A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Louis de Funès: o rei da gargalhada no canal ARTE

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Louis de Funès morreu há 35 anos e o ARTE assinala a data com um documentário em que participam muitos dos que conheceram o rei da comédia francesa. 

35 anos depois da sua morte, Louis de Funès continua a ser um dos actores favoritos dos franceses e imensamente popular em países como Espanha, Rússia, Portugal, Alemanha e até o Irão. Filho de pais espanhóis que fugiram para França para se casar (a mãe, galega, tinha ascendência portuguesa), De Funès começou por ser pianista em bares da zona de Pigalle, em Paris, onde também contava piadas. Estreou-se no cinema já tardiamente, aos 31 anos, fazendo papéis secundários, atingindo o estrelato em 1963, tinha já 48 anos, com Casamento a Propósito, de Jean Girault.

O génio histriónico de De Funès, a sua enorme expressividade cómica e o seu gosto por personagens coléricas, tirânicas e cheias de defeitos, conquistaram público em clássicos da comédia francesa como O Gendarme de Saint-Tropez, A Grande Paródia, O Pequeno Banhista, A Mania das Grandezas ou As Aventuras do Rabi Jacob.

Nos 35 anos da sua morte, o ARTE recorda Louis de Funès com o documentário Monsieur de Funès, que conta com a participação de actores cómicos como Jamel Debbouze e Guillaume Gallienne, realizadores que trabalharam com ele, como Claude Zidi, o seu biógrafo, Bertrand Dicale, e muitos outros.

ARTE. Sex 23.00.

Últimas notícias

    Publicidade