1. Inverno, de As Quatro Estações, de Vivaldi
Os concertos que formam As Quatro Estações (Le Quattro Stagioni), do veneziano Antonio Vivaldi, fazem parte de uma colecção de 12 concertos para violino publicada em 1725, em Amesterdão sob o título Il Cimento dell’Armonia e de l’Inventione (O Certame da Harmonia e da Invenção) e dedicada a um mecenas do compositor, o conde boémio Wenzel von Morzin. Cada um dos quatro concertos é acompanhado de um soneto, que, embora de dúbia qualidade poética, vale a pena seguir de forma a atestar como a música ilustra as palavras com engenho e arte. Eis o que acompanha L’Inverno: Allegro non molto: “Tremer, enregelado, na neve álgida/ Nas feras rajadas do hórrido vento/ Correr, batendo os pés a cada passo/ Batendo os dentes no frio extremo”. Largo: “Dias tranquilos e felizes passados junto ao fogo/ Enquanto lá fora a chuva todos encharca/ Caminhar sobre o gelo com passo mesurado/ Por receio de escorregar e cair”. Allegro: “Correr apressado e tombar por terra/ Retomar a carreira desvairada sobre o gelo/ Até que ele se quebra e uma fenda se abre/ Ouvir sair dos portões de ferro/ Sirocco, Bóreas e todos os ventos em luta/ Assim é o Inverno, mas também traz alegrias”.
[Por Fabio Biondi (violino e direcção) e o ensemble Europa Galante. Existe versão em discos pelos mesmos intérpretes na Erato]