Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Panda Bear ainda nos consegue surpreender
Panda Bear
Inês Félix Panda Bear no Príncipe Real

Panda Bear ainda nos consegue surpreender

Há poucos músicos tão inventivos como Noah Lennox, ou Panda Bear. O lisboeta adoptivo acaba de lançar o álbum "Buoys"

Por Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

★★★★

Não há muitos músicos tão inventivos e destemidos como Noah Lennox, vulgo Panda Bear. A solo e com os Animal Collective, o cantor e compositor americano vem desde o final dos anos 90 a desenvolver um corpo de trabalho em constante mutação, testando novas formas e técnicas sem nunca perder o norte nem abdicar de uma certa coerência estética.

E mesmo assim o seu mais recente álbum, Buoys, consegue surpreender. É mais minimalista e quase esquelético quando comparado com os discos assinados e co-assinados por estes lisboeta adoptivo nos últimos 12 anos. Sem infinitas camadas de vozes e samples empilhados uns sobre os outros, os sons respiram e ecoam com uma calma oceânica. As canções sucedem-se, sempre com a voz em destaque e mais ou menos processada, amparada por uma guitarra computorizada, batidas mecânicas e sons que à primeira escuta parecem fora de lugar, como gotas de água a cair, disparos de raios laser, barulhos de videojogos ou o choro de uma mulher – a DJ e cantora de trap e reggaetón chilena Lizz, responsável por muitos dos arranjos.

O trabalho do produtor Rusty Santos com artistas de trap triste e reggaetón teve uma influência determinante no som do álbum, tal como o dub e a folk que de certa forma são transversais à obra de Panda Bear. É na intersecção dessas referências que a pop beatífica de Buoys ganha forma. E nos surpreende uma e outra vez.

+ Entrevista a Panda Bear: "Quis fazer um disco mais vazio"

Mais música

Música
Akshay Chauhan/Unsplash

Os novos discos que vêm dar-lhe música

Música

Acabadinhos de sair do estúdio ou ainda por chegar, surpreendentes e aguardados, há muita coisa nova para ouvir nos próximos tempos. 2020 pode parecer um ano estranho até à data, mas a indústria musical não tem deixado ninguém para trás e o streaming há de salvar-nos nas piores (e nas melhores) alturas. Conheça o que há de mais fresco para ouvir com estes novos discos.

Led Zeppelin
©IMDB

Os melhores concertos disponíveis no Youtube

Música

O Youtube dá-nos a possibilidade de ver, rever ou descobrir concertos verdadeiramente memoráveis, actuações que ficaram para a História da música popular. Sirva-se desta lista para ter aquele gostinho a festival de Verão em ano de cancelamentos, mas também, para matar saudades de algumas das melhores performances que já se viram em palco.

Publicidade
Caneca de café
©Íris Juana/Unsplash

Bom dia, alegria: músicas para começar bem o dia

Música

Dos icónicos Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Johnny Mercer, aos contemporâneos A$AP Rocky e Anderson Paak, esta lista é um apanhado de tudo o que nos faz querer sair da cama. Pequenas obsessões, paixões duradouras, coisas de momento. Destape-se com estas músicas para começar bem o dia.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade