0 Gostar
Guardar

LGBTQuê?

Eis um dicionário rápido para perceber as siglas fundamentais e dominar a gíria da comunidade gay em Lisboa em poucos minutos

© Max Gor

Sabe o que é um ally? E um otter? Porque não queremos que fique na ignorância, fornecemos-lhe um dicionário rápido sobre alguns dos termos, siglas e gíria gays, em poucos minutos.

LGBTQuê?

Ally (aliado)

Como numa guerra, os allies (aliados) são geralmente heterossexuais que se identificam e que apoiam as causas da comunidade LGBTQ+.

Arco-íris

A bandeira começou a ser usada como um símbolo gay em 1978, na Parada do Orgulho Gay de São Francisco. No início tinha oito cores e era inspirada no movimento hippie, mas depois da morte de Harvey Milk, em Novembro desse ano, teve tanta procura que o tecido cor-de-rosa esgotou e a bandeira teve de perder uma risca, para continuar a ser comercializada. No ano seguinte, e por novas razões de fabrico, o azul-turquesa também deixou de existir e a bandeira manteve-se até hoje com seis cores.

Bear (urso)

A comunidade gay tem a sua gíria própria para identificar as várias subculturas, muitas vezes com nomes de animais. Os bears (ursos) são talvez os mais conhecidos e costumam organizar festivais internacionais para se encontrarem (o Lisbon Bear Pride acontece em Maio). Normalmente são peludos, têm barba, uma aparência masculina e grande parte da comunidade é barriguda ou corpulenta. Na cidade avistam-se, por exemplo, no Tr3s Bar.

Cub (cria)

Termo usado para um bear bastante mais jovem e novo na comunidade.

Gaydar

A habilidade de determinar a orientação sexual de alguém. No entanto nada como apps como o Grindr ou o Tinder.

Golden

O título de ouro costuma ser dado a uma lésbica que nunca dormiu com um homem.

Jock

Alguém com corpo musculado, geralmente ligado a desportos de equipa.

LGBTQ+

As siglas da comunidade arco-íris lembram quase o preenchimento do IRS, com todos anexos b) , g) e j) a que isso pode obrigar. Há quem use a sigla LGBTTTQQIAA (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, transsexuais, two-spirited, queer, questioning, intersexo, assexual e ally). Há quem complique mais as coisas com um LGGBTQQIAAPK (lésbicas, gays, gender-queer, bissexuais, transgénero, queer, questioning, assexual, ally, pansexual, poliamoroso e kink). Há quem se fique pela forma mais comum, LGBT, e há quem tenha a memória demasiado cheia para decorar tantas letras mas continue a querer ser inclusivo e opte pelo LGBTQ+ (com o + a englobar todas as letras do alfabeto que possam surgir).

No armário

Alguém que ainda não assumiu a sua orientação sexual perante os outros, sejam amigos, colegas ou família. Sair do armário corresponde a esse anúncio público. Pensa-se que a expressão terá começado a ser usada nos EUA e em Inglaterra a partir de outra, “ter esqueletos no armário”.

Otter (lontras)

Os otters distinguem-se dos bears pelo peso. Continuam a ser peludos mas são demasiado magros para entrarem na categoria bear.

Comentários

0 comments