Notícias

Mais uma voltinha? O comboio da Caparica ainda não anda, mas vai ter uma exposição de arte

Não é uma galeria, mas sim o terminal do Transpraia, mítico comboio que em tempos ligou nove quilómetros de praias na Costa da Caparica. Em Outubro, acolhe obras de Kampus.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Kampus, Transpraia
KampusIntervenções feitas anteriormente por Kampus
Publicidade

Quem não se lembra do pequeno velho comboio que percorria a linha de praias, da Costa da Caparica à Fonte da Telha? O transporte e a respectiva infra-estrutura foram, este ano, comprados por Greg Bernard, empresário francês, já proprietário dos restaurantes Dr. Bernard e Palms Dr. Bernard, ambos ali por perto. A aquisição rondou um milhão de euros.

E parece que em 2025 esta ferrovia balnear poderá voltar a circular. Enquanto os apitos da locomotiva não voltam a soar, o terminal do Transpraia, na Praia da Riviera, recebe as obras do artista luso-brasileiro Kampus, numa parceria com a Underdogs. “O maior recurso natural da Caparica não é a praia: é a criatividade das pessoas [...] Foi a Pauline Foessel da Underdogs que me apresentou o Kampus, uma verdadeira mais-valia da Caparica. Fiquei feliz por outros artistas locais terem vindo visitar e apoiar a iniciativa, como Bordalo, Vhils ou Malibu Ninjas. O Transpraia pode ser um forte pólo cultural e tornar-se um centro de exposições na margem sul do Tejo”, afirma Bernard, citado em comunicado.

Kampus, Transpraia
KampusIntervenção feita anteriormente por Kampus

Está dado o mote para o futuro desta estrutura. O novo proprietário quer fazer dela um pólo cultural, local de exposições e residências artísticas. Este primeiro passo foi dado em conjunto com a Underdogs, que realiza a primeira exposição na Costa da Caparica. Kampus, conhecido pela personagem Sausage, produziu 25 obras para este local e o percurso sugerido aos visitantes é, ele próprio, uma viagem pelo imaginário colectivo em torno do Transpraia. A exposição pode ser visitada pelo público entre os dias 18 e 20 de Outubro.

Sobre o futuro deste comboio, o empresário dá conta da criação de uma associação – Amigos do Transpraia –, "dedicada à restauração e preservação do Transpraia, das estações e do ambiente envolvente." O objectivo continua a ser ter o comboio a circular no Verão de 2025. Até lá, o Greg Bernard espera reunir o investimento necessário para revitalizar este clássico da Costa da Caparica.

Praia da Riviera (Costa da Caparica). 18-20 Out 10.00-18.00. Entrada livre

📲 O (novo) TOL canal. Siga-nos no Whatsapp

👀 Está sempre a voltar para aquele ex problemático? Nós também: siga-nos no X

Últimas notícias

    Publicidade