Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Museus portugueses que oferecem visitas virtuais
museu da farmacia do porto
Fotografia de João Saramago Museu da Farmácia do Porto

Museus portugueses que oferecem visitas virtuais

Há museus portugueses que dão um valente ar da sua graça online e merecem uma visita virtual

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

As saudades dos nossos museus já começam a apertar. A boa notícia é que há cada vez mais plataformas que ajudam museus de todo o mundo a exporem as suas colecções na internet. O mais conhecido é o Google Arts & Culture que exploramos com afinco nesta lista. Mas há mais museus portugueses que oferecem visitas virtuais, só que com uma diferença: fazem-no nas suas próprias plataformas online. E há de tudo um pouco, de arte contemporânea a produtos farmacêuticos, passando pela história da informação noticiosa. Mesmo estando em casa, não precisa de ficar parado.

Recomendado: Museus do mundo para visitar sem sair de casa

Museus portugueses que oferecem visitas virtuais

Museu Calouste Gulbenkian
Museu Calouste Gulbenkian
© Lydia Evans / Time Out

Museu Calouste Gulbenkian

Museus São Sebastião

No site oficial do museu da Fundação Gulbenkian encontra uma visita virtual pelas galerias da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna. A Coleção do Fundador inclui objectos do Antigo Egito, do Oriente Islâmico, ou mesmo obras de Rembrandt, Turner, Monet, Rodin ou Lalique, enquanto que o acervo da Coleção Moderna é composto por obras dos portugueses Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego ou Vieira da Silva, os artistas mais representados.

Farmácia
Farmácia
Fotografia: Ana Luzia

Museu da Farmácia

Museus Chiado/Cais do Sodré

É um dos museus mais giros de Lisboa e do Porto. E deixa-se visitar à distância. No site oficial seleccione a opção "Visita Virtual" e veja bem de perto as suas reconstituições de antigas farmácias portuguesas e não só. A vista online inclui as reconstituições Farmácia Estácio, Farmácia Chinesa, Farmácia Liberal, Farmácia Islâmica, Farmácia Pacheco Pereira e também a Farmácia Barbosa, a única em Portugal datada do século XVIII, que pertenceu ao Mosteiro de Paço de Sousa (Penafiel).

Publicidade
Jardim botanico de lisboa
Jardim botanico de lisboa
@C.A.Garcia

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Museus História natural Princípe Real

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa, integra três núcleos: o Museu e Jardim Botânico, o Museu Mineralógico e Geológico, e o Museu Zoológico e Antropológico. Na experiência interactiva que oferece online é possível visitar alguns espaços, como o Claustro do Museu, o Laboratório Chímico, a Sala José Júlio Rodrigues onde encontra a reserva visitável de química com 3000 objectos, ou a Sala da Baleia com colecções naturalistas representantes da fauna portuguesa. Em cada espaço há a possibilidade de saber mais e se quiser pode passar à frente recorrendo à planta do museu.

newsmuseum
newsmuseum
Fotografia: Ana Luzia

NewsMuseum

Coisas para fazer Sintra

A viagem é pela história da comunicação social e pelos grandes acontecimentos que marcaram a humanidade nos últimos 100 anos. No NewsMusem é tudo construído em cima de uma valente dose de tecnologia, por isso não poderia desiludir a visita virtual. É guiada por Luís Paixão Martins, o próprio fundador deste museu que vai dando dicas para uma melhor experiência virtual, enquanto explica o que são engenhocas como o Copiógrafo Gestetner.

Publicidade
sinal rádio e televisão
sinal rádio e televisão
©RTP

Museu da RTP

Museus Filme e TV Marvila

Junto aos estúdios da RTP, em Lisboa, também encontra o museu da estação pública de televisão, um espaço de entrada gratuita, todos os dias úteis da semana. Também não paga para explorar o completo Museu Virtual RTP e a sua Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão. Pode começar por fazer a visita "passo-a-passo" e conhecer os objectos ao pormenor, ouvir emissões antigas de rádio carregando em objectos ou aceder a um estúdio virtual e gravar o seu próprio noticiário. É ainda possível ver ao pormenor um carro de exteriores que esteve ao serviço entre 1957 e 1980 e, inclusivé, ligá-lo para ouvir o motor. O Museu Virtual da RTP inclui também experiências de realidade aumentada, exposições temporárias ou uma videoteca.

Mais que fazer em casa

puzzle a guerra dos tronos
©PUZZ

Puzzles para desafiar a quarentena

Coisas para fazer Jogos e passatempos

Sabia que há um Dia Mundial do Puzzle, celebrado a 29 de Janeiro? Sim, também há o Dia Internacional de Falar como um Pirata ou o Dia Internacional dos Biscoitos de Cão, mas nada disso tira legitimidade a estes quebra-cabeças criados no século XVIII por um cartógrafo inglês chamado John Spilsbury. Muitas peças, poucas peças, para adultos ou para crianças, a arte de encaixar peças adapta-se a todas as idades, consoante o grau de dificuldade. Nesta lista reunimos de tudo um pouco, mas vai encontrar alguns puzzles saídos do universo do cinema e da televisão.

Hora do conto com a actriz Sofia Correia
DR

Coisas para fazer com os miúdos dentro de casa

Miúdos

Ah, como é bom pegar nas criancinhas e sair de casa, para lhes gastar a energia toda no parque, na praia, num passeio de bicicleta pelas ciclovias da cidade ou numa visita a um museu interactivo. Como nem sempre isto é possível, temos um conjunto de ideias para os entreter dentro de casa. Ver televisão o dia inteiro está fora de questão – mas também não seja intransigente, um episódio por dia nem sabe o bem que lhes fazia (a eles e ao pais!). Entre leituras, pinturas, cozinhados e trabalhos manuais, o que não falta são coisas para fazer com os miúdos dentro de casa. Boa sorte!

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade