A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Tiago Bettencourt
© DR

FNAC LIVE abre época dos festivais com festa da cultura portuguesa

No domingo, dia 5 de Junho, o FNAC LIVE viaja até aos Jardins da Torre de Belém para um dia dedicado ao talento nacional. Tiago Bettencourt, Samuel Úria e Rui Veloso são alguns dos nomes que sobem ao palco.

Time Out em associação com Fnac
Publicidade

É impossível condensar o talento nacional num só dia – mas o FNAC LIVE aceitou o desafio. Nesta 10ª edição, o festival urbano de música portuguesa, com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, enche de actuações os Jardins da Torre de Belém, dia 5 de Junho, a partir das 15.00. Com dois palcos, o dia vai combinar nomes sonantes com aqueles que ainda estão a traçar o seu percurso. No total são 11 actuações que contam com nomes como Tiago Bettencourt, Samuel Úria, Rui Veloso, Blaya ou Classe Crua. Além dos concertos, há a entrega de prémios dos Novos Talentos FNAC 2022. A entrada é livre. 

Com apresentação de Fernando Alvim, o FNAC LIVE arranca às 15.00, no Palco NTF, com a entrega de prémios Novos Talentos FNAC 2022. Há seis categorias – Cinema, Escrita, Música, Fotografia, Ilustração e Videojogos –, cada uma delas com um trabalho destacado pelos membros do júri. Durante a cerimónia, a música fica entregue a SREYA, o nome artístico de Rita Moreira, vencedora dos Novos Talentos FNAC 2020. 

Durante a tarde e pela noite dentro, os Jardins da Torre de Belém acolhem ainda uma zona de streetfood para tirar a barriga de misérias entre concertos e uma pop-up store da FNAC com aqueles equipamentos que fazem sempre falta. 

A pensar em quem já tem férias marcadas fora de Lisboa ou não consegue mesmo estar presente, o FNAC LIVE será transmitido através de um live streaming no Facebook da FNAC Portugal. 

Fique a par do cartaz completo de ambos os palcos do FNAC LIVE 2022.

Palco Principal

A Garota Não, 16.30
FNAC Live

A Garota Não, 16.30

A história na música de Cátia Mazari Oliveira, conhecida como A Garota Não, começou em 2019 com a canção Rua das Marimbas n.7. Três anos depois, lançou o seu segundo álbum de originais “2 de Abril”, a data que decreta a Constituição da República Portuguesa e o nome do bairro setubalense que a viu nascer e crescer.  “Este disco é uma viagem pela memória. É uma viagem pela amizade e pelos desencontros que semeiam valor, e sobretudo é uma viagem de busca pelo amor”.

Tiago Bettencourt, 17.40
FNAC Live

Tiago Bettencourt, 17.40

É preciso recuar 16 anos para chegar ao início da carreira de Tiago Bettencourt. Depois do sucesso com os Toranja, o artista seguiu a solo e editou quase uma dezena de álbuns de onde saíram temas como “Se Me Deixasses Ser”, “Morena” ou “Viagem”. Em Dezembro do ano passado, Tiago Bettencourt encheu o Coliseu de Lisboa com “Tiago Na Toca”, um projecto que renasceu durante os anos de pandemia. 

Publicidade
Samuel Úria, 18.50
FNAC Live

Samuel Úria, 18.50

Samuel Úria foi um dos pioneiros da FlorCaveira e subiu a pulso do underground para o mainstream nacional. Com 10 álbuns editados e quase 20 anos de carreira, é considerado um dos maiores cantautores da sua geração. Em 2021, lançou Canções do Pós-Guerra – Solo, o seu projecto mais recente, onde revisita algumas das canções do seu primeiro álbum.

Rui Veloso, 20.00
FNAC Live

Rui Veloso, 20.00

O “pai do rock português” dispensa apresentações. Mas aqui vão elas. Com mais de 40 anos de carreira, Rui Veloso faz parte do reportório clássico nacional e pelo menos um dos seus discos pairam na maior parte dos carros das famílias portuguesas. Este ano, o artista volta a subir ao palco do Coliseu do Porto, a 28 de Outubro, em formato trio de guitarras, onde é acompanhado por Alexandre Mania e Eduardo Espinho. 

Publicidade
Blaya, 21.10
FNAC Live

Blaya, 21.10

A intérprete de “Faz Gostoso” promete aquecer a noite do FNAC LIVE. Blaya nasceu em Fortaleza, no Brasil, e veio para Portugal com poucos meses. O seu percurso na música começou com os Buraka Som Sistema que conquistaram o público com temas como “We Stay Up All Night” ou “Kalemba”. Este ano a artista lançou o single “Colchão” que pertence ao próximo álbum. 

Classe Crua, 22.20
FNAC Live

Classe Crua, 22.20

Sam The Kid e Beware Jack juntaram-se num projecto que celebra o hip-hop nacional. O projecto Classe Crua funde estes dois talentos da cultura do hip-hop e ainda convida nomes da música lusófona como Chullage, Phoenix RDC, RAPadura, Francisco Rebelo, João Gomes, Silab ou AMAURA. 

Palco NTF

SREYA, 15.00
FNAC Live

SREYA, 15.00

A entrega de prémios Novos Talentos FNAC 2022 é acompanhada por uma actuação de SREYA, o nome artístico de Rita Moreira, vencedora dos Novos Talentos FNAC 2020. O primeiro álbum Emocional, produzido com Conan Osíris, antecedeu Cãezinha Gatinha, editado em 2020. Este último trabalho está marcado por dualidades como melancolia/ alegria ou tradição/modernidade.

Ganso, 17.20
FNAC Live

Ganso, 17.20

Os Ganso são membros da família Cuca Monga – a mesma dos Capitão Fausto, que tocam nalgumas músicas deles – e também já abriram para Os Mutantes e colaboraram e partilharam o palco com José Cid. A sua pop docemente psicadélica pode ser ouvida no álbum Não Tarda, de 2019. “Sorte a Minha” e “Gino (O Menino Bolha)” são os dois novos singles, lançados este ano. 

Publicidade
From Atomic, 18.30
FNAC Live

From Atomic, 18.30

Alberto Ferraz, Sofia Leonor e Samuel Nejati formam os From Atomic. Esta banda de Coimbra combina a pop vanguardista dos anos 80 e o indie-noise dos anos 90. Em 2019 participaram nos Novos Talentos Fnac com a música “Heaven’s Bless”. No ano seguinte editaram o álbum de estreia Deliverance, gravado na Blue House e editado pela Lux Records. 

 

Melquiades, 19.40
FNAC Live

Melquiades, 19.40

Nascida em 2019 entre Lisboa e Setúbal, a Melquiades é uma banda formada por António Agostinho, Luís Lucena, João Abelaira Nascimento e Diogo Sousa. Aqui juntam-se as sonoridades do post-rock, mata, fusão, música étnica e latina. Depois da presença em festivais como o Vodafone Paredes de Coura ou o Festival Impulso, Melquiades está prestes a lançar o álbum de estreia Fountain of Shingle

Publicidade
Basilda, 20.50
FNAC Live

Basilda, 20.50

Do funk à house, da pop ao R&B e do hip-hop à soul, os Basilda afirmam-se no mundo da música com singles como “Little of Your Time”, “Think Straight” ou “Fine Without You”. Esta banda do Porto conta com Cecília Costa na voz e bateria, Jonny Abbey na guitarra e Leonardo Pinto, aka Goldmatique, nas teclas e produção.

Chinaskee, 22.20
FNAC Live

Chinaskee, 22.20

Chinaskee é o alter-ego musical de Miguel Gomes, inspirado no alter-ego literário de Charles Bukowski. O sucessor do álbum Malmequeres, em 2017, chama-se Bochechas e é novamente produzido por Filipe Sambado, com participações de Vaiapraia, Primeira Dama e Bia Maria. O artista criou este último trabalho a partir das suas dores pessoais. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade