Notícias

Algés-Colégio Militar em 24 minutos? Transporte rápido começa a andar em 2028

Projecto do metrobus foi apresentado esta quinta-feira, 3 de Julho. Inclui 29 paragens, ligando Alcântara e Benfica a Algés. Obras devem arrancar em 2027.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Jornalista
Transporte Rápido Lisboa Oeiras
Ana Luísa Alvim/CML | Transporte Rápido Lisboa Oeiras
Publicidade
O novo Transporte Rápido Lisboa Oeiras vai tornar mais rápidas, a partir de 2028, as ligações entre Alcântara e Algés e Benfica e Algés. Com trajectos completos na ordem dos 20 minutos, os autocarros serão 100% eléctricos, circulando num canal dedicado de 21 Km. Em formato Bus Rapid Transport (BRT), também conhecido como metrobus, o projecto foi apresentado esta quinta-feira, dia 3 de Julho, e as obras deverão começar em 2027.
Nos planos está um total de 16 veículos, que vão partir de Alcântara, Benfica e Algés, parando em 29 pontos e servindo um universo de mais de 90 mil residentes. Estima-se que o novo meio transporte 22 mil passageiros por dia e, havendo uma transferência directa do automóvel para o transporte público, poderão deixar de circular 4000 veículos todos os dias no território abrangido pelo novo serviço.
Traçado do Transporte Rápido Lisboa Oeiras
DR via CMLTraçado do Transporte Rápido Lisboa Oeiras
Ainda não se sabe, porém, quem irá operar o novo BRT, embora a opção pela Carris esteja em cima da mesa (a própria notícia de lançamento do Transporte Rápido Lisboa Oeiras figura no site da empresa de transportes e Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, já se mostrou disponível para uma participação no município na Carris). 

Benfica e Algés separadas por 24 minutos

Quem faz Benfica-Algés de automóvel sabe que o trajecto não é longo. Porém, o percurso actual em transportes públicos (o autocarro 729, da Carris, liga actualmente o Bairro Padre Cruz, em Carnide, a Algés) é moroso, tanto pela rota que implica como pelo facto de não acontecer em faixas exclusivas para autocarros.
Com o novo metrobus, prevê a Câmara de Lisboa num comunicado enviado às redacções, a cidade verá "reforçado o acesso por transporte público ao Parque Florestal de Monsanto", além de se reduzirem "os congestionamentos em Benfica e Alcântara" e de se reforçar a ligação ao concelho de Oeiras. Estarão também abrangidos pelo BRT zonas como o Alvito, o Alto da Ajuda, o Alto do Restelo, Alcântara, Algés, Miraflores, o Colégio Militar (em Benfica), Alfragide ou Linda-a-Velha. De Algés a Benfica (Colégio Militar), o tempo de viagem previsto é de 24 minutos e para chegar de Linda-a-Velha a Alcântara deverão ser precisos 22.
No traçado, sublinham-se ainda as ligações às linhas azul e vermelha do metro, através do Colégio Militar e da nova estação de Alcântara.

🏡 Já comprou a Time Out Lisboa, com as últimas aldeias na cidade?

🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no FacebookInstagram Whatsapp

Últimas notícias
    Publicidade