Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Puzzles para desafiar a quarentena

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

puzzle a guerra dos tronos
©PUZZ

Puzzles para desafiar a quarentena

Nada como um bom quebra-cabeças para ocupar o tempo durante a quarentena. Estes são os melhores puzzles que pode encomendar

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

Sabia que há um Dia Mundial do Puzzle, celebrado a 29 de Janeiro? Sim, também há o Dia Internacional de Falar como um Pirata ou o Dia Internacional dos Biscoitos de Cão, mas nada disso tira legitimidade a estes quebra-cabeças criados no século XVIII por um cartógrafo inglês chamado John Spilsbury. Muitas peças, poucas peças, para adultos ou para crianças, a arte de encaixar peças adapta-se a todas as idades, consoante o grau de dificuldade. Nesta lista reunimos de tudo um pouco, mas vai encontrar alguns puzzles saídos do universo do cinema e da televisão.

Recomendado: Os melhores jogos de 2019

Puzzles para desafiar a quarentena

Scratching the Surface Project
Scratching the Surface Project
©MEBO

Scratching the Surface Project

Em 2014, Vhils explodia uma parede do número 28 da Avenida da Índia para revelar mais uma das faces do projecto “Scratching the Surface”. Nesta edição da MEBO, que integra a “Colecção Obras de Arte Portuguesas”, a obra de arte urbana está dividida em 1000 peças, nada de muito complicado para quem tem um bom poder de encaixe e uma forma de voltar às ruas da cidade sem sair de casa. Pode comprar no site oficial da marca.

puzzle game of thrones
puzzle game of thrones
©PUZZ

Puzzle Game of Thrones

No site da FNAC encontra este jogo da PUZZ, vendido na versão original em inglês. Tem apenas 540 peças, mas várias dimensões. Neste globo com 22cm de diâmetro estão representados os territórios criados por George R. R. Martin para o mundo de A Guerra dos Tronos, que inclui os continentes de Westeros e Essos. Vem com uma base e peças avulsas que vão ajudando a equilibrar a coisa durante o processo, assim como as peças em plástico, mais resistentes. No final fica com um belo bibelô para a sala de jantar. Se o seu agregado o permitir, pois claro.

Publicidade
puzzle Harry Potter
puzzle Harry Potter
©Wrebbit

Puzzle 3D Harry Potter

Sugerimos que recorra aos seus dotes de magia para conseguir concluir este puzzle em 3D da Wrebbit. Faça de conta que está a reerguer a escola de magia Hogwarts, após a invasão do exército negro de Voldemort, e junte as 850 peças enquanto grita “Scourgify!”. Ideal para feiticeiros maiores de 12 anos e disponível nas lojas online da Worten e El Corte Inglés

puzzle vida selvagem
puzzle vida selvagem
©EDUCA

Puzzle Vida Selvagem

Reserve a maior mesa da casa, ou uma divisão inteira, para começar a montar este puzzle para adultos da EDUCA, com 33600 peças. O tema é a vida selvagem e é um dos maiores desafios em puzzle disponíveis no mercado português. A boa notícia é que pode ser relativamente simples começar a juntar as peças por grupos, graças à diversa e colorida fauna que integra a (extensa) imagem. A embalagem que acondiciona o jogo é em madeira e tem umas rodinhas para a transportar como se fosse um trolley. Disponível na Papagaio Sem Penas.

Publicidade
Puzzle candeeiro Batman
Puzzle candeeiro Batman
©Ravensburger

Puzzle candeeiro Batman

É daquelas ideias que nos faz ter vontade de voltar a ser criança. Se tiver uma em casa, encomende e ajude a dar à luz o novo candeeiro da mesinha de cabeceira do petiz. Tem apenas 72 peças, afinal é para os mais novos, no entanto é um puzzle cuja vida não se esgota quando se dá por terminada a montagem, já que se converte numa lâmpada que acende e desliga com palmas. As pilhas não estão incluídas, mas se comprar na Toys "R" Us pode encomendar tudo junto.

puzzle museum collection
puzzle museum collection
©Clementoni

Museum Collection

A Clementoni, marca italiana de brinquedos para crianças, tem uma grande colecção de puzzles com quadros de pintores famosos e com diversos graus de dificuldade, que inclui obras famosas de nomes como Da Vinci, Van Gogh, Renoir, Munch, Hokusai, Gauguin, ou Degas. Na FNAC, por exemplo, encontra o célebre Il Bacio de Klimt, um puzzle com 1000 peças que no final estará mesmo a pedir para ser emoldurado.

Publicidade
Puzzle dragon ball gt
Puzzle dragon ball gt
©Ensky

Dragon Ball GT Chronicles

A série Dragon Ball GT é a terceira deste animé criado por Akira Toriyama nos anos 80. Tem portanto muitos seguidores mais crescidos e por isso mesmo é um dos artigos que encontra na loja online da Hyper Toys, uma loja em Picoas de artigos de coleccionáveis, recheada action figures, raridades e edições limitadas. Este puzzle da japonesa Ensky tem 950 peças com personagens da Dragon Ball GT, série estreada em 1996 no Japão e três anos depois em Portugal, na SIC.

Puzzle Millennium Falcon
Puzzle Millennium Falcon
©Juguetrónica

Puzzle Millennium Falcon

Crie o seu próprio modelo 3D da Millennium Falcon, a nave de Han Solo de A Guerra das Estrelas com este puzzle da Juguetrónica. Composto por pequenas chapas de metal que se encaixam com a ajuda de furos e abas, não é necessário usar cola para que fique tudo no sítio. Até porque cada peça foi minuciosamente cortada a laser para não haver falhas na construção da nave. Se tiver pinças e alicates em casa, junte-as à operação para facilitar tarefas mais minuciosas. Está à venda nas lojas online da Worten e da FNAC.

Publicidade
Puzzle explore the sea life
Puzzle explore the sea life
©HEADU

Explore - The Sea Life

A Sig Toys é loja de brinquedos em Campo de Ourique, muitos deles educativos. É o caso deste puzzle da HEADU, marca italiana de brinquedos didácticos, que primeiro é um puzzle de 70 peças e depois é um jogo sobre o fundo do mar. Quais cientistas, os miúdos são desafiados a apontar as descobertas, auxiliados por uma lanterna mágica (vai precisar de três pilhas AAA) para encontrar o que não é visível a olho nu. É recomendado para maiores de cinco anos.

Jigsaw Explorer
Jigsaw Explorer
©Jigsaw Explorer

Montar puzzles online

Enquanto não chega a casa o novo puzzle, pode ir treinando em algumas plataformas gratuitas de jogos online, algumas totalmente dedicadas à arte de encaixar peças. É o caso da Jigsaw Explorer, que inclui algumas recomendações diárias e permite o upload de imagens pessoais para serem desmanchadas num puzzle; e da Jigsaw Planet, onde pode competir com o tempo de conclusão de outros jogadores.

Mais que fazer em casa

The Legendary Tigerman (Paulo Furtado)
©DR

Os melhores concertos online esta semana

Música

Poucas coisas se comparam a um bom concerto, seja num bar ou uma sala de espectáculos, idealmente com um copo na mão e uma banda no palco. Mas agora não dá. A pandemia de Covid-19 forçou ao encerramento de todas as salas de concertos, e não se sabe quando é que vamos voltar a poder sair de casa como dantes. Só que a música não pára. Todas as semanas há concertos de artistas portugueses e estrangeiros para ver em directo, através da Internet. Estes sãos os melhores concertos online esta semana.

ebook
©Perfecto Capucine/Unsplash

Livros grátis para descarregar durante a quarentena

Coisas para fazer

A Internet é agora a grande janela para o mundo. Em tempos de pandemia mundial nunca são demais as ideias para nos entretermos no recato do lar, entre a sala de jantar, o quarto, a varanda ou mesmo o jardim para os mais sortudos. Entre outras coisas, sem gastar um cêntimo, tem acesso a um vasto leque de livros digitais, os chamados ebooks, que pode aceder através do seu computador, telemóvel ou tablet. Há de tudo um pouco: romances, biografias, diários, banda desenhada e até algumas ideias para entreter os miúdos. Faça download destes livros grátis.

Publicidade
ajitama
©Manuel Manso

Coma bem mas em casa: restaurantes com entregas e take-away especiais

Restaurantes

Há restaurantes que nunca pensaram fazer entregas ao domicílio. Ora porque têm sempre filas à porta e não têm mãos a medir, ora porque preferem concentrar a acção nas mesas da casa. No entanto, o novo coronavírus tramou-nos as voltas a todos e o sector da restauração está a reinventar-se. Pedem-se saídas mínimas, só para o essencial, mas queremos continuar a comer bem. E estes restaurantes estão prontos para fazer face à pandemia, seja através das plataformas de entrega (que já tomaram as devidas precauções) ou com entregas próprias.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade