Andrew Bird - Danse Caribe
“Danse Caribe” começa sem surpresas: mais uma canção de Andrew Bird enformada pela tradição folk anglo-saxónica. Mas de repente surge uma inesperada e bem-vinda melodia caribenha, elevada pelo assobio de Bird.
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Há milhares de assobios em canções pop. Normalmente são insofríveis, mas de vez em quando trazem algo de bom e diferente a uma canção. É o caso destes dez
Assobios espalhados pelo cancioneiro pop das últimas décadas é o que não falta. De um modo geral são insofríveis, ocasionalmente são insofríveis e colam-se ao ouvido, mas muito de vez em quando trazem algo de novo e diferente a uma canção. Melhoram-na. Oiçam-se, por exemplo, os silvos de Andrew Bird, que terça toca na Casa da Música e quarta dá um concerto em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Oiça-se, aliás, qualquer um destes dez. Sem medos.
“Danse Caribe” começa sem surpresas: mais uma canção de Andrew Bird enformada pela tradição folk anglo-saxónica. Mas de repente surge uma inesperada e bem-vinda melodia caribenha, elevada pelo assobio de Bird.
A primeira coisa que se ouve em “Sissyneck” é um assobio. Mas o mérito não é de Beck: o início é um sample de "The Moog and Me", do músico e compositor americano Richard Hyman, que começa exactamente da mesma forma.
Este single funk de 75 é um dos pontos altos do álbum Station To Station. Com um silvo subtil e contido que aparece e desaparece subitamente no final da canção.
O assobio pesaroso de Axl Rose dá o mote para esta balada acústica de 1989, inspirada pela relação do vocalista dos Gun N’ Roses com a sua ex-mulher Erin Eberly.
O assobio despreocupado de “Me and Julio Down By The School Yard” é um dos mais conhecidos da pop. E encaixa que nem uma luva na canção.
É um dos assobios mais reconhecíveis dos últimos anos. Quatro minutos e meio de melancolia indie-pop, com um síbilo que remete para a década de 60.
Os coros de Kate Bush e o assobio de Peter Gabriel, são as melhores partes deste single de 1980 assombrado pela guerra fria.
Cantada pelo baterista Dave Lovering, "La La Love You" é uma canção de amor semi-irónica que remete para os 50s. E tem um assobio à trolha maravilhoso.
Há dezenas de versões de "Jealous Guy", de John Lennon. Mas esta é a melhor. E isso deve-se em parte ao assobio fúnebre de Bryan Ferry.
Retirada de Grand Prix (1995), "Mellow Doubt" é uma canção pop redonda com a assinatura de Norman Blake. E tem um assobio.
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