[title]
O Jardim Zoológico de Lisboa adora anunciar os seus novos residentes. Estes chegaram ainda antes da rentrée, nos dias 6, 17 e 19 de Julho, mas só agora estão a ser apresentados ao público. São três crias de flamingo e encontram-se finalmente junto aos seus pares.
Não, ainda não têm uma plumagem de cor carmim, mas à medida que forem crescendo, também elas ficarão com coloração característica dos flamingos adultos. Por agora, as penas são cinzentas, os passos inseguros e até o sexo está ainda por confirmar.

Quanto à instalação onde se encontram, junto dos seus pares, o Zoo garante que foi “pensada ao detalhe” para estimular o comportamento natural da espécie, que é altamente sensível à envolvente. “A reprodução dos flamingos exige um ambiente favorável, estabilidade, segurança e um acompanhamento permanente das crias”, lê-se em comunicado.
De aspecto inconfundível, devido aos pigmentos carotenos que ingere, o flamingo-rubro (Phoenicopterus ruber) nidifica em colónias e executa rituais de acasalamento em grupo. O ninho é construído pelo casal, no solo, e é composto por um cone de lama com o vértice em forma de taça. Ambos os elementos do casal incubam os ovos e cuidam das crias, sendo ainda frequente haver “creches para crias”, isto é, os flamingos cuidam dos filhos uns dos outros.
Jardim Zoológico de Lisboa (Sete Rios). Seg-Dom 10.00-20.00. 13,38€-21,38€
🧐 Mais notícias: fique a par das principais novidades com a Time Out
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp