Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right O melhor de Cascais

O melhor de Cascais

Praias, restaurantes, museus e uma agenda de fazer inveja a qualquer cidade. Descubra o que não pode perder em Cascais.

Mexilhoeiro
Fotografia: Arlindo Camacho
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

Cascaos. As últimas notícias sobre o número de turistas na vila apontam nessa direcção. Mas dizemos-lhe nós que por lá andamos muito em expedição que o cenário é diferente. Afinal, desde o primeiro dia que nos sentimos confortáveis na vila como na cidade, desde o ínicio Cascais é um ponto cardeal na atenção da Time Out. Procuramos estar atentos a tudo o que por aqui nasce. E a verdade é que às idílicas praias junta-se uma agenda de eventos preenchida, restaurantes fantásticos, imenso espaço para fazer desporto e, claro, carradas de novidades. 

Recomendado: 37 coisas para fazer em Sintra 

O melhor de Cascais

praia da conceição
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

As melhores praias da linha de Cascais

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais no Verão. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. E quando a fome começar a apertar não se fique pela bola da praia: procure os melhores restaurantes e bares à beira-mar. Siga o nosso roteiro. 

Enseada de Santa Marta
©Joana Freitas
Coisas para fazer

32 coisas para fazer em Cascais

Para quem acha que em Cascais não há nada mais do que praias bonitas e ondas para surfar, temos 32 sugestões que provam o contrário e dão matéria para passar um dia completo (e os que mais quiser) na vila – sem tempo para pausas.  Temos aqui sugestões de onde comprar, o que comer e onde passear. 

Publicidade
Lumina Cascais
©DR
Coisas para fazer

Há muitas coisas para fazer em Cascais nos próximos meses

Do EDPCOOLJAZZ ao Lumina, já em Setembro e passando, claro, pela exposição na Casa das Histórias da Paula Rego. Exposições, festivais e eventos para toda a família: há muitas coisas para fazer em Cascais nos próximos meses. É provável mesmo que esta lista que lhe apresentamos agora vá crescendo nas próximas semanas – estamos cá para acompanhar o ritmo da vila e seus arredores. Uma coisa é certa: há muitas coisas para fazer em Cascais nos próximos meses. 

Cantinho do Avillez Cascais
©DR
Coisas para fazer

O que há de novo em Cascais

Procuramos estar atentos a tudo o que nasce de novo na vila. Vai daí, pusemo-nos em linha e corremos as capelinhas todas para reunir tudo o que há de novo em Cascais. Não queremos que lhe escape nada. Fica a meia hora de Lisboa e tem algumas boas novidades para descobrir. Siga as nossas pistas e rume à linha para ver o que há de novo em Cascais. 

Publicidade
Restaurantes

Cinco sítios para comer peixe em Cascais

Basta avistar a Baía de Cascais ao longe, no caminho pela marginal, para perceber que estamos em terra de pescadores. Os barquinhos marcam a paisagem da Praia do Peixe (vai um mergulho numa das praias da Linha de Cascais?), com os utensílios usados pelos pescadores dos dois lados. Por ali, pescam-se linguados, corvinas, polvos – de madrugada –, sargos, cavalas e fanecas, além de bons mariscos: afinal, com mares frios eles ganham ainda mais sabor. Há muitos restaurantes que merecem uma visita na vila, mas nesta lista o que vai encontrar são os melhores sítios para comer peixe em Cascais. 

Esplanada das Furnas
©Manuel Manso
Restaurantes

Os melhores restaurantes em Cascais

A meia hora de Lisboa, Cascais não é só um paraíso de praias e de ondas para surfar, tem também belíssimos restaurantes para antes ou depois do bronze. Todos com os olhos para o mar. Mas não só: há restaurantes de cozinha tradicional chinesa, estrelas michelins e restaurantes com história aristocrática com bons pratos de caça. Descubra aqui os restaurantes que não pode perder quando vai a Cascais. 

Publicidade
Hífen
Fotografia: Manuel Manso
Bares

Seis bares em Cascais

É o fim da linha. Quer dizer, não tem de ser o seu fim, a frase anterior remete apenas para o fim da linha de comboio, estação terminal, no fundo. Chegado lá, é tentar desviar-se dos turistas e encontrar sítios para beber um copo. Bom, não tem obrigatoriamente de fazer isto, mas esta é a nossa proposta para este artigo: descobrir onde se bebem bons copos em Cascais, ou seja, seis bares em Cascais para ir beber um vinho, uma cerveja, um cocktail, ou vários, disto tudo. A lista é uma mistura de clássicos e de novos habitantes. 

Coisas para fazer

Paragens obrigatórias no Bairro dos Museus em Cascais

Cascais criou um verdadeiro microclima cultural com a implementação daquilo a que chamou Bairro dos Museus. O conceito é simples e só requer que dê umas voltinhas pelo perímetro que concentra um conjunto de equipamentos dedicados à cultura na vila. Concebido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, o Bairro dos Museus em Cascais distingue-se pela forte componente de inovação e coerência cultural. Para entrar nos edifícios pode optar (vá por nós, que compensa) por comprar o bilhete único. Custa 8€ e dá acesso a todos os equipamentos do Bairro dos Museus. Preparado para a maratona? O Centro Cultural de Cascais, a Casa Sommer, o Museu Conde Castro Guimarães, a Casa das Histórias de Paula Rego e a Casa de Santa Maria são alguns dos pontos de paragem obrigatória neste roteiro cultural. Prometida para breve, está a abertura do Museu de Arte Urbana, a próxima grande atracção da zona.  

Publicidade
Piscina do Hotel Intercontinental Estoril
Fotografia: Manuel Manso
Hotéis

Os melhores hotéis em Cascais

Fica a apenas meia hora de Lisboa (se evitar as horas de ponta, claro!), mas pode ser um destino interessante para uma noite romântica, para uma escapadinha de fim-de-semana ou para umas férias de Verão em família, perfeitas para se armar em turista e aproveitar em pleno as melhores praias da Linha. Troque o trânsito infernal da A5 e da marginal por um dos melhores hotéis em Cascais e passe umas noites especiais embalado pelas ondas. Pode ser uma extravagância mas olhe que depois de fazer check-in, vai ver que não quer outra coisa. 

Obrigatório em Sintra

Parque de Monserrate
© PSML Emigus
Coisas para fazer

Os melhores jardins e parques em Sintra

Com o faro bem apurado, parta à descoberta dos melhores jardins e parques em Sintra. Há terrenos verdejantes para todos os gostos, ora tem aquele parque com miradouro incluído com uma vista de tirar o fôlego para a serra de Sintra, ora tem o jardim de buxo, aparado milimetricamente. Depois há aqueles que rodeiam um imponente Palácio – Sintra é mesmo assim, já se sabe. 

Búzio
©Arlindo Camacho
Restaurantes

Os melhores restaurantes em Sintra

Com tanto passeio pela vila e subidas e descidas pela serra, o mais natural é que fique com um ratinho no estômago. Na hora de escolher uma mesa para recarregar energias, escolha alguns clássicos mais próximos do centro (que se vai renovando e ganhando também alguns sítios para petiscar com qualidade) ou seja fiel ao peixe e marisco, mais próximo da praia. Pelo meio há gelatarias que valem a visita e restaurantes de estrela Michelin para os quais vale a pena poupar e abrir os cordões à bolsa.

Publicidade
Praia da Ursa, Sintra
©Rosino
Atracções, Praias

As melhores praias em Sintra

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de uma malhinha por estas bandas. É um clássico, na verdade. Nunca sabemos muito bem como estará o tempo em Sintra, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar todos os banhistas sem excepção, tanto os que se aventuram nas águas frias como os que não arredam pé do conforto da esplanada. 

Publicidade