A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Estação Baixa-Chiado
DREstação Baixa-Chiado

Escadas da estação Baixa-Chiado voltam a andar em Setembro

Investimento de perto de 14 milhões de euros em acessos, elevadores e escadas mecânicas foi comunicado pelo Metropolitano de Lisboa no Verão. "Acessibilidade plena" será atingida em 2025.

Rute Barbedo
Escrito por
Rute Barbedo
Publicidade

Até 2025, todas as estações do Metropolitano de Lisboa (ML) estarão dotadas de "acessibilidade plena", avança a empresa à Time Out. A intervenção que envolve a renovação ou substituição de escadas, elevadores e outros acessos arrancou no ano passado, implicando um investimento de perto de 14 milhões de euros, e os primeiros resultados estarão à vista em Julho, data em que se prevê que os elevadores das estações da Baixa-Chiado e da Alameda estejam a funcionar a 100%. Sobre a primeira estação, onde se tornou recorrente ver as longas escadas rolantes em direcção ao Chiado avariadas ou "em manutenção", o ML aponta para que os trabalhos estejam concluídos "em Setembro do corrente ano".

"Do total de 12 escadas existentes na estação Baixa-Chiado, foram já substituídas quatro escadas mecânicas e modernizadas três. Encontram-se agora em curso a modernização e substituição das últimas cinco escadas dessa estação", pormenoriza a empresa, clarificando que, com esta intervenção de 1 milhão e 500 mil euros, a estação Baixa-Chiado terá todos os lances de escadas renovados". É caso para dizer "finalmente"? Talvez. Recorde-se que, em Outubro de 2022, na sequência de mais uma das constantes operações de reparação das mal-afamadas escadas mecânicas que conduzem ao Largo do Chiado, a empresa referia à agência Lusa que “a solução definitiva” para este entrave à acessibilidade teria de passar, irremediavelmente, pela substituição integral das sete escadas. A empresa previa, ainda, que os trabalhos estivessem concluídos até ao primeiro trimestre deste ano.

Elevadores a funcionar do Campo Pequeno à Praça de Espanha

Em Agosto, estavam fora de serviço 11 dos 117 elevadores e 26 das 234 escadas mecânicas das estações do ML, segundo avançou na altura a empresa ao jornal Eco. A organização decidiu começar "por modernizar os equipamentos mais obsoletos e aqueles que têm uma maior utilização", conforme explicou à Time Out. Prevê-se, assim, que, a seguir à Baixa-Chiado e à Alameda, as próximas estações a surgir com elevadores novos ou renovados sejam o Campo Pequeno e Picoas (em Setembro), Intendente e Martim Moniz (em Outubro) e Praça de Espanha (em Abril de 2025). No total, estão em causa 19 elevadores. 

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Esta é a melhor cidade do mundo para andar a pé

Últimas notícias

    Publicidade