Razzies 2018: e a Framboesa de Ouro de pior filme vai para…

Os nomeados para o Melhor Filme do Ano já são conhecidos. E os candidatos ao Pior Filme? Também. É para isso que serve o Prémio Framboesa de Ouro, um anti-Óscar dedicado a gozar com filmes maus.

As Cinquenta Sombras Mais Negras

Um dia antes dos Óscares é entregue o Prémio Framboesa de Ouro (isto é: o Golden Raspberry Awards, ou Razzie). É, desde 1981, dia de gozar com a indústria cinematográfica e apontar a pior porcaria que encheu as telas com boa disposição, porque efeito prático, esse, é nenhum. Mas dá para desopilar. E o pior filme é…

Razzies: e a Framboesa de Ouro de pior filme vai para…

Baywatch: Marés Vivas

Michael Berk e Douglas Schwartz são os primeiros candidatos nomeados na categoria Pior Argumento, pelo seu trabalhinho na reanimação da série dos anos de 1990, e pela história de duplo campeão olímpico a recuperar do álcool e das drogas que se meteu a nadador-salvador rodeado de corpos geneticamente melhorados (é uma maneira de ver…) por diversos cirurgiões plásticos. Coisa que valeu a Zac Efron a consideração de integrar a lista de Pior Actor, e ao filme de Seth Gordon a nomeação como Pior Sequela. E não é que Dwayne Johnson escapou à vergonha?

Emoji – O Filme

Esta fantasia ciber-modernista de trazer emojis à vida já tinha corrido mal entre a crítica. Mais preocupante para a produção, porém, foi não fazer dinheiro que se visse. Agora, em vez de cereja em cima do bolo, sai a possibilidade de uma framboesa para o argumento de Tony Leondis (que também dirige a película) e Eric Siegel, e ainda a nomeação para a categoria Qualquer Combinação Entre Dois Emojis Obnóxios.

Publicidade

As Cinquenta Sombras Mais Negras

Grande candidato à acumulação de prémios, segundo na tabela de nomeações, o filme de James Foley merece, logo a abrir, lugar na lista de Pior Realizador. Mas a coisa melhora, quer dizer, piora, pois a Foley junta-se Dakota Johnson (Pior Actriz, entre uma lista onde, para além da citadas e das que ainda vêm, se encontram também Emma Watson, pelo seu papel em O Círculo, e, graças à sua prestação em Mãe!, Jennifer Lawrence), Jamie Dornan (Pior Actor), Kim Basinger (Pior Actriz Secundária), Niall Leonard e E.L. James (Pior Argumento), e ainda a infâmia da indicação para Qualquer Combinação Entre Duas Personagens, Dois Brinquedos Sexuais ou Duas Posições Sexuais. Perante isto, a bem dizer, estar entre a Pior Sequela é de pouca importância.

+ Sete filmes eróticos e de SM a sério

A Múmia

Outro forte candidato a um ror de prémios Razzie é esta história da princesa egípcia que acorda e se escapa da cripta onde estava há uns séculos para espalhar o mal pelo mundo. O primeiro a ser honrado (outra vez: é uma maneira de dizer, embora para alguns realizadores ser nomeado para qualquer tipo de prémio seja sinal de que afinal, e contra as suas próprias expectativas, existem e reparam neles) foi Alex Kurtzman. E se a lista começa pela realização e inclui a Pior Sequela, prossegue com Tom Cruise, candidato a Pior Actor, logo seguido, na categoria Pior Actor Secundário, por Russell Crowe, e ainda Sofia Boutella (Pior Actriz Secundária). O argumento de David Koepp e Christopher McQuarrie também não escapou.

+ Os melhores filmes da múmia (e o pior de todos)

Publicidade

Transformers: O Último Cavaleiro

Os últimos são os primeiros, costuma dizer-se. Não há, portanto, apesar da ausência de explicação científica, admiração se o último episódio da série Transformers arrecadou a maioria das nomeações. Michael Bay, o realizador, conseguiu safar-se, mas Mark Wahlberg (acumulando com a sua prestação em Pai Há Só Um... Ou Dois) foi direitinho para a categoria Pior Actor, enquanto os seus parceiros secundários, Josh Duhamel e Anthony Hopkins (este também em acumulação com o seu desempenho em Collide – A Alta Velocidade), e Laura Haddock, na secção feminina, não evitaram as respectivas nomeações. Assim como a história deste Optimus Prime existencialista, que precisa de um artefacto qualquer, coisa que só há na Terra, e por portas travessas vai reconstruir Cybertron, mereceu a Art Marcum e Matt Holloway a candidatura a Pior Argumento. Depois disto, a nomeação como Qualquer Combinação entre Dois Humanos, Dois Robôs e Duas Explosões até parece uma honra.

Outros prémios de cinema

Óscares 2018: conheça os nomeados na categoria de Melhor Filme

Vendo as nomeações de maneira aritmético-desportiva, A Forma da Água segue à frentee Três Cartazes à Beira da Estrada está na sua peugada. O que pode muito bem nãoquerer dizer nada. Surpresas podem acontecer, pelo que nada é garantido. Excepto serem estas as nove películas nomeadas para Óscar de Melhor Filme.

Ler mais
Por Rui Monteiro

'Big Little Lies' e 'Três Cartazes à Beira da Estrada' são os grandes vencedores dos Globos de Ouro mais negros de sempre

"Nós conseguimos ver-vos", disse Reese Witherspoon quando subiu ao palco com o elenco de Big Little Lies para receber o Globo de Ouro de Melhor Mini-Série. Vestida de preto, tal como as colegas e grande parte dos convidados e nomeados, a actriz norte-americana referia-se às vítimas de abuso ou assédio em Hollywood – as verdadeiras protagonistas da 75ª cerimónia de entrega de prémios de cinema e televisão. 

Ler mais
Por Vera Moura
Publicidade

Comentários

0 comments