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A female:pressure chega a Portugal para combater o apagamento das mulheres nas indústrias culturais

Desde 1998 que uma rede internacional procura dar visibilidade às mulheres e pessoas não-binárias no meio da música. Este sábado, apresenta-se aos portugueses no Arroz.

Luís Filipe Rodrigues
Editor
Cativo
© Renata MottironiCativo
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No ano passado, o anúncio de um dia extra do Vodafone Paredes de Coura, inteiramente dedicado à música portuguesa mas quase desprovido de representação feminina fez correr tinta e tweets. Nos dias e semanas seguintes, formaram-se movimentos e grupos de apoio, escreveram-se artigos, fez-se algum barulho. Mas passou quase um ano e, olhando para os cartazes da maior parte dos festivais portugueses, parece que pouca coisa mudou. Quem se preocupa com estas questões ainda tem muito trabalho pela frente. E a female:pressure, que apresenta a sua célula (no sentido elogiosamente terrorista do termo) em Portugal este sábado, no Arroz, está pronta para trabalhar.

Fundada em 1998 pela DJ e produtora austríaca Susanne Kirchmayr, mais conhecida como Electric Indigo, a female:pressure começou por ser uma plataforma e base de dados internacional de mulheres na música electrónica. Desde então, abriu-se a pessoas não-binárias e alargou o alcance de actividade para outros campos artísticos. Entre os trabalhos desenvolvidos destacam-se os relatórios female:pressure FACTS, que analisam o número e preponderância de mulheres e pessoas com outras identidades marginalizadas nos cartazes dos festivais de música electrónica.

Luísa Cativo, DJ portuense que durante anos passou música como Catxibi, dinamizou as noites Thug Unicorn e ainda no ano passado escreveu sobre a falta de representação feminina nos festivais para o Rimas e Batidas, é um dos rostos da female:pressure em Portugal e vai estar no Arroz, no sábado. Quanto lhe perguntamos porque demorou tanto tempo a acção da female:pressure a estender-se a Portugal, responde directamente: Talvez por falta de conhecimento ou de iniciativa. Ela própria só agora descobriu que tem amigas que já estavam inscritas há algum tempo nesta base de dados.

A ideia de trazer para cá a female:pressure partiu da Ana Rita Costa (Mayan), que nas suas pesquisas se deparou com o trabalho do colectivo e entrou em contacto com a fundadora Electric Indigo, que se mostrou bastante entusiasmada com a ideia do raio de acção [da female:pressure] se estender a Portugal”, conta Luísa. A Rita propôs esse desafio à Sara Batista (Sara Wual), que é uma das co-fundadoras e produtora das ELA e da House Mouse, que falou com a Marta Espiridião, curadora e investigadora que aborda estas questões no seu trabalho, e ela por sua vez entrou em contacto comigo por também conhecer o meu trabalho tanto na música como no activismo.

De acordo com Cativo, esta estrutura é horizontal e bastante orgânica. Quem tem interesse em contribuir para a causa, explica, entra em contacto com as pessoas que estão mais activas, e consoante a disponibilidade e áreas de acção da pessoa, esta pode integrar o grupo de trabalho de uma forma mais ou menos proactiva. Pode também só inscrever-se na base de dados e subscrever a mailing list. Em breve também contamos desenvolver uma base de dados para artistas sediades em Portugal que queiram fazer parte da nossa rede de contactos. Um dos nossos objectivos é mesmo criar comunidades e redes de pessoas interessadas e solidárias com esta causa.

Interesse no projecto não tem faltado, e sentir esse carinho, nas palavras da nossa interlocutora, tem sido muito emocionante”. Esse apoio “é e vai continuar a ser crucial para que o projecto consiga avançar”, continua. Este primeiro evento está a ser organizado de forma totalmente independente e sem qualquer apoio ou parceria. Está a ser financiado por nós, que também somos artistas precárias. E convém que corra bem para continuarem a organizar eventos que tragam trabalho a artistas [e colectivos] dentro da música, artes visuais e performativas, e visibilidade junto de públicos que de outra forma não teriam contacto com o seu trabalho e a sua mensagem.

Estamos a organizar este [primeiro] evento para falarmos deste assunto muito importante, e para angariarmos fundos para podermos dar um abanão à forma como se fazem estas coisas cá em Portugal, descreve, quando é forçada a fazer um elevator pitch para a festa de sábado, no Arroz. Diz que não é o seu forte, mas está a ser modesta – já lemos tantos pitches piores. Adorávamos ter pessoas lá desde o início para não perderem a talk, porque vai ser uma forma de conseguir também demonstrar ao público a nossa gratidão e o nosso compromisso com estes ideais, acrescenta.

A conversa a que se refere tem início marcado para as 19.00, uma hora depois de abrirem as portas, e vai incidir sobre temas como a “diversidade, inclusão e comunidade”. Além da female:pressure, estarão representadas entidades como a shesaid.so portuguesa e a também nacional Beats by Girlz ou a FemnØise, de Barcelona, cuja DJ Rosario já se dedica à música e ao activismo há duas décadas e vai actuar no sábado. O elenco de DJs inclui ainda Cativo, Mayan, Sheri Vari e Mel das Pêras. Sara Wual vai tocar ao vivo. 

Mas não nos vão só dar música. Estará também patente a exposição “acerva.01”, com curadoria de Marta Espiridião e obras de Inês Brites, e será possível assistir à performance Pura e Complexa, da actriz Rita Amaral Duarte. Luísa sublinha ainda que o evento vai decorrer indoors para estarmos quentes e confortáveis, e quem quiser jantar lá e ficar para a noite tem pizza de lenha e o serviço de bar disponível. Para participar é necessário ser sócio da associação Arroz (custa só 3€) e comprar o ingresso online ou à porta. O preço é 15€, mas quem estiver com problemas financeiros pode enviar um e-mail à organização (portugal@femalepressure.net) e perguntar pelos bilhetes a preço reduzido.

DJ Rosario
© Ursula KaufmannDJ Rosario

Pressionar o presente, construir o futuro

Os objectivos da female:pressure não passam apenas por organizar eventos, juntar artistas com os espaços, divulgar actividades e eventos ou promover contactos mais ou menos informais. Luísa Cativo sabe que “para podermos ter uma oferta artística mais diversa e representativa, é muito importante providenciar acesso a formação e educação nestas áreas”. E a estrutura gostaria de ter condições para fazer isto mesmo no futuro. Afinal, a falta de representatividade de certos grupos e pessoas em muitos sectores é também uma questão material e de classe, não apenas identitária.

Cada vez mais o trabalho cultural e artístico é reservado a pessoas que têm meios e apoio financeiro para poderem estudar, fazer estágios, trabalho não remunerado com o fim de fazer networking, pagar cursos e material”, afirma. “Isto exclui uma larga fatia da população portuguesa que tem forçosamente de usar todo o seu tempo útil a trabalhar para sobreviver, ou que cresceu num contexto onde o trabalho criativo não é visto como válido ou merecedor de tempo e dedicação. Afinal de contas, como costumo dizer, vivemos num país onde artista é usado como insulto, onde a cultura e a arte não são consideradas áreas dignas para se trabalhar, onde o trabalho criativo e artístico que não tenha como único fim gerar lucro é visto como parasitismo.

Luísa não pára. Continua a dizer o que tem de ser dito. Seria importante estender essa oportunidade de formação e mentoria a pessoas que iriam trazer um contributo mais urgente e pertinente ao panorama cultural português, priorizando mulheres e pessoas queer de todas as etnias e culturas. Em linha com isso, gostaríamos também de estender essas iniciativas educativas a comunidades que estejam mais fora dos grandes centros urbanos, porque acho que há vontade de descentralizar a oferta cultural mas não há acesso ao conhecimento e ferramentas necessárias para o fazer.

Mesmo que nem todas as ambições se materializem, Luísa acha que “se daqui a cinco anos tiver pessoas a agradecer pelo nosso trabalho e a dizer-nos o quão importante foi na sua vida já terá valido a pena. Se bem que não é essa a única ambição para o projecto. Conseguirmos contribuir para que a arte e a música sejam vistas como um trabalho meritório, e que mais artistas mulheres e queer possam viver só do seu trabalho artístico de forma não precária? Isso seria um sonho”, conta. “E esperamos informar e inspirar cada vez mais gente a mudar o seu mindset face à arte e à cultura. Acho que isto pode ser um caminho para uma sociedade mais saudável até em outras áreas.

Claro que, antes de isto ser viável, é necessário criar redes de apoio a vários níveis – financeiro, educativo, pessoal – para que estes movimentos sejam sustentáveis a nível individual e colectivo. E reconhecer o poder que temos individualmente para mudar tudo”. Na continuação desta ideia, Luísa Cativo refere o relatório female:pressure Facts. “Tem uma secção super interessante que diz que acções podemos tomar para mudarmos as coisas. Têm sugestões para todas as pessoas que integram este ecossistema cultural: o público (importantíssimo, a chave disto tudo), jornalistas, promotores, organizadores, artistas, etc. Todes temos um papel chave a desempenhar nesta mudança, agora é escolher se o queremos fazer ou ignorar essa responsabilidade.”

Arroz Estúdios (Xabregas). Sáb 18.00. 15€

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