Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Museus portugueses que oferecem visitas virtuais
museu da farmacia do porto
©João Saramago Museu da Farmácia do Porto

Museus portugueses que oferecem visitas virtuais

Há museus portugueses que dão um valente ar da sua graça online e merecem uma visita virtual

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

As saudades dos nossos museus já começam a apertar. A boa notícia é que há cada vez mais plataformas que ajudam museus de todo o mundo a exporem as suas colecções na internet. O mais conhecido é o Google Arts & Culture que exploramos com afinco nesta lista. Mas há mais museus portugueses que oferecem visitas virtuais, só que com uma diferença: fazem-no nas suas próprias plataformas online. E há de tudo um pouco, de arte contemporânea a produtos farmacêuticos, passando pela história da informação noticiosa. Mesmo estando em casa, não precisa de ficar parado.

Recomendado: Museus do mundo para visitar sem sair de casa

Museus portugueses que oferecem visitas virtuais

Museu Calouste Gulbenkian
Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out

Museu Calouste Gulbenkian

Museus São Sebastião

No site oficial do museu da Fundação Gulbenkian encontra uma visita virtual pelas galerias da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna. A Coleção do Fundador inclui objectos do Antigo Egito, do Oriente Islâmico, ou mesmo obras de Rembrandt, Turner, Monet, Rodin ou Lalique, enquanto que o acervo da Coleção Moderna é composto por obras dos portugueses Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego ou Vieira da Silva, os artistas mais representados.

Farmácia
Farmácia
Fotografia:Ana Luzia

Museu da Farmácia

Museus Chiado/Cais do Sodré

É um dos museus mais giros de Lisboa e do Porto. E deixa-se visitar à distância. No site oficial seleccione a opção "Visita Virtual" e veja bem de perto as suas reconstituições de antigas farmácias portuguesas e não só. A vista online inclui as reconstituições Farmácia Estácio, Farmácia Chinesa, Farmácia Liberal, Farmácia Islâmica, Farmácia Pacheco Pereira e também a Farmácia Barbosa, a única em Portugal datada do século XVIII, que pertenceu ao Mosteiro de Paço de Sousa (Penafiel).

Publicidade
Jardim botanico de lisboa
Jardim botanico de lisboa
@C.A.Garcia

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Museus História natural Princípe Real

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa, integra três núcleos: o Museu e Jardim Botânico, o Museu Mineralógico e Geológico, e o Museu Zoológico e Antropológico. Na experiência interactiva que oferece online é possível visitar alguns espaços, como o Claustro do Museu, o Laboratório Chímico, a Sala José Júlio Rodrigues onde encontra a reserva visitável de química com 3000 objectos, ou a Sala da Baleia com colecções naturalistas representantes da fauna portuguesa. Em cada espaço há a possibilidade de saber mais e se quiser pode passar à frente recorrendo à planta do museu.

newsmuseum
newsmuseum
Fotografia: Ana Luzia

NewsMuseum

Coisas para fazer Sintra

A viagem é pela história da comunicação social e pelos grandes acontecimentos que marcaram a humanidade nos últimos 100 anos. No NewsMusem é tudo construído em cima de uma valente dose de tecnologia, por isso não poderia desiludir a visita virtual. É guiada por Luís Paixão Martins, o próprio fundador deste museu que vai dando dicas para uma melhor experiência virtual, enquanto explica o que são engenhocas como o Copiógrafo Gestetner.

Publicidade
sinal rádio e televisão
sinal rádio e televisão
©RTP

Museu da RTP

Museus Filme e TV Marvila

Junto aos estúdios da RTP, em Lisboa, também encontra o museu da estação pública de televisão, um espaço de entrada gratuita, todos os dias úteis da semana. Também não paga para explorar o completo Museu Virtual RTP e a sua Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão. Pode começar por fazer a visita "passo-a-passo" e conhecer os objectos ao pormenor, ouvir emissões antigas de rádio carregando em objectos ou aceder a um estúdio virtual e gravar o seu próprio noticiário. É ainda possível ver ao pormenor um carro de exteriores que esteve ao serviço entre 1957 e 1980 e, inclusivé, ligá-lo para ouvir o motor. O Museu Virtual da RTP inclui também experiências de realidade aumentada, exposições temporárias ou uma videoteca.

Mais que fazer em casa

puzzle a guerra dos tronos
©PUZZ

Puzzles para desafiar a quarentena

Coisas para fazer Jogos e passatempos

Sabia que há um Dia Mundial do Puzzle, celebrado a 29 de Janeiro? Sim, também há o Dia Internacional de Falar como um Pirata ou o Dia Internacional dos Biscoitos de Cão, mas nada disso tira legitimidade a estes quebra-cabeças criados no século XVIII por um cartógrafo inglês chamado John Spilsbury. Muitas peças, poucas peças, para adultos ou para crianças, a arte de encaixar peças adapta-se a todas as idades, consoante o grau de dificuldade. Nesta lista reunimos de tudo um pouco, mas vai encontrar alguns puzzles saídos do universo do cinema e da televisão.

Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ah, como é bom pegar nas criancinhas e sair de casa, para lhes gastar a energia toda no parque, na praia, num passeio de bicicleta pelas ciclovias da cidade ou numa visita a um museu interactivo. Como nem sempre isto é possível, temos um conjunto de ideias para os entreter dentro de casa. Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte!

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade