Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Mercearias online para comprar este mundo e o outro
Compras, Mercearia Online, Casa México
©Gabriell Vieira Casa México

Mercearias online para comprar este mundo e o outro

Dos frescos de produtores locais aos produtos gregos, tudo lhe chega a casa através de um clique nestas mercearias online.

Por Inês Garcia
Publicidade

Esse conceito de fazer compras online já deixou de ser um bicho de sete cabeças há algum tempo, sobretudo se for para mandar vir aquele vestidinho para animar a estação ou o ténis para calcorrear a cidade. Tudo certo até aqui. A porca torce o rabo muitas vezes é quando se chega às compras de supermercado online – muito boa gente ainda não entrou na onda e prefere fazer fila e açambarcamentos presenciais. Já vários hipermercados dão essa possibilidade, mas estamos aqui para lhe falar dos pequenos negócios que precisam da nossa mão e do nosso clique. Pode encher o carrinho – dos virtuais, claro – de produtos portugueses tradicionais, de comida saudável, de iguarias asiáticas, brasileiras, mexicanas ou gregas, um sem-fim de coisas. Nem vai ter de carregar o cesto para lado nenhum que vai tudo bater-lhe à porta. Quer mais vantagens que estas mercearias online em Lisboa?

Recomendado: Mercearias tradicionais em Lisboa

Hub Criativo do Beato
Hub Criativo do Beato
Fotografia: Gabriell Vieira

A Praça

Enquanto não abre portas no Hub Criativo do Beato, A Praça digital é um espelho da futura A Praça física, que terá áreas dedicadas a cada sector, com produtos D.O.P. e biológicos de produtores nacionais de todo o país, do azeite, charcutaria e queijaria aos vinhos e produtos frescos, passando por produtos para casa e higiene e uma adega. Para o online foram seleccionados 140 produtores e cerca de 700 produtos, que estão a ser entregues em encomendas na Grande Lisboa e Península de Setúbal. Aos domingos levam a casa de quem quiser cozido à portuguesa, com o dedo do chef Bernardo Agrela. Saiba mais aqui.

Compras, Mercearia Online, Casa México
Compras, Mercearia Online, Casa México
©Gabriell Vieira

Casa México

Paulina Gallardo cresceu em Tijuana, no Norte do México e ao longo de mais de dez anos o trabalho levou-a viajar pelo mundo – desde o Médio Oriente a África, passando pela América Latina. Mas foi em Lisboa, onde agora vive, que montou o seu negócio. Habituada à facilidade com que encontrava produtos mexicanos em Londres (cidade onde viveu antes de aqui chegar), começou a magicar a ideia de uma mercearia online mexicana, com todos os produtos clássicos da gastronomia. E assim, em Dezembro de 2020 nasceu a Casa México, onde encontra uma selecção de molhos e moles, bebidas, feijões e outros vegetais, bem como uma grande variedade de pimentas secas – ideais para fazer os molhos picantes em casa.

Publicidade
mercearia
mercearia
MiAMI

Mercearia Miam

Raphaële Lewi-Leveel e Mathieu Fourmont tinham o sonho de abrir uma mercearia de bairro com produtos orgânicos e locais. O mundo mudou, mas eles abriram uma mercearia na mesma, só que online. A MiAM (“nham nham”, em francês) abriu em Abril de 2020 e destaca produtos portugueses, sazonais e orgânicos, vindos de quintas locais, resultado de uma busca intensiva do casal pelos produtores num raio de 150 quilómetros em torno de Lisboa. Além de frescos têm também pão, farinhas, mercearia doce e salgada. A versão “em carne e osso” desta mercearia costuma estar presente no Farmers Market, promovido pelo projecto Santos Collective no adro da Igreja de Santos-o-Velho. Tudo o que não se vende vai para pesto, kimchi ou conservas – não há cá desperdício. As entregas ao domicílio, apenas disponíveis em Lisboa, são feitas por uma empresa de tuk-tuks eléctricos.

Fogão Gaúcho
Fogão Gaúcho
DR

Mercearia do Brasil by Fogão Gaúcho

O grupo Fogão Gaúcho tem tentado reinventar-se e a mercearia que funciona nos espaços dos restaurantes mas também online é a representação máxima dessas mudanças que foram fazendo ao longo do último ano. São mais de 100 referências de produtos brasileiros, com entregas gratuitas. A oferta divide-se em propostas de mercearia, talho, garrafeira e sobremesas. Há coxinhas de frango em miniatura, pão de queijo, kibe, palmito inteiro, farinha de mandioca crua e temperada, carne seca, polvilho doce e azedo e azeite de dendê. Não faltam ainda os chás matte Leão, a paçoca, goiabada ou doce de leite.

Publicidade
Compras, Mercearia Online, Eurogreece
Compras, Mercearia Online, Eurogreece
©DR

Eurogreece

Filippos Gavriilidis é o responsável pela marca Pita Gourmet em Portugal, mas o seu primeiro restaurante foi no Estoril, o Ilhas Gregas. O interesse pela gastronomia grega cresceu e por isso criou uma empresa de importação de produtos com venda online – o produto com mais sucesso é, sem dúvida, o iogurte grego. “O autêntico grego não tem nada a ver com os iogurtes gregos que há no mercado. A textura é a maior diferença. É mais denso, tem um gosto mais ácido. Em Portugal gostam mais adocicado. Nós usamos o natural e pomos mel para quebrar a acidez”, explica Filippos. Na loja online tem queijos, molhos, aguardentes, cervejas, azeites e azeitonas, doces e outros snacks típicos.

YouHe.Me
YouHe.Me
YouHe.Me

YouHe.Me

A plataforma online do grupo SushiCome entrega produtos alimentares asiáticos, como snacks, noodles e bebidas, de norte a sul de Portugal Continental. Há mais de 180 produtos – entre os quais bolachas Oreo com sabor a matcha, Lays com sabor a lima ou tofu seco com sabor a carne ou especiarias. Além de ramens e noodles instantâneos, há chá de jasmim e sumos com nata de coco – é possível escolher entre caixas personalizadas, surpresa ou pré-feitas (a partir de 9,90€). Todos os meses são acrescentados novos produtos que podem ou não ganhar o lugar de alguns dos menos vendidos.

Publicidade
Cabaz Therapist
Cabaz Therapist
Therapist

Therapist

Começou como clínica de terapias não convencionais, com uma cafetaria, para passar a ser um restaurante terapêutico. A meio da pandemia transformou-se em mercearia online, com entregas entre segunda e sexta (11.30-15.00). Há granolas doces e salgadas, quinoa, sementes, farinha, arroz integral, azeite bio, bolos inteiros, cerveja, sidra, sumos prensados a frio, cabazes de legumes e refeições do restaurante. Na reabertura, o Therapist terá também uma loja a granel.

Abasteça a despensa de casa sem sair do sofá

Cabaz Therapist
Therapist

Os melhores cabazes de frutas e legumes em Lisboa

Compras Mercearias

Os melhores cabazes de frutas e legumes de Lisboa fazem-lhe a papinha toda. Quer dizer, a sopa não aparece cozinhada, nem a salada preparada, mas as idas ao supermercado ou à feira passam a ser quase desnecessárias. E estes cestinhos cheios de verduras e frutas frescas estão à distância de um clique da porta da sua casa. Entregam em Lisboa, Cascais, Algés, Oeiras e Sintra. Agora já não há desculpas para não deixar para trás as bananas do Panamá ou os tomates vindos de Espanha. Fique a conhecer os pequenos produtores e escolha antes o biológico.

granola
Unsplash/Fallon Michael

Para o iogurte ou a panqueca: saiba onde comprar granola online

Compras Mercearias

Alternativa mais saudável aos cereais mainstream de pequeno-almoço, a granola é, regra geral, uma mistura de aveia, frutos secos e sementes. Mas, quando bate a criatividade, tanto podem ter quinoa, lascas de coco, pepitas de chocolate negro, framboesa como figo desidratado. Se ainda não se atreveu a fazer em casa (e é um projecto bem mais simples, em comparação com o do pão de massa mãe, que pode descobrir como fazer aqui), descubra abaixo algumas das marcas portuguesas que lhe permitem comprar granola online. Com diferentes texturas e ingredientes, todas são perfeitas para iogurtes, panquecas e outras malgas, até salgadas.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade