A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Televisão, Séries, Ratched
©DRRatched

Ratched, a enfermeira infernal

A série ‘Ratched’ da Netflix mergulha no passado da tirânica enfermeira homónima do filme ‘Voando Sobre um Ninho de Cucos’.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

★★☆☆☆

Estão na moda as origin stories, em que se inventa um passado para personagens ficcionais (vilões, em geral, como o Joker ou a Rainha Má de Branca de Neve) para se descobrir por que se tornaram assim. A série Ratched (Netflix), tutelada pelo prolífero Ryan Murphy, mergulha no passado da tirânica, glacial e sádica enfermeira-chefe Ratched do filme Voando Sobre um Ninho de Cucos, de Milos Forman (1975), extraído do livro de Ken Kesey, papel que deu o Óscar de Melhor Actriz a Louise Fletcher. Kesey baseou a personagem numa enfermeira que conheceu quando trabalhava num hospício, e revelou mais tarde que lhe tinha exagerado a crueldade.

A série da Netflix passa-se após a II Guerra Mundial e vai direito ao assunto: mesmo considerando que teve uma infância muito infeliz, a enfermeira Ratched (Sarah Paulson), já então era má como as cobras. Ratched não está interessada em registar qualquer tipo de evolução da personagem, apenas em envolvê-la, com carta branca de crueldade, num enredo convoluto, sanguinolento, campy e não raras vezes forçado. Ela não passa de uma personagem-tipo de outra série de Murphy, American Horror Story, transferida para um novo contexto ficcional. Esqueçam Ratched e vão rever o brilhante Voando Sobre um Ninho de Cucos e o grande papel de Louise Fletcher.

Mais que ver

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade