em Santos), no mesmo quarteirão de Santos, inauguravam o Lulu, um Pub Bonito. Se a temática no Bar Mais Triste da Cidade é a melancolia, com noites ao piano regadas a whisky, o Lulu é um bar inspirado na actriz Louise Brooks (a Lulu) e os loucos anos 20 do passado. Os cocktails de autor têm nomes de mulheres e há ainda uma zona de DJ. 

Publicidade
  • Estrela/Lapa/Santos

No Matiz Pombalina, na Rua das Trinas, as estrelas são os cocktails de autor, ainda que os clássicos também mereçam ser provados. O bar com decoração pombalina é dos poucos sítios para beber um copo mais perto da Lapa.

  • Chiado/Cais do Sodré

A decoração faz-nos viajar para destinos tropicais, mas estamos no centro de Lisboa e, em vez de caipirinhas, temos na mão vinhos naturais, de baixa intervenção. No Ressaca Tropical, o bar aberto em Abril de 2022, na Rua das Gaivotas, há mais de 40 referências nacionais e internacionais de vinho de pequenos e médios produtores, que vão sendo renovadas de tempo a tempo. Para acompanhar há petiscos. 

Publicidade
  • Estrela/Lapa/Santos

Está há quase quatro décadas na movida da capital e continua a ser um dos sítios de eleição para beber um copo em Santos. No bar do antigo vocalista do Trovante, Luís Represas, a música ao vivo continua a ser o prato do dia, mas também há noites de comédia.

Mais sítios para beber copos

  • Bares

Luzes a meio gás, madeiras e veludos a forrar o espaço, sala de jogos, cocktails trabalhados e cartas com selecções vastas, que vão dos chás aos pratos. Os bares históricos de Lisboa carregam um misticismo que serve de cápsula do tempo, mesmo que a data de fundação possa não corresponder à decoração, e há neles uma vertente quase-secreta que continua a entusiasmar quem os escolhe. Salas de conspiração, retiros jornalísticos ou speakeasiesembalados por bandas sonoras que nos remetem ao cinema noir, transformaram-se em pontos de encontro de muitas gerações. E é por isso que deve uma visita aos melhores bares históricos em Lisboa.

Longe vão os tempos em que este bairro era um deserto, uma zona deixada ao abandono, armazéns por ocupar e com tectos a cair. Nos últimos anos Marvila ganhou vida própria, uma existência que compete taco-a-taco com o Cais do Sodré ou o Bairro Alto se tirarmos a confusão e gentrificação dos dois últimos. Isto porque não lhe faltam opções para beber, mas também para encher a barriga, e para passar o tempo. E se a cerveja artesanal for um assunto que lhe é próximo do coração, este bairro é paragem obrigatória. Durante a semana, ou após o começo do fim-de-semana, rume a este oriente para conhecer os melhores bares em Marvila.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade