Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores hotéis no Alentejo para uma escapadinha

Os melhores hotéis no Alentejo para uma escapadinha

Dividido em alto e baixo, é uma região que deve ser descoberta em toda a sua extensão. Vá dar uma volta e descubra os melhores hotéis no Alentejo para uma escapadinha

São Lourenço do Barrocal - Vista Exterior
©Nelson Garrido São Lourenço do Barrocal
Por Ágata Xavier |
Publicidade

Se juntarmos o baixo e o alto, a lembrar um famoso anúncio de detergentes, criamos a maior região portuguesa. Com uma gastronomia rica e paisagens tão variadas como a costa marítima, as planícies ou os vales profundos, o Alentejo já foi conhecido como o celeiro de Portugal. Agora, se separarmos o trigo do joio, é um dos melhores destinos para se passar umas férias desligadas de tudo e todos. De hotéis de cinco estrelas desenhados por gente que guarda um Pritzker em casa, a turismos rurais que nos fazem querer trocar a cidade pelo campo para sempre, são dez as sugestões de sítios onde pode ficar a dormir. Estes são os melhores hotéis no Alentejo para uma escapadinha.

Recomendado: O melhor da Costa Alentejana

Escapadinhas no Alentejo

1
Herdade da Ribeira de Borba
Viagens

Herdade da Ribeira de Borba

Desde que pegou no espaço (não no sideral, mas no da quinta) que a família Marques aproveitou para renovar os quartos e a sala de jogos, erguer dois domes (aquelas tendas que fazem lembrar iglus) e alargar o parque de bicicletas, com a compra de cinco novos veículos eléctricos, ideais para passeios em grupo. A quinta tem campo que nunca mais acaba, e ainda duas piscinas (uma delas infinita), duas casas (uma com jacuzzi no terraço) e dez quartos independentes. Estes podem esticar de tamanho através de um sistema de portas deslizantes que permitem fundir dois quartos num só. Além da serventia da cozinha e de uma sala de estar, a Herdade da Ribeira de Borba garante refeições que privilegiam tudo o que está ali à mão.

2
Três Marias, Alentejo, Portugal.
Rodrigo Simões Cardoso
Hotéis, Hotéis de charme

Três Marias

O Três Marias fica na costa alentejana e é o sítio perfeito para desligar o botão – da internet, da televisão, do som do telefone. Se o que procura é um sítio tranquilo, no meio do campo alentejano, onde só vê natureza à volta, marque dormida no Três Marias, um daqueles sítios onde o luxo não se ostenta, mas a comodidade se sente em todos os aspectos. Três Marias é acolhedor. É uma verdadeira casa de campo alentejana, com várias zonas de quartos – abriu em 2004, com apenas dois, mas tem vindo a crescer ao longo dos anos e já soma 15 –, todos com varanda privada e cadeiras ou sofás para ficar cá fora a ouvir a natureza. 

Publicidade
3
Sobreiras - Alentejo Country Hotel
©Joao Morgado
Hotéis

Sobreiras – Alentejo Country Hotel

A poucos quilómetros de Grândola e de algumas praias desertas da costa alentejana, o Sobreiras – Alentejo Country Hotel é um dos hotéis rurais com mais pinta que abriu nos últimos anos. Fica mesmo no meio do campo, está rodeado de sobreiros e convida a bons passeios (a pé ou de bicicleta) pelo campo ou a tardes passadas ao sol na piscina. Os quartos estão decorados de forma simples, com elementos da natureza e têm todos um terraço privado. 

4
Pousada de Marvão
D.R.
Hotéis

Pousada de Marvão

Quase colada a Espanha, a Pousada de Marvão é um hotel de charme que ocupa quatro casas tradicionais alentejanas. A poucos quilómetros de Portalegre, conjuga atitude e altitude, o que garante uma vista deslumbrante sobre as planícies e vales — portugueses e espanhóis. A Pousada deve a sua origem à vontade de Jeremias da Conceição Dias, que, ao herdar uma casa, resolveu uni-la à do vizinho sacristão, para construir uma estalagem. 

Publicidade
5
torre de Palma Wine Hotel
©DR
Hotéis

Torre de Palma Wine Hotel

Aberto desde 2014 em pleno Alto Alentejo vinhateiro, o Torre da Palma Wine Hotel ocupa um edifício histórico cuja base remonta ao século XIV. Este pequeno hotel de charme com 19 quartos e suites, todos decorados numa linha que funde a tradição da zona com o contemporâneo, oferece aos clientes uma experiência que vai dos tratamentos de spa às provas de vinho, das actividades equestres aos passeios pela vinha. Faça o que fizer, guarde tempo para uma refeição no Basilii, restaurante de sabores alentejanos com toque de sofisticação. 

6
Pé no Monte, São Teotónio
©Joao Morgado - Architecture Phot
Hotéis

Pé no Monte

Distinguido como melhor turismo rural de 2015 pelo Turismo do Alentejo, o Pé no Monte é o "espaço perfeito para as crianças brincarem no meio natural enquanto os pais relaxam numa rede", como nos explicaram Gonçalo e Helena Marques. Há inclusivamente um parque infantil e um trampolim a pensar nos mais pequenos. Mas os casais apaixonados também encontram aqui um refúgio: os quartos mais românticos têm decks interiores e vista para as estrelas.

Publicidade
7
São Lourenço do Barrocal - Piscina
©Nelson Garrido
Hotéis

São Lourenço do Barrocal

Foi uma das aberturas mais faladas de 2016 e, por quem lá teve a sorte de dormir, mais instagramadas – a verdade é que qualquer canto do São Lourenço do Barrocal é fotogénico. O turismo rural reabilitado por Souto de Moura a partir de uma quinta agrícola já existente, no meio do Alentejo, tem 40 unidades de alojamento, entre quartos, suítes e casas, tem uma piscina, cavalariças e picadeiro, uma horta biológica e um restaurante na linha farm to table. Mais: há provas de vinhos e visitas à adega, um spa, passeios de bicicleta, vários trilhos marcados na herdade para andar a pé, monumentos megalíticos para visitar e, como se tudo isto não fosse já suficiente, podem organizar-se passeios de balão de ar quente. Já percebeu então a sorte de quem lá dormiu?

8
Pousada do Castelo de Estremoz
D.R.
Hotéis

Pousada do Castelo de Estremoz

Dormir num castelo é agora mais confortável do que no tempo em que os arquitectos projectavam casas com ameias ao invés de marquises e pernoitar no castelo que D. Dinis mandou erguer para a Rainha Santa Isabel prova não só que o amor move montanhas como pedregulhos gigantes. Os quartos da Pousada do Castelo de Estremoz, no Alentejo, mantêm uma decoração clássica com camas de dossel, e junta-lhes modernices do nosso tempo, como a televisão e o wi-fi. Imponente é a torre de Menagem, aberta agora para refeições privadas para grupos até 12 pessoas e com três menus à escolha: um com a tradicional sopa de tomate com enchidos e ovo escalfado e bacalhau dourado, outro com caldo de perdiz e hortelã e lombinho de porco preto com guisadinho de favas e um terceiro com estaladiço de queijo de Serpa e borrego no forno. 

Publicidade
9
Herdade da Matinha
Viagens

Herdade da Matinha

Na melhor parte do dia, só se ouvem os pássaros. Quando se calarem os pássaros, hão-de ficar as cigarras. E se acaso também elas se calarem, o mais certo é que comece a ouvir o som da própria barba a crescer. Na Herdade da Matinha há uma promessa de sossego que nos recebe à chegada e se cumpre à medida que o vagar se instala em nós. Estamos um pouco além do Cercal do Alentejo, três quilómetros de terra batida campo adentro, num refúgio acoitado entre montes. Só se chega aqui de propósito, só se sai daqui contrariado. A Herdade da Matinha é um turismo rural aconchegado por uns cem hectares de sobro, oliveiras e um pinhal de 14 mil árvores que foram sendo plantadas à medida que se foi erguendo a casa principal e foram multiplicando os 22 quartos que hoje ocupam o lugar da velha casa do lavrador, da vacaria e do celeiro que aqui existiam. 

10
Herdade da Cortesia
©Vasco Pinhol
Hotéis, Hotéis de luxo

Herdade da Cortesia

Imagine um design hotel no meio do Alto Alentejo, perfeitamente enquadrado com a natureza e cheio de pequenos luxos. É assim a Herdade da Cortesia, às portas da Barragem do Maranhão, procurada por vários hóspedes para a prática do remo – sim, também pode alugar canoas. Há 30 quartos disponíveis, um restaurante de pratos alentejanos e pode fazer um passeio de barco ou de balão, alugar uma bicicleta ou simplesmente ficar a aproveitar a calma alentejana e descansar. As escolhas fazem-se lá, importante é ir.

O melhor do Alentejo

Praia da Samoqueira - Porto Covo
Fotografia: Arlindo Camacho
Coisas para fazer

As melhores praias na Costa Alentejana

Rica em praias selvagens, rica em natureza no estado mais puro, rica em pores-do-sol fotogénicos e em muitos outros segredos, a Costa Alentejana é um destino de férias onde não nos cansamos de voltar. Nos quilómetros de costa que ligam Melides à Zambujeira do Mar, vai encontrar praias para todos os gostos: dos areais desertos, secretos e amigos dos praticantes de naturismo, às praias vigiadas, com bandeira azul, restaurante e perfeitas para levar a família toda a reboque. Escolha já em qual destas 26 praias da Costa Alentejana vai mergulhar este Verão.  

Sobreiras
©DR
Hotéis

Os melhores hotéis da Costa Alentejana

Da Comporta à Zambujeira do Mar o que não faltam são motivos para ir e ficar, nem que seja só por uns dias. Turismos rurais, hotéis de charme e até um glamping no meio do nada mas perto de tudo. Sozinho ou acompanhado, com miúdos ou sem miúdos. Não foi tarefa fácil chegar a estas propostas do litoral alentejano, de tanto que merece ser descoberto e aproveitado. Daqui vai a certeza de que em qualquer um destes espaços o tempo corre devagar, independentemente da altura do ano. Eis os melhores hotéis da Costa Alentejana.

Publicidade
sublime comporta
©Nelson Garrido
Hotéis

Os melhores sítios para ficar na Comporta

Convencionais, quartos, suites, cabanas, villas ou apartamentos. Confira o roteiro com os melhores hotéis em Tróia e na Comporta e escolha a modalidade ideal neste paraíso com praias de mar azul turquesa. São perfeitos para quem não dispensa luxo e conforto ou para quem se deixa contagiar pelo espírito Tom Sawyer, embora saibamos que a zona não é a que fica mais em conta. Mas se é para a Comporta ou Tróia que está apontar, então é aqui que deve ficar. Ultra contemporâneos ou sustentáveis, conheça os melhores sítios para ficar em Tróia e na Comporta.  

More to explore

Publicidade