Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores passeios em Lisboa

Os melhores passeios em Lisboa

Num clássico ou num balão de ar quente, de burro ou helicóptero, eis alguns dos melhores passeios em Lisboa e arredores

Passeio de sidecar com a Bike my Side
Passeio de sidecar com a Bike my Side
Por Editores da Time Out Lisboa |
Publicidade

A pé ou de burro, de barco ou helicóptero, do centro da cidade a Sintra, de Cascais a Arrábida. Fomos à procura das melhores experiências em Lisboa, tanto para gente crescida como para aquela miudagem cheia de estaleca (sim, aquela que não pára quieta lá por casa). Para gastarem as energias suplementares, aqui segue um roteiro de experiências únicas para ocupar os tempos livres, especialmente quando o sol brilha lá fora, sendo que uma nuvem aqui e outra acolá nunca é obstáculo para uma boa caminhada. Confira alguns dos melhores passeios em Lisboa e arredores, para partir à descoberta em família ou sozinho.

Recomendado: Os melhores passeios em transportes públicos

Os melhores passeios em Lisboa

Alfama
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

A pé

Ponha aqui o seu pezinho, e o outro também, já agora. Devagar ou em passo apressado, não faltam caminhadas urbanas, entre o presente e o passado, os olhos e as papilas gustativas. São visitas e passeios inspirados nos livros, na boa mesa da gastronomia, na arquitectura da cidade e também desafiam os mais curiosos a olhar para o céu. Lisboa tem sempre muito por onde escolher e se não for alérgico a dar corta aos sapatos, aqui ficam dez sugestões entre visitas guiadas e passeios a pé em Lisboa. Só não leve o salto alto.

Lisbon Helicopters
©Andre Garcez
Coisas para fazer, Caminhadas e passeios

Por céu e mar

Estar com os pés em terra firme é sobrestimado. Estar fora dos nossos elementos é sempre mais entusiasmante do que pôr um pé à frente do outro, desde que não tenha vertigens ou hidrofobia. Se não sofrer destas maleitas siga estas sugestões pelas alturas, de balão ou de helicóptero, Atlântico fora de cana em riste, ou apenas a encurtar caminho para alcançar a outra margem. Por céu ou por mar, e sempre tom sobre tom. Azulinho, claro. Estes são os melhores passeios em Lisboa por céu e mar – com os pés nada assentes na terra e a cabeça nas nuvens.

Publicidade
Passeio de sidecar da Bike my Side
ManuelManso
Coisas para fazer

Sobre rodas (e cascos)

É uma forma de passear mesmo que a preguiça teime em espreitar. Seja num autocarro turístico com vista, num típico ascensor de Lisboa, ou mesmo à boleia de um pequeno clássico cheio de estilo. A verdade é que não faltam opções na capital e ainda um pulo a Sintra para um passeio em simpática companhia. Conheça alguns dos melhores passeios em Lisboa sobre rodas, que incluem um passeio de burro para a pequenada (o tal em Sintra), e dê descanso a essas perninhas, fartas de andar de um lado para o outro na lufa-lufa diária.

Rua das lisboa com movimento
Fotografia: Arlindo Camacho
Miúdos

Crianças

Parque infantil, bicicleta à beira-rio e toca a voltar para casa que já está na hora do banho. A vida tem potencial para muito mais e nunca é tarde para querer acabar com os velhos hábitos, ajudá-lo a quebrar rotinas e levar os miúdos a descobrir Lisboa. Sempre em diferentes meios de transporte, transportes públicos incluídos. E até de helicóptero, para que possam ver a realidade de outra perspectiva. Não procure mais, sente-se confortavelmente e descubra alguns dos melhores passeios para fazer com crianças. E em Lisboa.

Publicidade
Baixa
Arlindo Camacho
Coisas para fazer

Grátis

A ementa de sugestões grátis na cidade cresce de semana para semana, com oportunidades únicas para quem não quer gastar um cêntimo – acabaram-se todas as desculpas. Partilhamos algumas propostas a custo zero. São passeios e caminhadas grátis para fazer em Lisboa. Seja para conhecer melhor as ruas da cidade (ou o seu subsolo), seja para descobrir os cantos à residência oficial do primeiro-ministro. Estes são os melhores passeios grátis para fazer nos próximos meses.

Mais coisas para fazer em Lisboa

quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
Fotografia: Duarte Drago
Coisas para fazer

Os 18 melhores parques e jardins em Lisboa

Em Lisboa há parques para todos os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique, independentemente da altura do ano. Afinal todos os dias são bons para uma pausa num destes parques e jardins de Lisboa. Do jardim da Estrela ao pulmão verde de Lisboa – falamos do Monsanto, pois claro –, espaços verdes não faltam na cidade. Com parques infantis, espaços para praticar desporto e correr ou simplesmente para se deixar estar. Vale tudo, menos ficar em casa.

maat, corridas
Fotografia: Manuel Manso
Coisas para fazer

Os melhores sítios para correr em Lisboa

Matas, parques e jardins ou zonas ribeirinhas. Em Lisboa, não faltam opções para se pôr a mexer – e, dependendo das horas, sem qualquer confusão, afinal a ideia é relaxar também. Basta escolher o cenário mais apelativo para começar, ou continuar, a correr na cidade. Saiba onde correr em Lisboa, com as melhores sugestões de circuitos para amadores ou profissionais do jogging e do running. Qual é que vai ser a sua desculpa agora para não ficar em forma? Decore as paragens que se seguem, salte do sofá e dê corda aos sapatos.

Publicidade
jardim da estrela
David Clifford
Coisas para fazer, Eventos alimentares

Os melhores sítios para fazer piqueniques em Lisboa

Sabe onde piquenicar em Lisboa? É a forma ideal de fugir da cidade sem chegar a sair dela. É pegar, meter na cesta e estender a toalha nesses hectares relvados jardins fora. Há verdadeiros tesourinhos que vai querer conhecer, sobretudo agora que está oficialmente aberta a época do bom tempo, os raios de sol já queimam e a vontade de sair de casa é mais que muita. Se não é adepto de esplanadas cheias de gente, pode optar pelos espaços verdes e atirar-se a um lanchinho com a família ou entre amigos.

Publicidade