A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Aphex Twin
Foto: SónarAphex Twin

Aphex Twin e quarenta outros nomes reforçam o cartaz do MEO Kalorama

Yeah Yeah Yeahs, Lil Yachty, Belle & Sebastian, Siouxsie e Ethel Cain são adições de peso ao cartaz do festival, que regressa ao Parque da Bela Vista no final deste Verão.

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Conheciam-se, até agora, apenas nove dos nomes que vão passar pelo festival MEO Kalorama, de regresso ao Parque da Bela Vista entre 31 de Agosto e 2 de Setembro. Hoje, porém, o número de confirmações subiu substancialmente, e há boas surpresas no cartaz, com Aphex Twin à cabeça.

No activo desde meados da década de 1980 – apesar de o primeiro álbum, Selected Ambient Works 85-92, só ter chegado nos 90s –, Richard David James, o músico e compositor mais conhecido como e por Aphex Twin, é um nome importante da electrónica produzida nas ilhas britânicas ao longo das últimas décadas, seja ela mais cerebral, física ou ambiental. Talvez o mais importante.

Mas a sua passagem por Portugal não é a única boa notícia. Entre as novas confirmações, é difícil que alguém não tenha pelo menos um grupo ou artista capaz de lhe meter um sorriso nos lábios. E há umas quantas estreias e nomes menos óbvios (mas muito bem-vindos) entre os confirmados.

Querem ouvir uma lenda punk e da música gótica? A histórica Siouxsie vem cá. Têm saudades do rock nova-iorquino dos anos zero? Os Yeah Yeah Yeahs vão estar na Bela Vista para vocês. Preferem um indie rock mais anguloso? Há Shame. Ou indie-pop, mesmo? Digam olá aos Belle & Sebastian. Então e música acústica e doce? José González vem tocar o álbum de estreia, Veneer.

Nem todos artistas dependem tanto das guitarras, porém. Para os apreciadores de forró e músicas brasileiras há Pabllo Vittar. Quem estiver mais virado para outros sons da América Latina (com destaque para um reggaetón digitalizado e mutante) pode contar com Dinamarca. Há também a electrónica vanguardista de Arca. Ou de Ben UFO. O trap imaginativo e hiperactivo de Lil Yachty. E o grime apunkalhado de slowthai. Ou música sacra pós-emo-pós-trap da magnífica Ethel Cain.

Estes nomes e muito mais juntam-se aos já confirmados Arcade Fire, Florence + The Machine, The Blaze, Foals, Metronomy, Amyl and the Sniffers e uma comitiva portuguesa e dos PALOP cada vez mais recheada de talento. Além de Capitão Fausto, Dino D'Santiago e Rita Vian, há agora outra gente boa como Eu.Clides, Pongo, Selma Uamusse, Scúru Fitchádu, Holy Nothing ou Phoebe no cartaz.

São argumentos de peso a favor desta edição do MEO Kalorama. E o cartaz ainda não está fechado. Os bilhetes para o festival estão à venda e o passe para os três dias vale 145€ (mais taxas). Ainda é dinheiro, mas pode ser pago às prestações. Numa altura destas, dá jeito.

Parque da Bela Vista. 31 Ago-2 Set (Qui-Sáb). 145€

+ Delírio em São Miguel. Meia dúzia de concertos a não perder no Tremor

+ Norte-americano Machine Gun Kelly confirmado no NOS Alive deste ano

Últimas notícias

    Publicidade