A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa vai ter duas unidades de rastreio grátis do novo coronavírus

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Várias câmaras municipais e laboratórios privados estão a avançar com centros móveis de rastreios locais. As duas unidades em Lisboa, anunciadas pela Câmara Municipal, serão abertas ainda este fim-de-semana. Os testes são gratuitos, mas apenas para cidadãos com prescrição médica.

A Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, anunciou esta quarta-feira que irá ter uma unidade para rastreio do novo coronavírus no Lumiar (na Escola Básica Quinta dos Frades) e outra, em formato drive-thru, no Parque das Nações. Os testes de despistagem gratuita, a cargo dos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs, serão feitos aos cidadãos que tenham prescrição médica passada por unidades de saúde do SNS.

A Escola Básica Quinta dos Frades, a funcionar com dois médicos e seis técnicos laboratoriais, terá capacidade para realizar entre 300 a 400 rastreios. Já o Centro de Rastreio Móvel, no parque de estacionamento junto à Rua Vitorino Magalhães Godinho, no Parque das Nações, terá capacidade para cerca de 150 análises diárias, podendo este número aumentar de acordo com as necessidades.

“Estes dois centros inserem-se numa rede de dez unidades, a serem instaladas nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito da rede partilhada de recursos entre os seus 18 municípios”, lê-se no comunicado da câmara.

Cascais é um dos municípios cuja autarquia já anunciou que se prepara para abrir dois locais dedicados ao diagnóstico laboratorial para rastrear a população. Um dos centros de rastreio vai funcionar no Centro de Congressos de Cascais e outro na Cerci (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas) da Rana. As colheitas, também gratuitas, serão feitas pelos laboratórios Germano Sousa e Joaquim Chaves. 

+ Coronavírus: últimas notícias e boas práticas

Últimas notícias

    Publicidade