Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Filmes e séries para quem perdeu a fé no futuro
Televisão, Série, Years and Years (2019)
©DR Years and Years de Russell T. Davies

Filmes e séries para quem perdeu a fé no futuro

Os tempos são de incerteza. É a doença, é o desemprego, é a economia... Tudo a puxar para baixo. Assim fica difícil conceber um amanhã melhor!

Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Sem querer encorajar o pensamento, mas já encorajando, juntámos uma lista de filmes que reflectem o pessimismo que sente no ar em tempos de pandemia. Desde os cenários pós-apocalípticos mais extremos a um futuro que, afinal, não é muito diferente do presente, embora seja pior. Há de tudo nestas séries e filmes. O que tem a fazer é abrir a mente e, enquanto está no sofá, tentar manter a esperança de que alguma coisa há-de ser melhor do que aquilo que parece. Ou, se preferir, aceite as circunstâncias e entregue-se já. Nós ficamos a fazer figas para que as profecias não se concretizem. 

Recomendado: As melhores séries originais da Amazon Prime

Filmes e séries para quem perdeu a fé no futuro

A Estrada

Cormac McCarthy escreveu A Estrada, em 2006, e passados três anos John Hillcoat filmou-a. Nesta excelente adaptação, Viggo Mortensen é um pai que tenta sobreviver com o filho (Kodi Smit-McPhee) depois de um cataclismo ter devastado a sociedade.

Videoclube

Years & Years

É uma distopia familiar, em todos os sentidos. A história de Russell T. Davies acompanha uma família britânica ao longo dos anos, num futuro muito próximo e péssimo, mas pouco diferente do presente. E tudo vai ficando cada vez pior à medida que o tempo passa.

HBO

Publicidade

Black Mirror

A ansiedade e dependência tecnológica e a sua intersecção com o espaço público são temas recorrentes na série de Charlie Brooker. Uma antologia de ficção científica pessimista e sintonizada com o espírito dos tempos.

Netflix

Mad Max: Estrada da Fúria

A acção, como sempre, passa-se anos depois do colapso da civilização. Agora, o Mad Max é Tom Hardy, substituindo Mel Gibson. Mas a verdadeira protagonista do cativante filme de George Miller é a Imperator Furiosa de Charlize Theron.

Videoclube, Netflix

Publicidade

Os Filhos do Homem

Partindo do romance homónimo de P.D. James, e com Clive Owen à frente de um óptimo elenco, Alfonso Cuarón leva-nos a um futuro próximo. E distópico. A acção passa-se numa sociedade à beira do colapso, depois de uma longa crise de infertilidade.

HBO

Matt Christman: Instagram Live

Os lives do Instagram de Matt Christman (@cushbomb, no twitter), do influente podcast de extrema-esquerda Chapo Trap House, têm sido um raro momento de catarse nestes dias de isolamento social. O homem fala de política, da vida e do futuro (ou falta dele), sem filtros, nem rede. As transmissões duram cerca de uma hora e são guardadas para a posteridade na conta do podcast no Youtube.

Instagram, Youtube

Publicidade

The Purge

Uma noite por ano, nos Estados Unidos, as pessoas podem cometer todos os crimes, com pouquíssimas restrições e sem repercussões judiciais. É desta premissa distópica que James DeMonaco parte, num filme de invasão domiciliária protagonizado por Ethan Hawke.

Amazon Prime

The Walking Dead

Há dez anos que The Walking Dead se arrasta pelos nossos ecrãs. Criada por Frank Darabont, que não tardou a abandonar os comandos da série, a partir dos livros de banda desenhada de Robert Kirkman, é uma história de zombies pessimista, em que os vivos são piores do que qualquer morto-vivo.

Amazon Prime, FOX+, Neftlix

Mais para ver

Filmes, Shawshank
©IMDB

Os melhores filmes na Netflix

Filmes

Há drama, há comédia, há acção, histórias para rir desmedidamente, para roer as unhas, para colar ao ecrã horas a fio sem qualquer noção de vida exterior. Compilámos o que de melhor existe actualmente na plataforma de streaming para que não tenha de o fazer e damos-lhe uma boa dose de sugestões abaixo. Prepare os snacks, as pipocas, se as tiver, hidrate-se e ponha os olhos nos melhores filmes na Netflix.

Karate Kid
©IMDB

Os melhores filmes de luta no cinema

Filmes

Há artes marciais, wrestling, boxe, luta de rua, há histórias que se constroem em torno dos punhos, há veracidade e ficção e ambas. A premissa foi combinar argumento e execução para chegar a uma obra digna, seja ela de produção megalómana Hollywoodesca ou independente, na lista que se segue tem opções para todos os gostos. Fique a conhecer os melhores filmes de luta no cinema.

Publicidade
Mid90s
Tobin Yelland/A24

Sobre rodas: filmes de skate no cinema

Filmes

No final da década de 80, a tábua faria das ruas o habitat natural e a popularização do skate foi exponencial, transformando os skaters num ponto contra-cultural que continuaria a crescer até à actualidade. Hoje, a indústria é uma das mais apetecíveis e rentáveis. Da moda ao cinema, a transversalidade acentuou-se e o que era visto como marginal subiu ao patamar da normalização. Nomes como Spike Jonze ou Jonah Hill haviam de contribuir definitivamente para a simbiose e são por isso alguns dos nomes obrigatórios nesta que é a lista dos filmes de skate no cinema.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade