A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Televisão, Séries, Acção, Crime, Drama, O Dia (2018)
©FBOO Dia

Sete séries europeias para (re)ver em streaming

Há excelentes séries europeias para descobrir ou voltar a ver nas plataformas de streaming. Eis um punhado de sugestões.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Há muitas séries de produção americana e asiática de grande interesse nas plataformas de streaming, assim como co-produções entre países de vários continentes. Mas convém não esquecer nem menosprezar o produto europeu, que muitas vezes fica à sombra ou ocultado pelo que chega de outras latitudes, muito em especial de Hollywood. Por isso, fomos à Netflix, à HBO e à RTP Play buscar uma selecção muito variada de séries europeias. Algumas deram mais nas vistas do que outras quando se estrearam, mas o denominador comum de todas elas é a qualidade, independentemente do género ou da língua que falam.

Recomendado: Oito séries clássicas e de culto para ver no YouTube

Sete séries europeias para (re)ver em ‘streaming’

Tempos de Guerra

Espanha, 1921. O país está envolvido num conflito com rebeldes marroquinos no Norte de África. Um grupo de raparigas de famílias abastadas de Madrid voluntariam-se como enfermeiras da Cruz Vermelha, para ajudar ao esforço de guerra, partindo para Melilha. Acção e romance dão o braço nesta série de produção opulenta, que apresenta ainda uma excelente recriação de época.

Netflix.

Le Bazar de la Charité

O Bazar da Caridade do título era uma célebre iniciativa de beneficência organizada em Paris todos os anos, a partir da década de 80 do século XIX, pela aristocracia católica da capital francesa. No Bazar de 1897 declarou-se um gigantesco incêndio, que matou que 126 pessoas, a grande parte das quais mulheres. Esta série centra-se nas vidas de três das sobreviventes da tragédia.

Netflix.

Publicidade

Suburra

Baseada no filme homónimo de Stefano Solima de 2015, Suburra insere-se na melhor e mais realista tradição dos filmes e das séries italianas ambientadas nos meios mafiosos. Aqui, estamos em Roma, nos primeiros anos do nosso século. Criminosos, políticos venais e eclesiásticos corruptos disputam valiosos terrenos nos arredores da Cidade Eterna, acabando por se envolver num sangrento conflito.

Netflix.

A Very English Scandal

Casado e pai de família, Jeremy Thorpe era o popular e dinâmico líder do Partido Liberal inglês nos anos 60 e 70. Era também um homossexual secreto que mantinha uma relação com um rapaz emocionalmente instável, Norman Scott, o qual mandou matar em 1975, sem sucesso. Acabou em tribunal e com a carreira política destruída. Hugh Grant faz um magnífico Thorpe, carismático e predador, nesta série assinada por Stephen Frears.

HBO.

Publicidade

Burning Bush

Após a invasão da Checoslováquia, em 1968, por tropas soviéticas, na sequência da revolta da Primavera de Praga, uma jovem advogada arrisca-se a representar a família de Jan Palach, o estudante que se imolou pelo fogo na capital checa para protestar contra a invasão, num processo contra o governo comunista. Agnieszka Holland é a realizadora desta série que assenta em factos e acontecimentos históricos.

HBO.

O Dia

Dois assaltantes fecham-se com um punhado de reféns numa cidade belga, e pedem um resgate e um helicóptero para fugirem. A polícia e as forças especiais mobilizam-se, mas a história é muito mais complexa do que parece à primeira vista. Os episódios desta estupenda série policial belga passam-se ora no interior do banco, ora fora dele, alternando os pontos de vista de ladrões e reféns, e de polícias, membros das forças de assalto, familiares dos sequestrados e jornalistas. E tudo decorre ao longo de um só dia.

RTP Play.

Publicidade

O Desertor

Walter Proska é um jovem soldado do Exército alemão. Quando está a regressar à Frente Leste, no Verão de 1944, o seu comboio é sabotado e Walter vê-se sozinho com um grupo de camaradas que sobreviveram, e com o acesso à frente cortado. Influenciado por outro soldado que é contra a guerra, e por uma resistente polaca com quem contacta, começa a ponderar desertar para o lado soviético. Entretanto, o Exército Vermelho está cada vez mais próximo.

RTP Play.

Mais que ver

Publicidade
Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade