[title]
A 27 de Novembro, 23 espaços de Lisboa serão o palco das mais diversas iniciativas culturais que terão um papel solidário: os artistas e entidades participantes escolhem um projecto de acção social que depois será apoiado através de diferentes formatos. No total, e em apenas um dia, Lisboa recebe 60 eventos, entre concertos, exposições, peças de teatro, performances, debates, entre outros, em espaços como o Musicbox, a Companhia Olga Roriz, o Museu dos Coches, o Teatro Comuna ou a Rede de Bibliotecas de Lisboa. E alguns espectáculos irão acontecer online.
“Ao participar, o público está, desse modo, a contribuir não apenas para a cultura, mas para o desenvolvimento dos projetos de ação social selecionados pelos artistas”, explica a organização.
O Fair Saturday nasceu em Bilbao em 2014, numa primeira edição que juntou 680 artistas e dez projectos sociais. E logo no ano seguinte tornou-se um evento à escala global, estendendo-se por 45 cidades de todo o mundo, que se juntaram à missão de criar uma sociedade mais justa, onde todos podem participar num projecto social colectivo, apoiado pela mobilização cultural.
Um movimento que acontece sempre no dia seguinte à Black Friday, “exponente máximo do consumismo”, diz a organização, e surge para ajudar a equilibrar a balança, apostando numa sociedade mais empática. Para Jordi Albareda, criador da Fair Saturday Foundation, “provavelmente nunca foi tão necessário tornar visível o papel da cultura na construção de um futuro mais humanizado e equilibrado do que em tempos de pandemia”.
O programa completo pode ser consultado no site oficial deste movimento.
+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana