A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Afuri celebra um ano com menu especial que dura apenas até domingo

Escrito por
Inês Garcia
Publicidade

Afuri, restaurante japonês especializado em ramen, comemora o primeiro aniversário com um menu de degustação especial, disponível apenas aos jantares, até dia 11. 

É uma marca consolidada em Tóquio, onde ultrapassa a dezena de restaurantes, e chegou à Europa, a Lisboa, em pleno Agosto de 2018, pondo de parte a ideia de que o ramen, o caldo fumegante japonês, este feito com yuzu, só se come nos meses quentes. Apresentou uma ementa muito completa, com grelhados e alguns pratos de sushi para mostrar o melhor da gastronomia japonesa. A comemorar o primeiro aniversário, resolveram criar um menu de degustação conciso, que mostra esta variedade. 

Durante uma semana, de 6 a 11 de Agosto, o menu kaiseki está disponível aos jantares por 28€ por pessoa, sem bebidas (aos almoços, mantém a carta normal). A degustação tem seis momentos: começa com o bluefin tuna tataki, com o atum fresco com ponzu de cebolo grelhado, sementes de mostarda em pickle, tobiko e pimenta rosa; segue para o ebi agedashi, um prato com tofu frito recheado com camarão, rábano, gengibre, dashi de yuzu e cebolete; e de seguida apresenta umas peças de sushi aburi salmon maki, com salmão braseado, spicy tuna mix, abacate, pepino e cebolete.

A amostra do prato quente são as pork ribs, cozinhadas a baixa temperatura durante quatro horas, e servidas com verdes de Verão, molho yakiniku e sésamo. Para terminar, um ramen frio, para mostrar outra faceta da sopa japonesa. O caldo chuka tem tanto de aromático como de intenso e está na base da taça, que leva os noodles, caranguejo das neves, cebolete, chicória, rebentos de bambu, gengibre vermelho e sésamo. 

Para terminar, uma panna cotta de arroz, com xarope de shiso, arroz tostado e morango.

O balanço deste ano em Portugal é positivo, afirma Taichi Ishizuki, CEO da marca Afuri, de visita a Lisboa. Tão positivo que nos planos está um segundo restaurante na cidade, esse com uma cozinha maior e que permita ver toda a confecção do ramen, em específico dos noodles, uma espécie de “museu”. 

Rua Paiva de Andrada, 7 (Chiado). 96 871 0555.

+ Como comer ramen como um japonês

Últimas notícias

    Publicidade